Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

A florada dos girassóis em Minas Gerais

(Por Arnaldo Silva) Quem passa pelas estradas do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Norte de Minas e Sul de Minas, entre maio e junho, tem o privilégio de contemplar a florada dos girassóis (Helianthus annuus). (na foto acima de Eduardo Henrique, girassóis entre Uberlândia e Nova Ponte, no Triângulo Mineiro)
          Dificilmente alguém não para admirar os girassóis floridos, nessa época do ano, para registrar e se fotografar em meio aos milhares de girassóis de dois metros de altura. Os girassóis fascinam, simplesmente fascinam por sua beleza. (foto acima do Wellington Diniz em Florestal)
          Bem antes da chegada dos portugueses e espanhóis na América Latina, os girassóis estavam presentes no continente, fazendo parte da cultura alimentar dos povos indígenas desde o ano 1000 a. C, segundo informações de pesquisadores. Quando Francisco Pizzaro, um conquistador e explorador espanhol, chegou à América, no início do século XVI, encontrou objetos dos Incas com imagens de girassóis, moldadas em ouro, em referência ao deus do Sol. (na foto acima de Cris Ferreira, girassóis em Uberlândia MG, Triângulo Mineiro)
          Historiadores, afirmam que a planta está presente nas Américas há milhares de anos, tendo como origem a América do Norte, se expandindo para a América Central e do Sul, fazendo parte da cultura, religiosidade, crendices e alimentação dos Incas, Maias, Astecas e demais povos indígenas do Continente. (na foto acima de Conceição Luz, plantação de girassóis em Areado MG, Sul de Minas) O girassol tem esse nome porque gira do nascente ao ponte, acompanhando a trajetória do sol.
          Os povos antigos, como os Incas, usavam os girassóis na alimentação misturando suas sementes com outros vegetais.  Hoje girassóis são plantados em escala industrial no mundo, sendo usado na produção de óleo para a culinária e na produção de biodiesel. Suas sementes são usadas como alimento para os pássaros e na mistura de alimentos para o gado. (foto acima de Djacira Antunes em Estrela do Sul MG)
          A flor do girassol, que na verdade é um conjunto formado por dezenas de folhas, são comercializadas em floriculturas, como plantas ornamentais. (foto acima de Wellington Diniz)
          Além de sua utilidade comercial e industrial, é uma planta de rara beleza, que atrai polinizadores, principalmente abelhas e os olhares de todos que ficam encantados com a cor dourada da planta. (na foto acima, de Manoel Freitas, plantação de Girassóis em Manga MG, no Norte de Minas)
          Sua cor amarelo-cintilante ou vermelho, encanta e ao longo dos séculos, presente em várias simbologias no mundo, como por exemplo, na Igreja Católica, onde a planta é um dos símbolos da páscoa Cristã. (na foto acima e abaixo, de Djacira Antunes, plantação de girassóis em Estrela do Sul, no Triângulo Mineiro)
          Segundo o Cristianismo, a humanidade deve estar voltada para a luz, que é Jesus e o girassol, para sobreviver, tem que ter sua corola voltada para o sol. Por isso é um dos símbolos dessa data cristã, junto com a palmeira, o coelho, os ovos de chocolate, o pão, o vinho, o peixe, o cordeiro, o sino, a quaresma, os óleos santos e a cruz.
          É também uma planta mitológica, como por exemplo, a crença de que ter 11 pés de girassóis em casa atrairá fama, sucesso, sorte e felicidade. Uma crendice antiga de que se colocar sementes de girassóis a beira da janela de quarto de uma mulher, quando engravidasse, seu filho seria homem, além de outras tantas crendices espalhadas pelo mundo afora. (na foto acima da Marlene Silva em Florestal, detalhes do girassol vermelho).
          Vale salientar que a florada do girassol inicia, em maio é feita a colheita dos girassóis e a área plantada, durante a entressafra, pode ser novamente plantada com girassóis ou outra cultura, como soja, milho, sorgo, etc. Isso depende do produtor, que pode até nem plantar girassóis em determinadas épocas, devido as condições de mercado. (fotografia cima de Cleusa Ely em Muzambinho, no Sul de Minas)
          Portanto, não espere ver a florada de girassóis o ano todo, nesses lugares citados acima. Apenas em sua época de florada, em maio, mas de preferência, se informe antes, entrando em contato com as Secretarias de Agriculturas das Prefeituras locais, ou Sindicatos Rurais, das cidades onde tem plantações de girassóis para obter informações, exatas se houve plantio e se recebem visitas.

2 comentários:

  1. ALGUÉM PODERIA NOS INFORMAR EM QUE CIDADE DO SUL DE MINAS ESTÁ ACONTECENDO ESSE BELO ESPETÁCULO AINDA ?

    ResponderExcluir
  2. Alguém sabe dizer se este ano tem florada na cidade de Florestal e a localização??

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores