Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 30 de agosto de 2019

O turismo no Serro pelos trilhos do Trem-ruá

(Por Túlio Madureira*) A expressão Trem-ruá, foi criada por Túlio Madureira e divulgada em uma reportagem do programa Globo repórter, que foi ao ar em 23 de outubro de 2015.
          Essa expressão, que caracteriza todas as peculiaridades regionais encontradas naquele determinado território, faz um paralelo com a expressão terroir (pronuncia-se terruá) de origem francesa, que caracteriza peculiaridades de um determinado torrão de terra. (na foto acima, do Tiago Geisler, o casario do Serro MG)
          Essas expressões resumem exatamente os conceitos originais ambientais edafoclimáticos capazes de interferir nos produtos oriundos produzidos naquele local específico, e como em Minas tudo é chamado de "Trem" nada mais justo então do que a adaptação amineirada da expressão francesa.
          Hoje a marca Trem-ruá possui uma loja a Grife do queijo, uma escola artesanal e um serviço de turismo rural e de experiência na cidade do Serro MG.
          Os turistas conhecem o modo de fabricação do queijo centenário e artesanal da região do Serro, visitando a fazenda e acompanhando o processo produtivo e tendo contato com o manejo do rebanho.
          Têm ainda a oportunidade de conhecer as paisagens, os distritos, as cachoeiras, os paredões e picos rochosos da serra do espinhaço pelas estreitas estradas como trilhos, onde passavam as tropas carregadas de ouro, diamantes e de queijos, em diferentes épocas da nossa história.
          O turismo está descobrindo o Serro através das trilhas do seu trem-ruá, na busca dos conhecimentos da arte do saber fazer através da escola artesanal, a primeira escola brasileira de fabricação do queijo artesanal de leite cru e pelo turismo de experiência oferecido pela grife do queijo, na parceria com o Gustavo Oliveira, operador de turismo, conhecido como, Serro do Guia.
          Venha visitar a cidade do Serro, viver essa experiência aprender sobre a produção de queijo e degustar os melhores queijos artesanais produzidos no Brasil na loja grife do queijo do produtor e mestre queijeiro Túlio Madureira. Instagram e Facebook @tulio_madureira @grifedoqueijo @escolaartesanal @serrodoguia. Telefone de contato:(38) 9.98234207
* Túlio Madureira é Produtor Rural, Técnico em Agropecuária, Quinta geração de produtores da família na região do queijo do Serro. Tri-medalhista Mundial com três marcas de queijos diferentes no Mondial Du Fromage na França, Queijo do Gir medalha de bronze 2017, Queijo kankrej medalha de prata 2017, Queijo Curupira medalha de bronze 2019.

0 comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores