Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 27 de maio de 2016

A mística cidade sagrada de pedras

(Por Arnaldo Silva) São Thomé das Letras é a mística cidade de pedras. (foto acima de Vânia Pereira). A cidade está na região Sul de Minas distante 350 km de Belo Horizonte. Com 1227 metros de altitude, é a quarta cidade mais alta do Brasil. A arquitetura letrense chama a atenção pela simplicidade e fino acabamento. É pedra sobre pedra. Mas não são apenas as pedras que chamam a atenção em São Tomé das Letras. É o misticismo. 
          Místicos, cientistas, ufólogos, sociedades espiritualistas e estudiosos do esoterismo, acreditam que São Tomé das Letras seja um dos sete pontos energéticos da Terra. Essa crença faz com que a cidade receba constantemente pessoas em busca da energia, que acreditam, que São Tomé das Letras tenha. (fotografia acima de Vânia Pereira) 
          Chegando na cidade o visitante se depara com um clima totalmente diferente. Tanto pelas ruas e casarios de pedras, quanto pelas roupas alegres que boa parte das pessoas que lá vivem, vestem. Lembra muito o estilo hippie de vestirem. Além da beleza da arquitetura local, as belezas naturais chamam a atenção. Melhor adquirir um mapa, nos estabelecimentos locais ou nas pousadas para se orientar. (foto acima do Jorge Nelson e abaixo de Jerez Costa)
          Na cidade um dos pontos mais visitados é sem dúvida a "Pirâmide". Toda em pedras, a "pirâmide" está no topo de uma montanha o que possibilita uma espetacular vista do nascer e do pôr do sol e também das estrelas. A noite estrelada de São Tomé das Letras, fascina. Alguns acreditam também que a "pirâmide" é ponto de contato dos terráqueos com os Extraterrestres e Ovnis. Registros e relatos de aparições de discos voadores e Ovnis são comuns na cidade. (na foto abaixo do Jorge Nelson, um ponto de ônibus)
         Uma boa dica também de passeio pelos belezas do município é o Poço Verde onde tem uma bela vista, podendo se ver algumas cidades em torno de São Tomé das Letras. A cidade faz divisa com São Bento do Abade, Baependi, Luminárias, Cruzília, Conceição do Rio Verde e Três Corações.
          Todo místico que vai à São Tomé das Letras e os amantes da natureza fazem questão de ir ao Vale das Borboletas e curtir as águas da Cachoeira das Borboletas. Sua pequena queda forma um poço de água verde esmeralda, propícia para um bom banho e relaxamento. (foto acima do Jorge Nelson)
          A Cachoeira da Lua (na foto acima de Lucas Vieira) é uma pequena queda com um poço muito apreciado pelos banhistas e amantes da natureza. Uma outra cachoeira muito procurada é a Véu da Noiva. Além dessa tem a Cachoeira do Paraíso e a dos Antares, que é a mais alta de São Tomé. Todas as três são ótimas. Você não pode deixar de ir também na Gruta do Sobradinho. No interior dessa gruta corre um pequeno riacho cujas águas caem mais à frente formando uma cachoeira e depois da queda, segue seu percurso normal.
       Um outro lugar legal para conhecer é a Ladeira do Amendoim, onde os carros, desligados e em ponto morto, andam sozinhos e sobrem a ladeira, além de duas pedras com energias positivas e negativas, sendo uma que recarrega as energias e outras, suga por completo as energias. Os místicos afirmam que o fenômeno é causado pelo magnetismo da região. Os mais céticos afirmam que é apenas uma ilusão de ótica. (foto acima e abaixo do Jorge Nelson)
          Depois de curtir bastante as belezas naturais da cidade, aproveite a vida noturna. Você terá muitas opções de bares, restaurantes. Mas também pode fazer compra no comércio, que é muito variado e em geral, com temas voltados para o misticismo. Você vai encontrar lojas que vendem artigos artesanais, roupas e produtos hippies e ciganos indianos e claro, todo tipo de artigos esotéricos. Você pode experimentar também o Locomelo. Uma bebida alcoólica feita com cogumelos que tem um sabor doce e bem forte. O município é propício para a produção de cogumelos, dai a bebida
          Em São Tomé das Letras você perceberá que boa parte dos seus moradores tem uma concepção de mundo diferente e tem uma vivência maior com a natureza. Isso percebemos no dia a dia, em suas vestimentas e decoração de suas casas, como podem ver acima, na foto da Vânia Pereira, na cozinha da Pousada dos Anjos. Acreditam na energia do lugar. Se conversar com os moradores irá perceber que muitos falam com convicção  que existe vida em outros planetas, que eles vem até nós para nos contatar. Acreditam no misticismo, na energia das pedras, montanhas, água, da terra. 
          Na cidade existe a Caverna do Carimbado. Místicos afirmam que essa caverna liga São Tomé das Letras a Machu Pichu, no Peru. Por essa passagem, segundo os místicos, possibilitou a misteriosa fuga dos Incas. Segundo a crença mística São Tomé faz parte das "Sete Cidades Sagradas". Atualmente o acesso a essa caverna está fechado, por ser uma propriedade particular.
          Todas essas sete cidades estão em Minas Gerais que são Pouso Alto, Itanhandu, Carmo de Minas, Maria da Fé, São Tomé das Letras, Conceição do Rio Verde e Aiuruoca. Essas sete cidades sagradas estão em torno da capital espiritual do Novo Milênio, que para os místicos é São Lourenço MG, também no Sul de Minas. (foto acima de Vânia Pereira) Independentemente da crença que a pessoa tenha, São Tomé das Letras é um lugar onde o divino se faz presente. Um lugar propício para meditação, oração e contato mais íntimo com Deus, com a natureza e para aprimoramento espiritual. 

9 comentários:

  1. CONHECI EM 2000 =ACHEI MUITO INTERESSANTE TUDO QUE VI==BICHO GRILO É O QUE NÃO FALTOU==MUITOS ME RELATARAM TER VISTO ETS=OUTROS NAVES MÃES E ATÉ NAVES PAIS==TUDO BEM ==PROBLEMAS DA ALTURA DA CIDADE==FORA ISTO TUDO MARAVILHOSO=VOU VOLTAR

    ResponderExcluir
  2. Me gustó mucho la descripción detallada del recorrido realizado con los comentarios y apreciaciones sobre las cualidades del ambiente y de las personas

    ResponderExcluir
  3. é só turismo . tirando que está lá pra atrair pessoas sobra o que tem em toda cidade ,miséria ,pobreza, corrupção, abandono, problemas na saúde educação, segurança, desemprego, injustiças,etc

    ResponderExcluir
  4. Meu sonho de consumo, conhecer e passar ferias nesse lugar

    ResponderExcluir
  5. Ideal para recuperar as energias tomar um banho gelado de cachoeira...realmente uma viagem inesquecível.. E sobre ser um lugar alto realmente essa deve ser a explicação da dorzinha q senti na cabeça os 2 dias que fiquei por la!Voltarei com certeza!

    ResponderExcluir
  6. FIQUEI 3 DIAS FOI MAGNIFICA VOLTAREI EM BREVE COM CERTEZA. SUCESSO. UM FORTE ABRAÇO FRATERNO.

    ResponderExcluir
  7. Conheci a história mística de São Tomé das Letras pelos estudos da Eubiose, e pretendo passear por lá um dia. Cada lugar com suas belezas e energia.

    ResponderExcluir
  8. Estive várias vezes em são Tomé...numa das vezes, estava na Cachoeira das Borboletas com minha família, várias pessoas...vimos então uma moça no meio do lago, penteando cabelo. Todos olhavam porque era linda, aparentando 16 anos...ela então se virou, sorriu para todos e mergulhou para nunca mais voltar...todos viram

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores