Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

sábado, 28 de setembro de 2019

Em Minas, o nosso pão é de queijo

(Por Arnaldo Silva) Não se sabe ao certo a origem dessa quitanda mineira. Acredita-se que sua origem é do século XVIII e começou na região da Serra da Canastra, Sudoeste de Minas. Há quem diga que a origem é na região do Serro, na Serra do Espinhaço. A única certeza é que o pão de queijo é criação genuinamente mineira.
          A invenção dessa quitanda foi mais por necessidade, já que comida à época era bastante escassa, numa terra ainda em povoamento. Não existia trigo no Brasil à época da Colonização e trazer de Portugal ficava muito caro e demorava muito para chegar. Numa região em povoamento, a necessidade de comida era urgente. A mandioca era um tubérculo nativo do nosso país bastante apreciado pelo índios. (na foto acima de Alexa Silva/@alexasilva de Jaboticatubas MG)
          Os escravos passaram a comer mandioca cozida e a partir de então foram criando novos alimentos e ingredientes a base de mandioca, como a farinha. Ralavam a mandioca bem fininha e peneiravam. Torravam a farinha também às vezes. As escravas, nas cozinhas das fazendas, começaram a amassar a mandioca, até que ficasse com textura de goma. Colocavam para ressecar ao sol. Desidratada virava um pó branco. Descobriram que sem fermentar, o sabor era meio adocicado. Fermentado, o sabor era azedo. Assim, das senzalas e cozinhas dos casarões, pelas mãos das escravas, no século XVIII, surgiu o polvilho doce e azedo.
          Os portugueses que aqui viviam, careciam de uma alimentação melhor. Necessitavam de pão e outros alimentos que consumiam na Europa. Mas para fazer o pão, não tinha trigo aqui à época. Da necessidade de se fazer pão, o polvilho começou a ser usado como substituto do trigo e dai foi se desenvolvendo o nosso próprio pão. Diferente do que era comido na Europa, mas era pão. Não tinha trigo, tinha polvilho e para melhorar o sabor, acrescentavam queijo. (foto acima da Sônia Fraga)
          Daí surgiu o nosso pão de queijo e também o biscoito de queijo. Antes um ingrediente não muito nobre, hoje é finíssimo, encontrado em todos os supermercados do nosso país e do mundo. Polvilho doce não é fermentado. Polvilho azedo é fermentado. Ai a diferença entre um e outro.
          Foi então, da necessidade urgente de comida, que surgiu boa parte de nossas receitas, como o nosso pão de queijo, hoje popularíssimo, apreciado por todos. Mas foi somente a partir da década de 1950 que o Pão de Queijo começou a ser conhecido em todo o Brasil e hoje é famoso até no mundo. 
Receita original de Pão de Queijo
INGREDIENTES

. 500 gramas de Queijo meia cura Canastra, bem amarelinho
. 1 kg de polvilho azedo
. 4 ovos caipiras de verdade
. 1 copo americano de gordura de porco
. 1 copo americano de água
. 1 copo americano de leite integral morno
. 1 pitada de sal
MODO DE PREPARO
- Ferva a água com a gordura de porco
- Em uma bacia, coloque todo o polvilho e vá despejando aos poucos a água com a gordura fervida e misturando com uma colher até esfriar.
- Coloque os ovos, um a um e comece a mexer com as mãos, despejando o leite morno aos poucos e sovando ao mesmo tempo.
- Acrescente agora o queijo ralado e continue sovando até a massa ficar lisa e desgrudando das mãos.
- Unte as mãos com gordura ou óleo de cozinha e faça os moldes dos pãezinhos não muito pequenos e nem grandes.
- Leve para assar em forno pré-aquecido a 200ºC por aproximadamente 20 minutos ou até que fiquem dourados.
Na foto acima, o pão de queijo feito pela Luciana Albano de Ibiá MG

0 comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores