Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 24 de setembro de 2019

Conheça o Jacarandá de Minas

(Por Arnaldo Silva) Das cerca de 100 espécies de Jacarandás existentes no mundo, o Jacarandá Cuspidifolia, popularmente chamado de Caroba ou Jacarandá-de-Minas, se destaca no Estado por ser nativo de Minas Gerais. É uma espécie genuinamente mineira, predominante em campos abertos do Cerrado Mineiro, com expansão para outras regiões como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo. O bioma Cerrado ocupa 57% do território mineiro. 41% do bioma Mata Atlântica e os outros 2% do bioma Caatinga e áreas de transição.
          O Jacarandá Cuspidifolia é uma espécie rústica, como a maioria das espécies do Cerrado são. A espécie cresce rápido no Cerrado e lento em outras regiões, de Mata Atlântica por exemplo. Não se adapta bem a solos encharcados, mas no Cerrado mineiro, pega bem fácil e com crescimento rápido, uma média de 1 a 2 metros por ano. 
          A planta não possui raízes agressivas, suas raízes não crescem para os lados, sendo uma árvore ideal para arborização urbana, já que suas raízes não danificam calçadas e não prejudicam a fiação elétrica, por ter galhos espaçados. Sua altura é entre 8 a 10 metros, na fase adulta. 
          A árvore acima tem mais de 100 anos e fotografei em Bom Despacho MG, Centro Oeste de Minas. Por seu porte e beleza, foi preservada por gerações. Nesta cidade, também tem espécies de Jacarandá Mimoso, bem como, conheço a planta, pelas viagens que faço por Minas Gerais e vários estados do Brasil.
Diferenças entre Cuspidifolia  e o Mimosifolia
          O Jacarandá Caroba Cuspidifolia é muito semelhante ao Jacarandá mimoso (Jacarandá mimosifolia), planta nativa do Norte da Argentina e Bolívia, muito usada na ornamentação urbana no Brasil e vários países do mundo. Embora sejam parecidas, tem suas diferenças.
          O Cuspidifolia atinge na fase adulta no máximo 10 metros de altura, já o mimosifolia, 15 metros.
          Outra diferença é no tronco. No mimoso, o tronco tem o tom cinza claro e liso. Já no Cuspidifolia o tronco é bem rústico, casca áspera, acinzentada e escamosa, típico das espécies do Cerrado.
          Os frutos do Cuspidifolia, em forma de cápsulas, são ocráceas, na cor dourada. Já do Mimosofilia, já é crasso, apresentando uma densa espessura.
          O Mimosifolia apresenta floração na presença de folhas. Tem folhas e flores ao mesmo tempo, embora, em algumas regiões, há perda total de folhas e ocupação total de flores durante a florada, dependendo da adaptação da planta, já que não é nativa. O normal, durante sua florada de setembro são folhas e flores ao mesmo tempo. Como podem ver na foto acima, folhas e flores na cor violeta do Jacarandá Mimoso.
          As folhas do Mimoso caindo por completo ou se mantendo em parte, pode variar de ano para ano. Em Minas Gerais, a florada ocorre junto com as folhas, que não caem totalmente.
          As folhas do Cuspidifolia são menores em relação às folhas do Mimosifolia e tem a ponta mais alongada, terminando no que a botânica chama de "cuspidado", que seria o termo usado para designar o ápice ou a ponta de uma forma curta, dai a origem do nome "cuspidifolia".
          Já o Cuspidifolia floresce sem as folhas, que caem totalmente entre agosto e setembro. A espécie fica sem uma única folha sequer e assim surgem as flores no início da primavera, formando uma copa mais densa, que o jacarandá mimoso. 
          As flores do Cuspidifolia tem a coloração violeta intenso, enquanto o Mimosifolia, a coloração azul-anil, mais suave.
Características do Jacarandá Cuspidifolia
Nome popular: Jacarandá-de-Minas, Jacarandá-preto, Caroba, Caroba-branca.
Folhas: Imparipinadas, 20 a 50 cm, foliolos 1 cm.
Fruto: Seus frutos são em formato de cápsula, 5 a 7 cm que se abre na primavera, liberando sementes que são disseminadas pelo vento e germinam facilmente.

Utilidades: Melífera e Ornamental
Própria para paisagismo. É adequada à arborização urbana. Suas raízes não danificam as calçadas e nem provocam danos à rede elétrica já que não é uma planta de grande porte e nem possuem raízes agressivas.
Época de floração e frutificação: Floresce no início da primavera, com duração de 30 dias. Caem as folhas, surgem as flores e os frutos que se abrem e suas sementes levadas ao vento. 

É também útil para plantio em áreas degradadas e recomposição de áreas de preservação permanentes. 

6 comentários:

  1. Lindo! Eu o conhecia como ipê roxo.
    Ou estou enganada?
    Será que me confundir?
    Alguém me explica?
    Grata, bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jacarandá nada tem a ver com ipê-roxo, que na verdade não é roxo, é rosa escuro. Essa é outra espécie, outra árvore e por ser roxa, muita gente pensa ser o ipê-roxo mesmo, mas é jacarandá As flores do ipê-roxo são em cachos e tem a coloração rosa escuro, nada a ver com a coloração genuinamente roxa ou azul escura do jacarandá. São plantas diferentes.

      Excluir
  2. Muito lindo. Como faço pra adquirir as sementes? Você vende sementes?

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de adquirir sementes para plantar no sítio.Alguem sabe como conseguir?

    ResponderExcluir
  4. Manda sementes pra mim por favor
    Eu pago frete pra Florianópolis SC

    🙏

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores