Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 13 de abril de 2022

Conheça São Gonçalo de Amarante

(Por Arnaldo Silva) São Gonçalo de Amarante é distrito colonial, do século XVIII, da cidade histórica de São João Del Rei MG, nas Vertentes Mineiras. A cidade está a 190 km de Belo Horizonte e o distrito, apenas 18 km distante da sede.
          Pouco se sabe sobre a história do povoado que se formou no início do século XVIII, com a chegada de bandeirantes e portugueses, em busca da riqueza que as minas de ouro mineiras proporcionavam. (fotografia acima de César Reis)
De Brumado, Caburu e São Gonçalo de Amarante
          É uma vila charmosa, pitoresca, bem atraente, com um casario colonial pequeno e bem preservado, além de ser um lugar tranquilo e aconchegante. Destaque para sua imponente, igreja construída entre 1720 e 1730, dedicada a São Gonçalo de Amarante, em estilo Nacional Português, a primeira fase do barroco mineiro. (na foto acima do César Reis, o casario da vila)
          É uma igreja simples com poucos detalhes exteriores, sem torres e com a sineira ao lado. Suas talhas interiores e ornamentações em dourados, são riquíssimas e refletem a beleza da arte da primeira fase do barroco mineiro e a riqueza do período do Ciclo do Ouro. (fotografia acima de César Reis).
          Por estar próximo a um riacho de nome Brumado, o primeiro nome do arraial foi São Gonçalo do Brumado, O arraial cresceu, se transformou num próspero povoado, foi elevado à vila e por fim, à distrito em 7 de setembro de 1923, mas com o nome de Caburu.
          Não se sabe ao certo o porquê desse nome, já que Caburu, no tupi é a junção das palavras cáa (mato) com mburu (maldito), Mato Maldito. E ainda, a junção pode ainda significar cab (vespa ou marimbondo), com uru (cesto, recipiente), Caixa de Marimbondos.
          O nome Caburu, se manteve até 1990, quando o distrito passou a ter o mesmo nome de sua igreja, São Gonçalo de Amarante. (fotografia acima de César Reis)
Em São João Del Rei
          A devoção a São Gonçalo de Amarante chegou a São João Del Rei nos primeiros anos do século XVIII com a chegada de algumas famílias, oriundas de Amarante, em Portugal.
          O arraial cresceu em torno da igreja que os portugueses, devotos de São Gonçalo de Amarante construíram. Com o passar do tempo, a fé em São Gonçalo de Amarante se expandiu para regiões vizinhas. A igreja é constantemente visitada por fiéis, desde a origem do povoado, principalmente no dia dedicado São Gonçalo de Amarante, 10 de janeiro.
          Nos períodos que antecedem à festa, a comunidade se organiza em preparativos para o evento religioso e também para receber os fiéis que vem de outras localidades. Religiosidade, barraquinhas com comidas e bebidas típicas, rezas, penitências e também muita alegria nos dias de festa.
          Festa de fé, de devoção e também, oportunidade de estar num lugar aprazível, charmoso, com um povo acolhedor e hospitaleiro.
Quem foi Gonçalo de Amarante
          Gonçalo de Amarante O.P (Ordem dos Pregados, conhecida ainda por Ordem de São Domingos) foi um religioso português, nascido em Arriconha, no ano de 1187.
          O frei dominicano viveu boa parte de sua vida religiosa na cidade de Amarante, também em Portugal. Faleceu nesta mesma cidade em 10 de janeiro de 1262, aos 75 anos.
          Gonçalo foi um religioso muito popular em Amarante e por isso, teve seu nome associado à cidade, sendo mais conhecido por São Gonçalo de Amarante.
          Após sua morte, cresceu a veneração ao religioso e processo visando sua beatificação e posterior canonização, foi aberto no século XV. Gonçalo foi beatificado em 24 de abril de 1551, pelo Papa Júlio III, mas o processo ainda continua. O Beato Gonçalo de Amarante não foi canonizado ainda pela Igreja Católica, portanto, oficialmente não é santo católico e sim, beato.
          O correto seria Beato Gonçalo de Amarante, mas o povo o vê como santo e o Beato Gonçalo de Amarante é aclamado popularmente e venerado como São Gonçalo de Amarante. É considerado o santo protetor dos ossos e também padroeiro de quem está em busca de um bom casamento.
          A devoção ao Beato Gonçalo de Amarante se estendeu para as colônias portuguesas, chegando ao Brasil no início do século XVIII. O beato português deu nome à várias cidades brasileiras como São Gonçalo do Amarante no Ceará, São Gonçalo do Amarante no Rio Grande do Norte; São Gonçalo no Rio de Janeiro e Amarante, no Piauí, além do distrito são-joanense de São Gonçalo de Amarante.
          Além disso, várias igrejas dedicadas a São Gonçalo de Amarante estão espalhadas pelo Brasil como em Batalha no Piauí, Ibituruna, Contagem e São Gonçalo do Sapucaí em Minas Gerais, Umari no Ceará, Itapissuma em Pernambuco, etc.

0 comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores