Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

sábado, 23 de abril de 2022

Mineiridade é diferencial turístico em Minas

(Por Arnaldo Silva) O turista vem à Minas Gerais atraído pela apreciada cozinha mineira, pelas cidades históricas, pelas montanhas, rios e cachoeiras, cultura, religiosidade e também pelo mineiro. O sotaque considerado o mais charmoso do Brasil, o jeito de viver e ser do mineiro, além de sua tradicional hospitalidade, é um dos atrativos turísticos de Minas.
          “Senta aqui sô, vamos tomar um cafezim, comer um pão de queijo e prosear um tiquim”. Um convite irresistível que todo mineiro faz às visitas, seja conhecido ou não. Não é exagero algum dizer que o melhor de Minas, é o mineiro. (imagem acima de de Ane Souz a Festa de São Bartolomeu, em São Bartolomeu, distrito de Ouro Preto MG)
Isso chama-se mineiridade!
          É com foco na mineiridade que o turismo em mineiro vem crescendo a cada ano. Tanto é que foi criado pela Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG), o Ano da Mineiridade.
          O objetivo é valorizar o orgulho de ser mineiro, evidenciar as raízes mineiras, a cozinha mineira, as serras e montanhas, os queijos artesanais, as tradições, o artesanato, os costumes, a hospitalidade e a simplicidade do estilo de vida do povo mineiro, presentes em cada região, cidade, distrito e vilarejo mineiro. Ou seja, a mais pura e autêntica mineiridade. (foto acima de Saulo Guglielmelli em Oliveira MG, Oste de Minas)
"Minas são muitas"
          São 22 milhões de mineiros, vivendo em 853 municípios, 1772 distritos e milhares de subdistritos e povoados. É como diz Guimarães Rosa “Minas são muitas. Porém são poucos aqueles que conhecem as mil faces das gerais”.
          Cada em cada canto de Minas encontra-se uma diversidade cultural, religiosa, folclórica e gastronômica, mas em comum, em todas as cidades, está a mineiridade, a hospitalidade e a simplicidade do mineiro, presente em toda Minas. (na foto acima a cozinha da Regina Kátia/@reginasfarm, mineira natural do Vale do Aço)
          A mineiridade faz com que Minas Gerais seja um dos destinos mais procurados do país e uma das regiões mais acolhedoras do mundo, confirmada pela Traveller Review, que divulgou em 2021 a lista das 10 regiões mais acolhedoras do mundo. Minas Gerais está na seleta lista entre os 10 destinos mais acolhedores do mundo, confirmando assim o reconhecido protagonismo hospitaleiro e acolhedor do povo mineiro.
          Seja em qual região de Minas Gerais estiver, da Zona da Mata ao Sul e Sudoeste de Minas, do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba ao Noroeste, do Norte de Minas ao Vale do Jequitinhonha, do Vale do Mucuri ao Vale do Rio Doce, do Centro Oeste ao Oeste, da Região Metropolitana de BH à Região Central, o turista é sempre bem vindo e muito bem acolhido. (na foto acima de Elvira Nascimento, a cidade de Mariana, na Região Central, primeira capital de Minas Gerais e abaixo de Arnaldo Silva, o artesanato mineiro em Tiradentes MG, Campo das Vertentes)
          Em todas essas regiões, encontrará traços da genuína mineiridade expressadas na hospitalidade, nos costumes, música, culinária, artes, na religiosidade, nas tradições, artesanato, no café, nas quitandas, no fogão a lenha e no montanhês, o nome original do dialeto ou sotaque mineiro. (na imagem abaixo do Robson Gondim/@robsongondim, a beleza das montanhas mineiras vista da Vila Relicário, no Morro São João, em Ouro Preto MG, Região Central)
          Ah, Minas e esses mineiros! Quem te conhece, não esquece jamais!

0 comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores