quinta-feira, 2 de junho de 2016

A origem do nome de Minas Gerais.

Compartilhe:

Devido a variedade enorme de minas de diversos metais encontradas no que é hoje o território mineiro, o nome o primeiro nome dado no período do Brasil Colônia era MINAS GERAES e o gentílico era GERALISTA e não mineiro. Após 1720 a grafia do nome do Estado passou a ser Minas Gerais, sem o E. Mas o gentílico continuou sendo geralista, mas com o i.
Nessa época Minas vivia no auge do Ciclo do Ouro e praticamente todo habitante das Minas Gerais trabalhava na exploração de minas de ouro, ferro, prata, bauxita, manganés, estanho, níquel, esmeraldas, diamante, calcário, quartzo, etc. Quem trabalhava nas minas era chamado de mineiro. 
Naquele período, bastava perguntar para qualquer um: o que você é? A resposta era na hora. Sou mineiro! Ninguém falava, sou geralista, falava claramente, sou mineiro. Não tinha o uai completando a resposta não, já que a expressão uai se popularizou somente no século 19.
 Por esse motivo optaram na época de mudar o gentílico geralista para mineiro. Bem melhor!

14 comentários:
Faça também comentários
  1. Faltou falar a origem do termo Gerais antigamente não existia o termo cerrado,o cerrado era chamado de Gerais daí a junção de Minas áreas mineração e Gerais a última que muitas vezes era voltada geralmente pra atividades agro pastoril.

    ResponderExcluir
  2. E muito legal saber de tudo isso do nosso município.

    ResponderExcluir
  3. Sô minero povooooooooooooo9ooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo9ooooooooooooooooooppoooooooooooooooooooooooooooooooopooooooooooooooooopoooooooooooooooovoooooooooooooooooopooooooooooooooovoooooooo9oooooooo

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. NOSSA ESTOU FAZENDO TRABALHO TO NO QUARTO ANO NAO VOU COPIAR ISSO TUDO

    ResponderExcluir
  6. Muito bom,também estou fazendo trabalho.

    ResponderExcluir