Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

A vida e obra do artista plástico Alfredo Vieira

(Por Arnaldo Silva) Suas telas impressionam pelo realismo e simplicidade. Retratam a vida do sertanejo, do povo simples, dos casarios singelos, as pequenas vilas e nossas paisagens. Nos leva de volta ao tempo, nos doces momentos que nossos pais e avós tiveram e nos deram.
          Uma arte que emociona, que sai dos pincéis, coração, sentimento e alma de um dos grandes artistas do realismo contemporâneo e hiper-realismo, da atualidade.
          Esse artista é Alfredo Vieira, nascido em Belo Horizonte, em 1969 e residente atualmente em Lagoa Santa, cidade a 40 km da capital. 
          Desenvolveu a arte do desenho e pintura, incentivado por seu pai, Afrânio, que também era artista plástico, muito conhecido por retratar cenas rurais, principalmente casarios, em suas telas. Seu pai foi ainda, um dos fundadores da antiga Feira Hippie, na Praça da Liberdade de BH. Hoje é Feira de Artes, Artesanatos e Produtores de Variedades de Belo Horizonte e funciona na Avenida Afonso Pena, atualmente.
          Além de ter seu pai, como referência e influência em sua arte, Alfredo teve também como referência, grandes mestres da pintura, como Caravaggio, Bouguereau, Van Gogh, Richard Estes, Ralph Goings, Royo, Volegov, Vermeer, o seu preferido e mais recentemente a artista Alissa Monks.
          Incentivado e inspirado por seu pai, Alfredo passou a expor seus trabalhos na antiga “Feira Hippie”, ainda menino, aos 10 anos. Seu talento logo chamou a atenção dos apreciadores da arte, obtendo um reconhecimento, ainda precoce.
          Foram 32 anos presentes na mais tradicional feira de artesanato e artes de Minas Gerais, com seu nome e trabalhos reconhecidos, não só em Minas Gerais, mas em todo o Brasil.
          Buscando voos mais altos em sua carreira, Alfredo teve o incentivo de Pedro Augusto, professor da escola Guinard, para lecionar aulas de desenho e pintura. Assim, com apoio, incentivo e entusiasmado com a ideia, a partir do ano 2000, começou a lecionar desenho e pintura, ensinando e fazendo novos experimentos em novas técnicas e efeitos, com seus novos alunos. 
          Em 2002, mudou-se para a Itália, a convite de uma de suas alunas. Da mesma forma que no Brasil, Alfredo Vieira, obteve muito sucesso e reconhecimento de sua arte, neste país. 
          Foram seis meses vivendo na Itália, fazendo exposições, pinturas ao vivo em praças e feiras, além de um curso em Florença, aprimorando ainda mais seus conhecimentos e fortalecendo seu nome, bem, como as expressões hiper-realistas de sua arte. De volta ao Brasil, volta a lecionar desenho e pintura. Atualmente, Alfrdo Vieira, não mais leciona, se dedica integralmente a pintar suas telas.
          Alfredo Vieira, hoje, é um nome de peso nas artes plásticas do Brasil. Desde criança desenvolveu seu talento nato, aprimorado, não em banco de escola, mas em estudos próprios e pesquisas, além de viagens pelo Brasil e exterior. Fica horas e horas, em seu ateliê, desenvolvendo sua arte.
          É um pintor hiper-realista por excelência e apaixonado por sua arte. Metódico, audacioso, estudioso, talentoso, determinado, paciente, atencioso, amante das coisas simples e detalhes que refletem a vida do povo mineiro, são suas principais características.
          Suas telas saem de seu olhar, de seu coração, de seus sentimentos. Por isso, sua arte encanta, emociona e comove. Se entrega de corpo, coração e alma à arte que sai de suas mãos. 
          Em suas telas, Alfredo Vieira, expressa, não só a vida simples do povo, as nossas paisagens, ou os singelos casarios, mas suas emoções.
          A arte de Alfredo Vieira, sai de seu coração e para nossos corações, se dirige.
          O artista Alfredo Vieira é ativo nas redes sociais, podendo ser contatado também pelo Whatsapp (31) 99825-7960.

11 comentários:

  1. Muito obrigado, Arnaldo Silva pela bela matéria. É disso que nós artistas desconhecidos precisamos: apoio e divulgação de nossa arte. Um forte abraço! Alfredo Vieira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo primeiramente parabéns pelo seu trabalho 😃🙏 segundo gostaria muito de levar alguns deles pra minha página no Instagram... Claro com os devidos crédito sempre 😃 cê autoriza?

      Excluir
    2. Muito bom lindas paisagens belo trabalho parabéns

      Excluir
  2. Alfredo, estou impressionada com seu belísimo trabalho. Nasci no interior de Minas e amo tudo que me lembra a "roça". Amo as paisagens, o casario, as pessoas, os animais, plantas. Vc deu realismo e conseguiu fazer ainda mais bonito e afagou ainda mais minha eterna saudade do lugar que hoje, é meu sonho de consumo! Não tenho palvaras pra descrever a alegria que suas telas deram ao meu coração. Estupefata!

    ResponderExcluir
  3. Muito boa matéria,falar de artistas como esses e tantos outros que não conhecemos é maravilhoso.

    ResponderExcluir
  4. Sem palavras. Só posso dizer simplesmente maravilhoso!!!

    ResponderExcluir
  5. Alfredo retrata através da pintura,tudo aquilo que a nossa Alma precisa:Paz, simplicidade e leveza.Tudo perto da gente e não enxergamos.O artista sim enxerga por nós.

    ResponderExcluir
  6. Muito interessante o trabalho deste artista. As paisagens mineiras são uma inspiração a parte para todo e qualquer artista. Quando talento de une com a inspiração, o resultado é este ai, ou seja lindas obras produzidas pelo artista em questão.
    Parabéns pelo belo trabalho.

    ResponderExcluir
  7. Muito encantador, muito bonito, muito significativo o seu trabalho. Obrigado por nos oferecer sua arte, e que ela inspire novos e verdadeiros artistas nessa terra brasileira tão sofrida e tão cheia de vida. Obrigado mesmo.

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores