Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

domingo, 1 de setembro de 2019

Vai viajar? Vem pra Minas, Uai!

(Por Arnaldo Silva) Minas Gerais tem opções de turismo para todos os gostos. Cultura, turismo, natureza exuberante, aventura, passeios românticos, cachoeiras paradisíacas, montanhas, serras, além de arte, artesanato, culinária única, simplicidade, hospitalidade e alegria de nosso povo. (na foto acima do Felipe Brazão/@fbimagensaerea a Serra da Tormenta em Carmo do Rio Claro e abaixo de Guilherme Augusto, a Pedra do Elefante em Andradas MG)
          Aqui é Minas Gerais, nossos cantos e recantos, relaxam só no olhar. A fé e a religiosidade de nosso povo emocionam, manifestadas nas procissões da Semana Santa, no Reinado de Nossa Senhora do Rosário, na Festa de Santos Reis, na magia do dia de Corpus Christi.
          Durante o ano, todas as 853 cidades se preparam para receber bem os turistas que vem a Minas em busca de sossego, descanso e conhecer as tradições de mineiras. (foto acima de Fernando Campanella) Em Minas Gerais as tradições religiosas, folclóricas, culturais, arquitetônica e principalmente gastronômicas são preservadas, valorizadas e presentes no calendário cultural e gastronômico do Estado. 
Religiosidade 
          Uma das características do povo mineiro é sua religiosidade. As tradições religiosas são preservadas há séculos, sendo vivenciadas em sua originalidade nas cidades históricas mineiras, onde nosso povo manifesta com fé sua cultura e religiosidade, principalmente na Semana Santa e Corpus Christi, onde os tapetes de serragem colorem as ruas e ladeiras de nossas cidades, destacando a histórica Mariana, Ouro Preto (na foto acima de Ane Souz), Congonhas, Sabará, Tiradentes, São João Del Rei, Prados, Datas, Itapecerica, Serro, Diamantina, Pitangui, Estrela do Sul, Santa Bárbara, Catas Altas e Jaboticatubas (na foto abaixo da Alexa Silva).
Aventura e Ecoturismo 
          Já para os que gostam de aventuras e natureza, Minas Gerais é o lugar certo. Para quem vai iniciar a visita por Minas a partir de Belo Horizonte, pertinho da Capital temos a Serra do Cipó e a Serra da Moeda para os amantes de caminhadas, canoagem, trilhas, trekking, rapel, escaladas esportivas, voo livre ou mesmo, para os que gostam de sossego. (na foto abaixo da Sila Moura, entrada de Santana do Riacho, "porta" de entrada para a Serra do Cipó)
          Ainda perto de Belo Horizonte, temos o Santuário do Caraça, lugar formidável, contando ainda com pousada, restaurante, museu, igreja e belíssimas paisagens com vistas impressionantes e temos ainda a Rota das Grutas Peter Lond, destacando a Gruta Rei do Mato em Sete Lagoas, de Maquiné em Cordisburgo e da Lapinha, em Lagoa Santa.
          Quem quiser andar um pouco mais na região da Serra da Canastra, além da beleza do Parque que preserva as nascentes do Rio São Francisco, destinos paradisíacos como Capitólio, São João Batista do Glória, São Roque de Minas, Vargem Bonita e Delfinópolis, com suas belas cachoeiras, como esta na foto do Felipe Brazão/@fbimagensarea, a Cachoeira do Fundão em São João Batista do Glória, na Serra da Canastra. Conhecer essas cidades e suas belezas são convites irrecusáveis.
Roteiros de Charme
          Para os românticos, casais apaixonados, amigos e gente que ama viajar para lugares sofisticados, requintados, bem estruturados, com natureza exuberante e ótima gastronomia, temos destinos incríveis. Casa Branca, distrito de Brumadinho (na foto acima do Elpídio Justino de Andrade) é um desses requintados roteiros para quem curte momentos românticos.
          Monte Verde (na foto acima de Raul Moura), no Sul de Minas dispensa comentários. A pequena vila de origem letã (seus fundadores vieram da Letônia, no Leste Europeu) é um dos mais procurados destinos românticos do Brasil. Procurado ano todo, a charmosa Vila mais parece um presépio por sua beleza arquitetônica, além de sua rica cozinha, que mescla o que tem de melhor na culinária europeia e mineira, além das cervejas artesanais, chocolates quentes, cachaça e queijos de Minas.
          Ainda no Sul de Minas, o romantismo pode ser vivenciado em Poços de Caldas com sua beleza arquitetônica e águas sulfurosas; Andradas, a cidade do vinho; Alagoa, a terra do queijo Parmesão e as charmosas estâncias hidrominerais de São Lourenço, Caxambu e Lambari (na foto abaixo de Luiz Carlos BillsCar´s)
          Para os casais apaixonados, que gostam de música boa, tem a Bolerata no Serro e a Vesperata em Diamantina (na foto acima da Elvira Nascimento), eventos de alto nível cultural, com repertório musical eclético e de qualidade.

Festivais Gastronômicos
          Para os amantes da culinária Mineira, durante o ano todo acontecem festivais gastronômicos por todo o Estado, destacando a Festa da Uva em Andradas, em janeiro; a comida de Boteco de Belo Horizonte, que acontece entre abril e maio; a Festa da Goiabada Cascão em São Bartolomeu (na foto acima de Arnaldo Silva), distrito de Ouro Preto em abril, a Festa do Vinho de Catas Altas em maio; a tradicional Festa da Quitanda e Goiabada de Cocais em maio; o Festival das Quitandas de Congonhas, em maio; o Festival do Ora-Pro-Nobis de Sabará em maio, a Festa do Biscoito de Caldas em julho; a Festa do Café com Biscoito de São Tiago em setembro e as Festa da Jabuticaba em Sabará e em Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto (na foto abaixo de Thiago Perilo/@thiagop.perilo), entre novembro e dezembro.
Venha pra Minas! Divirta-se em Minas! Conheça Minas!

Um comentário:

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores