Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Se Minas não tem mar, que mar tem?

(Por Arnaldo Silva) Litoral, mar de água salgada, isso não tem em Minas não, mas mar tem sim, mesmo distante 600 km do litoral mais próximo. Mar de água doce, com direito a praias e dezenas de cachoeiras.
          O nosso mar é o Lago de Furnas, imenso lago que abrange 34 municípios mineiros: Aguanil, Alfenas, Alpinópolis, Alterosa, Areado, Boa Esperança, Cabo Verde, Camacho, Campo Belo, Campo do Meio, Campos Gerais, Cana Verde, Candeias, Capitólio, Carmo do Rio Claro, Conceição da Aparecida, Coqueiral, Cristais, Divisa Nova, Elói Mendes, Fama, Formiga, Guapé, Ilicínea, Juruaia, Machado, Muzambinho, Nepomuceno, Paraguaçu, Perdões, Pimenta, Poço Fundo, Ribeirão Vermelho, São João Batista do Glória, São José da Barra, Serrania, Três Pontas e Varginha. (na foto acima e abaixo do Djalma Xavier, o Lago de Furnas em Campo do Meio MG)
          É o maior lago artificial do mundo, com 1.406,26 quilômetros quadrados. Por isso é chamado de mar, o "Mar de Minas".
Capitólio, a Rainha do Lago de Furnas
          Entre as 34 cidades banhadas pelo Mar de Minas, Capitólio se destaca. Distante 276 km de Belo Horizonte, às margens da MG 050, no Oeste de Minas, a cidade e sua deslumbrante paisagem chama a atenção. São cachoeiras, cânions com água verde esmeralda, que permite passeios de escuna, lanchas, barcos e chalanas, além de impressionantes mirantes e belezas espetaculares. (na foto acima de Márcio Pereira/@dronemoc, Capitólio MG)
          Outro destaque de Capitólio é o bairro Escarpas do Lago (na foto acima de Deocleciano Mundim). Além da beleza da arquitetura do bairro, está localizada em sua orla a maior marina de água doce da América Latina. Práticas de esportes como wakeboard, stand up,
paddle, esqui e Jet ski são bastante comuns no local.                O turista ainda pode se deliciar com a beleza das cachoeiras, como a Lagoa Azul, com suas águas cristalinas e bem limpas que deságuam na represa de Furnas. É a mais procurada, dentre tantas cachoeiras.       
          Fica às margens da MG 050. É da Lagoa Azul que partem as escunas para navegar pelos cânions e lago. (na foto acima do Marcelo Santos)
          Têm ainda a Trilha do Sol e as quedas do Grito e do Poço Dourado, passeios imperdíveis. Quem gosta de uma boa caminhada, pode subir até o Morro do Chapéu, a 1293 metros de altura, próximo ao km 312 da MG 050. 
          A vista dos cânions e municípios em redor é espetacular (na foto acima do Douglas Arouca). Ao subir até o morro, recomenda-se atenção para quem chegar ao topo do mirante, já que não existe grade e nem cerca de proteção. É bom tomar cuidado com as selfies.
Passeio pela Serra da Canastra 
          Para aproveitar mais a natureza, o turista pode tem como opção conhecer a Serra da Canastra, já que há vários acessos ao Parque Nacional da Serra da Canastra.(foto acima de Douglas Arouca) Na cidade existem várias pessoas que levam os visitantes a Serra da Canastra em 4x4.
          Outra dica é experimentar a excelente culinária local, principalmente os pratos feitos com peixes de água doce, como tilápia e traíra (na foto acima da Aline Marques do Cantinho de Minas, em São João Batista do Glória MG), além do tradicional frango caipira. 
          Além das belezas naturais, as cidades do Lago de Furnas são belíssimas e bem estruturadas para receberem turistas com vários atrativos naturais e urbanos, bares, lanchonetes, restaurantes, pousadas e hotéis para todos os gostos e bolsos. (na foto acima da Nilza Leonel, o Lago de Furnas em Santo Hilário, distrito de Pimenta MG)
COMO CHEGAR
          Partindo de Belo Horizonte pela BR-381, Fernão Dias, siga por 23 quilômetros. Pela BR-262, siga por 20 quilômetros. MG-050, siga por 280 quilômetros. MG-837, Azarias J. Lemos, siga por 820 metros já estará em Capitólio e da cidade, pode ir por terra ou navegar de barco pelas cidades do Lago de Furnas.

4 comentários:

  1. Muito bonito o lugar, pena que não tem estrutura de turismo e muita frequência

    ResponderExcluir
  2. MINAS GERAIS QUEM TE CONHECE NÃO ESQUECE JAMAIS...

    ResponderExcluir
  3. Adoro esse lugar. Estive lá por diversas vezes e ainda voltarei.

    ResponderExcluir
  4. deixa a dica de como chegar para o povo de são Paulo, também

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores