domingo, 10 de dezembro de 2017

Florada das cerejeiras chega com o inverno

Compartilhe:

Com a chegada do inverno, começam a surgir as primeiras flores da cerejeira. (fotografia acima de Leonardo Bueno) Sua florada se estende até meados de julho e tomam conta da cidade de Maria da Fé, no Sul de Minas. Além do azeite e do frio, a florada das cerejeiras atraem gente de toda a região. Encantam turista e os moradores. A beleza das cerejeiras impressiona. 
De origem japonesa, é uma árvore sagrada no oriente, conhecida pelo nome popular de "sakura". (foto acima de Rinaldo Almeida) É uma espécie típica de climas frios, já que necessita de pelo menos 1000 horas de frio intenso e altitudes acima de 1000 metros. Altitude e frio em Maria da Fé é o que não falta, como em toda a região da Serra da Mantiqueira, podendo ser vistas cerejeiras em outras cidades como Gonçalves, Monte Verde, Marmelópolis, etc.
Com o fim de Rede Ferroviária em Maria da Fé no inícios dos anos de 1980, abriu-se a oportunidade de arborizar as partes desativadas da ferrovia, principalmente na área central. (foto Rinaldo Almeida) Assim, onde passava o trem, foram plantadas cerejeiras, sendo escolhida uma variedade que se adaptasse bem ao clima e solo da região. São dezenas de espécies de cerejeiras existentes entre ornamentais e frutíferas. A espécie escolhida e plantada está hoje incorporada à cidade. É impossível não associar Maria da Fé ao frio, azeite e cerejeiras. 
Hoje são centenas de Cerejeiras (foto acima de Cássia Almeida) espalhadas por todo o município, principalmente na avenida principal da cidade onde podem ser vistas, contempladas e admiradas por toda a cidade e pelos visitantes, que vão à cidade somente para contemplar e fotografar essa maravilhosa árvore. 
Sua florada é anual (foto acima de Leonardo Bueno) e como citado acima, começa no fim do mês de junho e se estende até meados de julho. (Por Arnaldo Silva)

Nenhum comentário:
Faça também comentários