Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

quarta-feira, 28 de agosto de 2019

A taioba na culinária mineira

(Por Arnaldo Silva) Taioba é uma planta presente nos quintais mineiros. A folha e os talos dessa planta são bastante consumidos em Minas Gerais e da planta, surgiu um dos mais saborosos pratos da culinária mineira: a taioba com angu. Além desse prato, temos o bolinho de taioba, sucos e vitaminas com taioba, além de usá-la no enriquecimento de sopas, no recheio de tortas e outros pratos. Os talos podem ser fritos ou empanados, já que possuem tantos nutrientes quanto às folhas. (foto acima e abaixo foram enviadas pela nossa amiga Cássia M. de Andrade)
     O cultivo de taioba em Minas Gerais é bem antigo, vem do século 19. A folha é picada e refogada e acompanhada com angu, acrescentando também costelinha de porco, carne de panela ou carne moída ao molho de tomate. É um prato perfeito!
     A taioba preparada tem o sabor picante e ao mastigá-la, temos a sensação que ela dissolve na boca.
     Consumida largamente em Minas, é muito pouco conhecida nos outros estados. Além de ser saborosa e nos dar um prato delicioso, muito gente não sabe o quanto essa planta é nutritiva. 
     O mineiro sabe identificar a taioba e prepará-la. Isso porque existe outra planta, o inhame, que boa parte dos mineiros, inclusive eu chamamos de cará, tem a folhagem parecida com a taioba. A questão é que a folha do inhame é tóxica, por isso o cuidado para não errar. Se prestar bem atenção nas fotos aqui da matéria, poderá ver no entorno de toda borda da folha uma lista. Tendo essa lista é taioba, com certeza. Outra diferença é que o caule da taioba está próximo à folha, a do inhame não. Mas a melhor identificação é pela lista como você pode ver nitidamente na foto abaixo.
 Nutrientes e benefícios
     É uma das mais ricas plantas de nossa culinária, com nutrientes indispensáveis para nossa saúde como carotenoides, fibras, Vitaminas A, B1, B2, B3 e C, ferro, cálcio, boro, cobre, manganês e potássio. Por ter esses nutrientes em sua composição, a taioba é um ótimo aliado no combate à anemia, é eficaz contra a prisão de ventre, fortalece o sistema imunológico e produção de colágeno, auxilia as funções do intestino e reduz o risco de diabetes, ótima para a saúde dos ossos, coração, cérebro, visão e outros benefícios.
     Já deu para perceber que a taioba é um ótimo e nutritivo alimento. A dica é incorporar a taioba à sua dieta. Encontrar taioba em supermercados e feiras fora de Minas Gerais é bem difícil, mas você pode tê-la em casa, se tiver quintal. Pega fácil, não dá trabalha algum de manuseio.
     Elas se desenvolvem na sombra, e não gostam muito sol pleno. Em contato direto com o sol, suas folhas ficam amareladas e perdem os nutrientes. Taioba não deve ser plantada em canteiros abertos, melhor embaixo de árvores ou numa parte do quintal que não tenha muito sol.
     Sementes de taioba você encontra em lojas que vendem produtos agrícolas. Em Minas Gerais encontramos no quintal do vizinho, pegamos mudas ou sementes. É bem fácil de encontrar.
     Pra quem gosta de uma alimentação saudável, com energia e qualidade de vida, tem que ter a taioba em sua dieta.

15 comentários:

  1. Que maravilha !!!!!!
    Essa sim!!! deu origem a nossa querida Taiobeiras MG

    ResponderExcluir
  2. Estou a mais de um ano tentando achar essa delícia aqui no RJ e não consigo. Quem é que tem para me dá, vender ou emprestar???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se fosse de São Paulo, doava uma muda pra você. Aqui no meu prédio tem bastante.

      Excluir
  3. Nas feiras livre você encontra caso não tenha no momento pessa ao verdureiro por encomenda que eles teazem .

    ResponderExcluir
  4. Tenho no meu quintal....gosto muito de comer com angu e feijão...

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto e muito , tenho vários pés no meu quintal , em Franca . Como deste criança , pois sou mineiro de Lajinha MG e era vendedor de taioba. Moro em Franca.

    ResponderExcluir
  6. Tenho em casa é deliciosa, já fiz risoto de taioba, fica maravilhoso.

    ResponderExcluir
  7. Sou do Paraná tenho no meu quintal é uma delícia

    ResponderExcluir
  8. Aqui em casa temos uma folha enorme que não é taioba e nem inhame. Minha mãe chama de couve chinesa. Vocês conhecem?

    ResponderExcluir
  9. Existem algumas diferenças entre a folha de inhame e de taoiba. A folha de inhame é mais escura. A folha da taioba em uma marca parecida com uma "bainha" ao longo de toda a borda, enquanto a de inhame não tem. A folha da taioba na parte superior é entrecortada até o talo e a do inhame não vai até o talo. Ao preparar a taioba o ideal é picotar as folhas com a mão, deixando para trás as nervuras principais das folhas, que apresentam alto teor de ácido oxálico

    ResponderExcluir
  10. Gostaria de arranjar tubérculos de taioba pra plantar na minha chácara que fica em Guararema-SP

    ResponderExcluir
  11. Tenho taioba no meu quintal só não sabia que e tão rica em vitaminas cheguei até cortar e jogar fora vou dar de comer agora ,moro em Campinas mas sou de Minas Monte Santo

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores