Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 8 de abril de 2022

O arraial de São João Batista da Canastra

(Por Arnaldo Silva) São João Batista da Canastra é um pequeno arraial, localizado na parte alta do Parque Nacional da Serra da Canastra, em São Roque de Minas, a 1200 metros de altitude. O acesso ao arraial pode ser feito pelas portarias 1, 2 e 3 do parque. São Roque de Minas está a 320 km distante de Belo Horizonte, com acesso pela MG-050.
          Um vilarejo tipicamente mineiro, conta com pouco mais de 50, casas onde vivem cerca de 200 pessoas. No singelo arraial tem uma praça gramada, igreja, um tradicional boteco, pousadas, um pequeno restaurante, uma rua principal e pequenas ruas laterais, de terra batida. Um lugar pitoresco, charmoso, de gente bem simples, desapegada, hospitaleira e acolhedora. (fotografia acima de Luís Leite)
          Uma rusticidade e simplicidade poética. Lugar que transmite uma paz e tranquilidade incrível! (fotografia acima de Felipe Brazão/@fbimagensarea)
          Os moradores, principalmente os mais antigos, adoram uma boa e autêntica prosa mineira. Conhecem bem a história do arraial, suas lendas, causos e suas belezas e gostam de contar as histórias do arraial.
          Em torno da simplicidade da igreja e praça, acontece os principais eventos religiosos, folclórico e culturais de São João Batista da Canastra. (fotografia acima de Elpídio Justino de Andrade e abaixo da Maria Mineira, a singela igreja do vilarejo)
          A culinária de São João Batista da Canastra é famosa na região. Tradicional e tipicamente mineira, com os pratos típicos da nossa culinária, nossas quitandas, doces saborosos, como o doce de leite e o de queijo, além claro, do Queijo Canastra.
          Sem contar as belezas naturais em torno do arraial com uma vista de tirar o fôlego da Serra da Canastra, além das belas cachoeiras do Jota, da Gurita e a do Lava-pés, bem pertinho do arraial, tem ainda nas proximidades, as cachoeiras do Fundão, da Parida, da Boa Vista e de Rolinhos. (na foto acima da Maria Mineira a Cachoeira do Jota e abaixo, a Cachoeira do Fundão)
          Além disso, o pacato vilarejo tem o privilégio de estar entre as divisas das nascentes do Rio Araguari, que faz parte da bacia do Rio Paraná e também de nascentes, rios e riachos que formam a bacia do Rio São Francisco.
          Em São João Batista da Canastra a vida passa devagar, é tão sossegada e tranquila que é um convite imperdível para quem visita o Parque Nacional da Serra da Canastra. (fotografia acima de Luís Leite)
          Clima ameno, ares e sossego de fazenda, é um lugar ideal para sentir e conhecer de perto o jeito mais simples e autêntico do povo mineiro.

0 comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores