quinta-feira, 5 de setembro de 2019

O marzão de Minas

Compartilhe:

     Litoral, mar de água salgada, isso não tem em Minas não, mas mar tem sim, mesmo distante 600 km do litoral mais próximo. Mar de água doce, com direito a praias e dezenas de cachoeiras. (foto acima de Douglas Arouca) O nosso mar é o Lago de Furnas, imenso lago que abrange 34 municípios mineiros. É o maior lago artificial do mundo, com 1.406,26 quilômetros quadrados. Por isso é chamado de mar, o marzão de Minas. 
     Entre as 34 cidades banhadas pelo Mar de Minas, Capitólio se destaca (na foto acima de Deocleciano Mundim). Distante 276 km de Belo Horizonte, às margens da MG 050, no Oeste de Minas, a cidade e sua deslumbrante paisagem chama a atenção. São cachoeiras, cânions com água verde esmeralda, que permite passeios de escuna, lanchas, barcos e chalanas, além de impressionantes mirantes e belezas espetaculares.
     Outro destaque de Capitólio é o bairro Escarpas do Lago (na foto acima de Deocleciano Mundim). Além da beleza da arquitetura do bairro, está localizada em sua orla a maior marina de água doce da América Latina. Práticas de esportes como wakeboard, stand up paddle, esqui e Jet ski são bastante comuns no local. 
     O turista ainda pode se deliciar com a beleza das cachoeiras, como a Lagoa Azul, com suas águas cristalinas e bem limpas que deságuam na represa de Furnas. É a mais procurada, dentre tantas cachoeiras.       Fica às margens da MG 050. É da Lagoa Azul que partem as escunas para navegar pelos cânions e lago. (na foto ao lado do Marcelo Santos)
     Têm ainda a Trilha do Sol e as quedas do Grito e do Poço Dourado, passeios imperdíveis. Quem gosta de uma boa caminhada, pode subir até o Morro do Chapéu, a 1293 metros de altura, próximo ao km 312 da MG 050. 
     A vista dos cânions e municípios em redor é espetacular (na foto acima do Douglas Arouca). Ao subir até o morro, recomenda-se atenção para quem chegar ao topo do mirante, já que não existe grade e nem cerca de proteção. É bom tomar cuidado com as selfies.
     Para aproveitar mais a natureza, o turista pode tem como opção conhecer a Serra da Canastra, já que há vários acessos ao Parque Nacional da Serra da Canastra.(foto acima de Douglas Arouca) Na cidade existem várias pessoas que levam os visitantes a Serra da Canastra em 4x4. 
     Outra dica é experimentar a excelente culinária local, principalmente os pratos feitos com peixes de água doce, como tilápia e traíra (na foto acima da Aline Marques do Cantinho de Minas), além do tradicional frango caipira. A culinária de Capitólio é deliciosa, e claro, bem mineira, afinal de contas, Capitólio tem mar, mas está em Minas. 
     Além das belezas naturais, Capitólio é uma bela cidade. Um dos atrativos urbanos é sua praia artificial, banhada pelo Rio Piumhi (na foto acima de Deocleciano Mundim). Bem estruturada e bem cuidada, contando ainda com banheiros públicos, barracão para festas, palco para shows, duas quadras poliesportivas, uma quadra coberta, além de restaurantes, bares e lanchonetes próximos. (Por Arnaldo Silva)
COMO CHEGAR
Partindo de Belo Horizonte pela BR-381, Fernão Dias, siga por 23 quilômetros. Pela BR-262, siga por 20 quilômetros. MG-050, siga por 280 quilômetros. MG-837, Azarias J. Lemos, siga por 820 metros.

Nenhum comentário:
Faça também comentários