Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 9 de maio de 2016

A sobremesa mineira que conquistou o mundo.

(Por Arnaldo Silva) Certas combinações de alimentos parecem que nasceram um para o outro. É o caso da nossa popular e mineiríssima sobremesa Queijo com Goiabada, que além de agradar o paladar dos mineiros há mais 200 anos, é hoje uma sobremesa famosa no Brasil e em todo o mundo. (fotografia abaixo de Marino Júnior)
     Em Minas Gerais, sempre foi queijo com goiabada. Com sua popularização ganhou o sugestivo e romântico nome de Romeu e Julieta, alusiva ao clássico romance de William Shakespeare, escrito entre 1591 e 1595. 
     Romeu e Julieta formavam um par perfeito. Dai a inspiração para o nome e assim o nosso queijo com goiabada saiu das fronteiras mineiras para todo o mundo como Romeu e Julieta.
     De origem mineira, mais precisamente do Sul de Minas Gerais, esta mistura famosa surgiu ainda no período colonial, quando os portugueses iniciaram a produção de queijo em suas colônias. Não há registros precisos de quando começaram a consumir 
goiabada com queijo e nem o povoado exato, mas a origem é do Sul de Minas.Nessa região se popularizou e se expandiu para outras regiões do Estado, através dos Tropeiros. Acredita-se que essa combinação existia desde meados do século XVIII. 
     O doce preferido dos portugueses era a marmelada e na época não existia o marmelo no Brasil e identificaram na nossa goiaba um fruto capaz de dar um doce igual à marmelada consumida em Portugal. 
     Não ficou igual, ficou bem melhor, para muitos. Gostaram tanto que não chamaram de doce de goiaba e sim goiabada, lembrando a famosa marmelada de Portugal. 
     Os tropeiros e viajantes que precisavam de produtos que durassem muito tempo em suas longas viagens, levavam quilos de goiabada, e também rapadura. Esses dois doces eram consumidos normalmente após as refeições ou como adoçantes. O açúcar já era fabricado no Brasil nessa época mas perecia rápido demais devido a chuvas e calor forte. A rapadura e goiabada resistiam mais, duravam bem mais. Eram então imprescindíveis nas longas viagens.
     Desde a época dos tropeiros, o doce de goiaba com queijo faz parte da cozinha mineira. Doce de leite, figo, de goiaba combinado com queijo Minas não faltam nunca. O preferido sempre foi o queijo com goiabada. E claro, com o Queijo Minas, que tem um sabor diferenciado dos demais queijos. A combinação é perfeitíssima! (foto acima de Aldeia Fazenda Velha, restaurante em Andradas MG)
     Seja Queijo com Goiabada ou Romeu e Julieta, a nossa combinação se expandiu para todo o Estado e ganhou os mais nobres paladares de todo o Brasil e mundo.Em Minas é sempre  presente em nossas casas e oferecidas às visitas. 

5 comentários:

  1. Na zona da mata tinha um apelido: "mineiro de botas". Mas acho que ninguem mais conhece esse apelido queijo com goiabada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mineiro de botas em Curitiba é uma sobremesa que vai queijo, goiaba, banana, ovo e cachaça, põe fogo...vem chegando pra mesa...uma delícia 😋

      Excluir
  2. Bom demais!!!
    A sobremesa perfeita!!!

    ResponderExcluir
  3. Não sou mineira, mas gosto muito dessa sobremesa!

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores