Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 22 de abril de 2022

A região queijeira Campo das Vertentes

(Por Arnaldo Silva) Reconhecida oficialmente como região tradicional na produção de Queijo Minas Artesanal (QMA), em 3 de novembro de 2009, a região queijeira Campo das Vertentes é formada por 36 municípios como Antônio Carlos, Barroso, Conceição da Barra de Minas, Coronel Xavier Chaves, Carrancas, Lagoa Dourada, Madre de Deus de Minas, Nazareno, Prados, Piedade do Rio Grande, Resende Costa, Ritápolis, Santa Cruz de Minas, São João Del Rei, São Tiago, São Vicente de Minas e Tiradentes, dentre outros.
          A região é um dos berços históricos da produção de leite cru, herança trazida pelos portugueses durante as primeiras décadas da mineração, no século XVIII. (na foto acima de Uai Trip Turismo, queijo da Queijaria da Conquista em Tiradentes MG)
Tipos de queijos e características
          Os queijos produzidos nas cidades da região queijeira Campo das Vertentes tem características bem definidas. Textura de massa densa e firme, com pouquíssimas olhaduras com sabor levemente ácido, coloração amarelo palha e sua casca semidura. (na foto acima e abaixo, queijos feitos pelo Mestre Queijeiro Roberto Soares na Fazenda Fortaleza em Prados MG)
          As condições climáticas bastantes favoráveis à produção de queijos finos. São queijos especiais, feitos para harmonizar com cervejas, chopes e vinhos finos. Sem contar os queijos tradicionais frescos e maturados, usados no preparo de quitandas e no consumo normal do dia-a-dia, principalmente acompanhado de um bom café.
          Além disso, tem o famoso Queijo do Reino, produzido em algumas cidades da região.
          O queijo do Reino tem origem no Edam holandês, chegou a Minas em meados do século XIX, por holandeses, na cidade de Santos Dumont, na Zona da Mata. Passou a ter esse nome por ser o tipo de queijo preferido do reino de Portugal. De Santos Dumont, o queijo do Reino se expandiu para outras cidades, sendo um dos destaques da produção queijeira mineira.
          Na região queijeira Campo das Vertentes, a referência na produção desse tipo de queijo é o município de Antônio Carlos (na foto acima do Melo, vista parcial da cidade de Antônio Carlos e abaixo do Fabrício Cândido, o Queijo do Reino)
          O Queijo do Reino tem o formato esférico, casca vermelha, massa firme com pequenas olhaduras e sabor intenso.
Rota do Queijo Terroir Vertentes
          A região é formada por um número grande de cidades e uma expressiva produção de queijos. É tão expressiva que essa queijeira mineira forma a Rota do Queijo Terroir Vertentes, onde os visitantes tem a oportunidade de visitar as queijarias e conhecer todo o processo da produção artesanal do queijo.
          A rota criada em 2018, une alguns municípios da região queijeira Campo das Vertentes e municípios da Instância de Governança Regional Trilha dos Inconfidentes. (na foto acima de Vinícius Barnabé/@viniciusbarnabe, a cidade de Tiradentes)
          É uma rota que leva o visitante a uma viagem incrível pelos saberes e sabores da gastronomia mineira por cidades tradicionais, históricas, ricas em artesanato, cultura, belezas naturais e minerais, impressionantes.
          Em ordem alfabética, as cidades da Rota do Queijo Terroir das Vertentes são: Alfredo Vasconcelos, Antônio Carlos, Barroso, Barbacena, Conceição da Barra de Minas, Coronel Xavier Chaves, Carandaí, Carrancas, Desterro do Melo, Dores de Campos, Entre Rios de Minas, Itutinga, Ibituruna, Lagoa Dourada, Madre de Deus de Minas, Nazareno, Piedade do Rio Grande, Prados, Resende Costa, Ritápolis, São João Del Rei, Santa Bárbara do Tugúrio, Santa Cruz de Minas, São Vicente de Minas, Tiradentes e São Tiago, a Capital Nacional do Café com Biscoito (na foto acima do Deividson Costa)
          Uma rota gastronômica e ao mesmo tempo turística, pelo fato da maioria das cidades dessa região terem origens no século XVIII, durante o Ciclo do Ouro como Tiradentes, Prados, São João Del Rei, a terra dos sinos (na foto acima de César Reis), Carrancas, São Tiago, Lagoa Dourada, Ritápolis, etc., além de paisagens naturais como serras, grutas, matas nativas, rios e cachoeiras.
Visitas às queijarias
          A maioria das queijarias da região queijeira Campo das Vertentes recebe visitantes. Uma dessas queijarias é a Fazenda Fortaleza, em Prados e a poucos quilômetros das cidades de São João Del Rei e Tiradentes. Queijaria tradicional, produz queijos desde 1977. (na foto acima e abaixo do Roberto Soares, Prados vista da Fazenda Fortaleza e abaixo, a queijaria)
          Além da queijaria, na Fazenda Fortaleza tem loja para os visitantes adquirirem queijos e outros produtos.

0 comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores