Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 1 de agosto de 2019

Ora-pro-nobis: a planta que substitui a carne

(Por Arnaldo Silva) Muito popular nos quintais e nas cozinhas dos restaurantes de Minas Gerais, principalmente em Sabará MG, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a ora-pro-nóbis, palavra em latim que significa "orai por nós" enriquece os tradicionais pratos da cozinha mineira. 
A origem do nome
          Esse nome foi dado por acaso. Foi em Sabará, quando senhoras estavam colhendo as folhas da planta no quintal da paróquia do histórico distrito de Pompéu. Faziam uso da planta, mas não sabiam o nome. 
          O padre estava no altar rezando a oração em latim - O Ora-pro-nobis - e um garoto, sem tomar conhecimento da concentração do padre, começou a perguntar o nome da planta no quintal. 
          Irritado, o padre fez sinal para o garoto que estava rezando e repetiu "Ora-pro-nobis" seguidas vezes para o garoto. 
          Este sorriu para o padre, fez o sinal da cruz e saiu correndo e dizendo que o padre tinha dito que a planta se chamava Ora-pro-nobis.           
          Assim surgiu o nome a planta presente em todos os quintais e cozinhas do distrito de Sabará. Todos os anos, em maio, acontece o Festival do Ora-pro-nobis em Pompéu. (foto acima da folha normal, corta e já preparada, pelo Restaurante e Alambique Jotapê, de Pompéu/Sabará MG)  
Benefícios do Ora-pro-nobis         
          Pereskia aculeata, seu nome científico, é uma planta rica em nutrientes como vitaminas A, C e ferro, sendo popularmente chamada de "carne dos pobres" com a vantagem de não ter gordura saturada. É fácil de encontrar, barato e muito nutritiva. 100 gramas da folha da Ora-pro-nobis equivalem a 20 gramas de proteína, sendo ainda rica em propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Suas folhas possuem alto teor de fibras, que ajudam no bom funcionamento do intestino. Por ser rica em ferro, fortalece nosso sistema imunológico, além de ser uma grande aliada no combate a anemia, radicais livres e desnutrição. 
          É uma planta que se adapta bem a todo tipo de clima. Suas flores são lindas. Tem com flores rosadas e brancas. As com flores rosadas são usadas como cerca viva, por se alastrarem com facilidade e terem muitos espinhos. A de flor branca, é a usada na culinária e ainda tem menos espinhos em seu tronco, ficando assim mais fácil de colher as folhas e os caules, usados na culinária. 
          Os nutrientes da planta enriquece e dão mais sabor à rica e saborosa culinária mineira. (fotografia acima de Beatriz do Lino em Bocaiuva MG)
Usos do Ora-pro-nobis
          As folhas são usadas em diversas receitas, especialmente em saladas, sorvetes, sopas, massas, pães, omeletes, tortas, refogados, sucos, enriquecendo o feijão e no preparo do tradicional prato mineiro, frango com ora-pro-nobis. 
          Pode ser desidratada para fazer farinha muito usada no combate a desnutrição e reforço na alimentação para quem opta por uma dieta sem carne. Para os veganos, é um excelente substituto da carne. (fotografia abaixo do Edson Borges em Felício dos Santos MG, da folha da Ora-pro-nobis já pronta para o preparo)
          Mas pra quem não tem nenhuma restrição à carnes a ora-pro-nobis dá um sabor especial a pratos deliciosos como escondidinho de frango com ora-pro-nobis, sopa de legumes, rabada com agrião e ora-pro-nobis, bolinho de feijão com recheio de ora-pro-nobis, canjiquinha com costelinha e ora-pro-nobis, suco verde, pão de ora-pro-nobis e os tradicionais frango caipira e costelinha de porco com ora-pro-nobis. Tem ainda sorvete feito com ora-pro-nobis.

27 comentários:

  1. Deve ser um bom substituto da carne se tiver os aminoácidos completos e o ferro for digerível.

    ResponderExcluir
  2. Eu já comi no omelete e é muito boooom !

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho plantada num vaso essa planta eu trouxe do sul Minas Gerais, Santa Rita de Sapucaí!

    ResponderExcluir
  4. Substitui a carne em termos de qtde de proteína, ferro, aminoácidos etc; NUNCA no sabor e textura.

    ResponderExcluir
  5. É fácil de ser encontrada?Como é plantada? Sementes ou mudas? Ouvi dizer que misturada com outra planta de nome Arauto combate eficazmente o câncer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em Minas Gerais sim é fácil e pega com facilidade. É pelos galhos, basta cortar galhos e plantar. Sobre a questão da mistura com "Arauto" desconheço e nunca soube de algo assim e não há nenhuma informação nem científica ou popular que leve a essa questão.

      Excluir
  6. Eu ganhei uma muda do meu sogro.muito boa está planta

    ResponderExcluir
  7. Estou sarando da anemia com essa planta . Maravilha

    ResponderExcluir
  8. Como faço para obter uma muda de ora-pro-nobis?

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho ora pro nobis há vários anos e nunca deu flor. Como faço para saber se é a ora pro nobis comestível?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Unknown,eu tbm tenho e a minha tbm nunca deu flor,tbm gostaria de saber se é comestível

      Excluir
    2. Li em uma matéria quê,bater semente te abóbora e por no pé,logo floresce,receita de um avó

      Excluir
    3. Não são todos que dão flor não no sitio onde eu trabalho tem umas 5 variedades apenas uma dá flor mas são todos comestíveis

      Excluir
  10. pOXA QUE SORTE. eU NUNCA TINHA VISTO ESTA PLANTA E QUERO SABER ONDE QUE ARCOMPRO UMA MUDA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não precisa comprar, é igual praga...basta enterrar um pedaço do galho... vem em Minas que tem.......

      Excluir
  11. Eu tenho e ainda não tem flores. Gostaria de saber se os dois tipos servem pra culinária ou só o da flor branca??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para a culinária somente a de flor branca. A de flor rosa é usada como cerca viva.

      Excluir
  12. Gostaria, se possível, autorização do uso da foto de vocês da da ora pro nobis, para utilizar como capa de um livro meu.
    Att, Edmir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entre em contato com o Restaurante e Alambique Jotapê de Pompéu em Sabará MG. Só pesquisar esse nome nas redes sociais que encontra fácil. Eles autorizarão, mas peça diretamente a Carol, autora da foto e dos pratos Edmir.

      Excluir
  13. minha avó contava uma história diferente sobre o nome dessa planta. segundo ela, havia um pé enorme no quintal da casa de um padre e algumas beatas foram lá pegar umas folhas, escondido, enquanto o padre tava na igreja. quando estavam colhendo, ele chegou e, desconfiado, perguntou o que elas estavam fazendo. e elas, tentando disfarçar, começaram a rezar: ora pro nobis, padre! ora pro nobis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkk gostei parece até uma piada, mais é verdade,eu li em outros artigo, muito legal😃

      Excluir
  14. Eu tenho da Rosa e branca a Ora_por_nobre. Branca está pequena esta ficando com as folhas amarela o que devo fazer é pequena ainda não deu flores

    ResponderExcluir
  15. Para quem mora em São Paulo,capital, tem mudas baratinhos no mercado pastorinhos. Eu comprei; vi também em feira. Também deve ter no SEAGESP.

    ResponderExcluir
  16. Nem todas florescem, tenho e nunca deu flor mas é comestível, acabei de comer na salada

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores