Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

Conheça São Sebastião das Três Orelhas

(Por Arnaldo Silva) O charmoso e pacato distrito de São Sebastião das Três Orelhas, em Gonçalves, no Sul de Minas, é de grande importância para a história da cidade, por ter sido o primeiro núcleo habitacional de Gonçalves, foi emancipada somente em 1º de março de 1963. Antes, Gonçalves pertencia a Paraisópolis. Com a emancipação, São Sebastião das Três Orelhas passou a fazer parte do município e de sua historia. 
        São Sebastião das Três Orelhas (na foto acima de Fernando Campanella)  é um povoado pacato, cuja vida social gira em torno de uma singela igreja, no centro da vila, rodeado por um charmoso e bem cuidado casario, aos pés da serra, emolduradas por paisagens nativas da Mata Atlântica. 
          Segundo informações do site da Prefeitura Municipal de Gonçalves, a versão popular para o curioso nome do distrito e tida como verdadeira por seus moradores mais antigos diz que o nome "faz referência a uma história local, segundo a qual havia um morador dono de algumas terras que tinha um colono que tirava muita coisa do seu pequeno pedaço de terra. Um dia esse colono abateu três dos seus porcos e separou os pedaços. O dono das terras viu as carnes e propôs ao colono que lhe vendesse as seis orelhas de porco, esse recusou (regateou, como se diz em Minas) e após muita negociação concordou em trocar somente a metade das orelhas por um pedaço de terra. 
          Essa história se popularizou entre os moradores e região e o lugar ficou conhecido por "Três Orelhas". Com o crescimento do povoado, foi erguida uma capela dedicada a São Sebastião, sendo que o povo fazia a junção dos dois nomes. Da igreja e do nome do popular do vilarejo. Assim ficou, " Capela de São Sebastião" e o nome do lugar, "Três Orelhas", por fim, passou a ser nome do povoado, São Sebastião das Três Orelhas, tudo junto. 
          Assim temos em Minas Gerais uma das mais gostosas histórias da formação de nosso povo e de nossos povoados, São Sebastião das Três Orelhas, distrito de Gonçalves (na foto acima de Gislene Ras), uma das mais belas e atrativas cidades de Minas com paisagens exuberantes, pousadas e restaurantes de alto nível e um artesanato riquíssimo.

0 comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores