Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

Conheça a Vila Colonial de Milho Verde

(Por Arnaldo Silva) Milho Verde é distrito da cidade do Serro, nas vertentes da Serra do Espinhaço, no Alto Jequitinhonha. É um local pacato e tranquilo com modo de vida tradicionais. (na foto acima de Raul Moura) Conta com menos de 2 mil moradores. É um dos mais lindos e charmosos distritos de todo o Brasil. Um dos mais procurados também, tanto pela sua beleza arquitetônica colonial e por suas belezas naturais em redor como serras, vales, cachoeiras e o pico do Itambé. E também um dos cartões postais do Estado de Minas Gerais.
          A Igreja de Nossa Senhora do Rosário (foto acima de John Brandão/@fotografo_aventureiro), construída em madeira e barro é um dos principais pontos turísticos de Minas Gerais. Além é claro das belas paisagens e lindas cachoeiras.
          O distrito também conta com o que Minas tem de mais gostoso. A culinária. Doces, queijos, quitandas, vinhos, cachaças, licores, além da nossa mais fina culinária, está presente nas fazendas, casas e restaurantes do distrito. (foto acima de Tiago Geisler)  
           Milho Verde surgiu no início do século XVIII e segundo conta a história popular, os bandeirantes chegando ao local encontraram um pequeno vilarejo, com poucas pessoas. (na foto acima de Alexa Silva/@alexa.r.silva, e abaixo, de Raul Moura, o charme das casas da vila) Viagem longa, a maioria cansado pelo tempo de viagem pelo sertão de Minas e o local tinha pouco a oferecer. Um morador, conhecido por "Seu Mudesto", para dar boas vindas, deu aos bandeirantes o que tinha no povoado, milho verde. Dai o pequeno povoado passou a ter esse nome.
           Uma outra versão diz que o nome originou-se da lavra de minerais preciosos pertencente ao português natural da Província do Minho, Manuel Rodrigues Milho Verde que viveu na região no século XVIII. 
          Ele construiu no local um posto de fiscalização da entrada e saída do então distrito de Diamantina, à  época. A escrava Chica da Silva, nasceu na região do Baú, um pequeno vilarejo que faz parte de Milho Verde, distante apenas alguns quilômetros de Diamantina, onde Chica foi viver. (na foto de Arnaldo Quintão, a Cachoeira do Moinho, um dos mais belos lugares do distrito Serrano)
Milho Verde faz parte dos roteiros turísticos de cunho histórico, cultural e ecológico de Minas Gerais e integra a Estrada Real. (na foto abaixo, de Raul Moura, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário)
          No distrito a Associação Comunitária e a Prefeitura do Serro MG vem trabalhando na melhoria do local com construção de creches, coletas de lixo e outra atividades sócio-culturais-ambientais, visando preservar a qualidade de vida da população, bem como atender a crescente presença de turistas no distrito.

10 comentários:

  1. Lindo esse lugar estou doida pra conhecer. Tem um hotel bom que lossa mim indicar ou pousada.obrigada

    ResponderExcluir
  2. Para quem quer descanso...realmente é o lugar!Um vilarejo em um lugar bem remoto.Bem rústico.Eu amei!!!

    ResponderExcluir
  3. Conheci a vila nas férias do ano passado, só não visitei as cachoeiras. O lugar é realmente encantador pela simplicidade, originalidade e rusticidade. Só achei que a igrejinha e seu entorno mereciam melhor cuidado e paisagismo mais caprichado das autoridades de turismo da cidade.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, quero muito conhecer me passem dica de pousadas por favor

    ResponderExcluir
  5. Olá. Matias meu nome, moro em milho verde. O lugar realmente é belo e uma história muito rica.
    Alugo suites e casa, faço passeios.
    Podem me chamar no zap (38) 9.9885.9241.
    Prazer!

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores