Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 2 de junho de 2016

A origem do nome e gentílico de Minas Gerais.

(Por Arnaldo Silva) O território que hoje é Minas Gerais, era chamado de Cataguás, (também conhecidos como Cataguases) por ser habitado por indígenas desta etnia. Os Cataguás eram guerreiros valentes e um povo presente em todo os cantos do território mineiro, a ponto da região, que é hoje o nosso Estado, ser conhecida como “País dos Cataguás” ou até “Campos Gerais dos Cataguases”, denominação que só desapareceu depois de criada a Capitania de Minas Geraes (com E mesmo).
          Devido a variedade enorme de minas de diversos metais encontradas no que é hoje o território mineiro, o primeiro nome dado no período do Brasil Colônia era MINAS GERAES e o gentílico era GERALISTA e não mineiro. Após 1720, no século XVIII, a grafia do nome do Capitania passou a ser Minas Gerais, sem o E. Mas o gentílico continuou sendo geralista. (foto acima de Arnaldo Silva)
          Nessa época, Minas Gerais vivia no auge do Ciclo do Ouro e praticamente todos os moradores das Minas Gerais trabalhavam ou dependiam de alguma forma da exploração de minas de ouro, ferro, prata, bauxita, manganês, estanho, níquel, esmeraldas, diamante, calcário, quartzo, etc.
          Quem trabalhava nas minas era chamado de mineiro. 
          Naquele período, bastava perguntar para qualquer um: o que você é? A resposta era na hora. Sou mineiro! Ninguém falava, sou geralista, falava claramente, sou mineiro. 
          Não tinha o uai completando a resposta não, já que a expressão uai se popularizou somente no século XIX.
          Por esse motivo optaram na época de mudar o gentílico geralista para mineiro. Bem melhor!
De Capitania a Província
          Em 28 de fevereiro de 1821, ainda sob o reinado português, foram criadas novas subdivisões do território brasileiro. As capitanias tiveram seus nomes mudados para províncias, mas sem autonomia, sendo totalmente subordinadas à Corte.
          A Capitania de Minas Gerais passou a se chamar Províncias de Minas Gerais com regulamentações provincianas determina das por Portugal.
          Com a Independência do Brasil, em 1822, as divisões em províncias continuaram a existir e mantendo-se ainda subordinadas ao Império, sem autonomia politica, econômica e administrativa.
           Somente após a Proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, as províncias imperiais passaram a denominar-se estados. Com o passar do tempo e o avanço da República, os estados passaram a ter autonomias política, administrativa e econômica, além de controle de suas divisas territoriais.

23 comentários:

  1. Faltou falar a origem do termo Gerais antigamente não existia o termo cerrado,o cerrado era chamado de Gerais daí a junção de Minas áreas mineração e Gerais a última que muitas vezes era voltada geralmente pra atividades agro pastoril.

    ResponderExcluir
  2. E muito legal saber de tudo isso do nosso município.

    ResponderExcluir
  3. Sô minero povooooooooooooo9ooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo9ooooooooooooooooooppoooooooooooooooooooooooooooooooopooooooooooooooooopoooooooooooooooovoooooooooooooooooopooooooooooooooovoooooooo9oooooooo

    ResponderExcluir
  4. NOSSA ESTOU FAZENDO TRABALHO TO NO QUARTO ANO NAO VOU COPIAR ISSO TUDO

    ResponderExcluir
  5. Muito bom,também estou fazendo trabalho.

    ResponderExcluir
  6. EM MINAS GERAIS ACONTECEU TAMBÉM UMA GRANDE ESCRAVIDÃO.

    ResponderExcluir
  7. Viva Minas Gerais!!! Nossa Pátria em dimensão menor.

    ResponderExcluir
  8. Sou cataguasense e conhecia essa história dos índios Cataguás como sendo na região onde hoje fica a cidade de Cataguases, o que deu origem ao nome da cidade. Não sabia que os cataguás habitavam todo o estado.

    ResponderExcluir
  9. Linda e cultural matéria. Meus parabéns.

    ResponderExcluir
  10. Sou Catarinense e posso dizer que o povo mineiro são gente BOA. Muito fácil de fazer amizades e sempre dispostos a ajudar. Parabéns povo mineiro.

    ResponderExcluir
  11. Minas Gerais é minha pátria! Em extensão territorial somos maior que a França, o maior país da Europa, fora a Russia que faz parte de dois continentes.

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores