Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 23 de novembro de 2017

A menor e mais bela Basílica do mundo está em Minas

(Por Arnaldo Silva) Construída no século XVIII, por volta de 1767, no ponto mais alto da Serra da Piedade em Caeté MG, distante 55 km de Belo Horizonte e 16 km de Caeté. A charmosa e singela Ermida de Nossa Senhora da Piedade, forma o conjunto com a Igreja das Romarias, anexo a ermida, construção mais recente, edificada a partir de 1974 e projetada pelo arquiteto carioca Alcides da Rocha Miranda. O conjunto foi elevado a basílica pelo Papa Francisco, em 2017.
          O templo religioso é um dos mais importantes santuários do Brasil e um dos principais pontos de peregrinação de fiéis, além de ter para Minas Gerais, alto valor histórico, por sua arquitetura e arte barroca presente em seu interior. (fotografia acima de Henrique Caetano)
          Com o reconhecimento, a pequena Igreja das Romarias, com capacidade para cerca de 60 fiéis, passou a denominar-se Basílica Estadual de Nossa Senhora da Piedade - Padroeira de Minas Gerais. 
          A elevação das ermidas a basílicas se deu nas comemorações dos 250 anos de história de fé e peregrinação à Serra da Piedade, lugar sagrado para os mineiros, tanto é que Nossa Senhora da Piedade é a Padroeira do Estado de Minas Gerais.
          Desde a elevação a basílica, a Ermida de Nossa Senhora da Piedade passou a se chamar Basílica da Ermida da Padroeira de Minas Gerais - Nossa Senhora da Piedade, com capacidade para cerca de 100 fiéis, no interior do templo, sendo atualmente a menor basílica existente no mundo. Não existe nenhuma outra basílica em todo o planeta menor que a de Nossa Senhora da Piedade, sediada em Minas Gerais. E entre as menores basílicas do mundo, a Basílica de Nossa Senhora da Piedade, é para nós mineiros, a mais bela também. (na foto, de Josiano Melo, o altar da Basílica de Nossa Senhora da Piedade) 
          A basílica, além de grande valor religioso para os católicos mineiros, é de grande valor histórico e arquitetônico para Minas Gerais, sendo um dos patrimônios mineiros mais visitados por turistas e fieis. A Ermida guarda um dos tesouros do nosso Barroco, a imagem de Nossa Senhora da Piedade, cuja autoria é atribuída ao mestre Aleijadinho. Por ano, o Santuário recebe entre 500 e 700 mil pessoas. 
         Mesmo os que não sobem a serra, com o objetivo religioso, busca um contato maior com a natureza. (foto acima de Henrique Caetano) Estar no topo da serra é como estar tocando no céu, literalmente. A natureza em volta é um proporciona uma beleza impressionante. São 1746 metros e altitude. Lugar ideal para meditação, oração, encontro com Eterno e descanso para a mente. 
          A vista do alto da serra (foto acima de Douglas Arouca), principalmente no inverno e dias nublados, impressiona os visitantes. Dá para ver em 360 graus as cidades de Belo Horizonte, Caeté, Contagem, Lagoa Santa, Nova União, Raposos, Sabará, Santa Luzia e Vespasiano.

9 comentários:

  1. Vale reforçarmos que tudo isto fica inserido dentro de uma área protegida .o monumento natural estadual Serra da Piedade, administrada pelo IEF. Sou o gerente de lá... Se quiserem mais informações....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guardo lindas lembranças deste lugar entre dez e quinze anos ia com minha mãe e outras pessoas em romaria sabíamos a pé por entre as pedras , ( não tinha estrada ) já faz uns 60 anos isso , tenho 75 anos moro em São Paulo , tenho muitas saudades deste lugar abençoado .

      Excluir
  2. A Basilica de Nossa Senhora da Piedade é uma obra magnifica de arquitetura e fé! Vale a pena visita-la para rezar pela Padroeira de Minas Gerais. A cidade de Caete possui uma das igrejas mais bonitas do Brasil dedicada a Nossa Senhora de Bom Sucesso além de um museu muito rico. Alem de bons restaurantes
    e paisagens pitorescas pode-se tomar uma estrada asfaltada e bem conservada para voltar para
    Belo Horizonte passando por Sabará, uma cidade riquissima de igrejas e construções históricas muito importantes.

    ResponderExcluir
  3. Também somo previligiado em Lorena SP nossa padroeira também e N S da Piedade

    ResponderExcluir
  4. Quero conhecer!
    Gostaria de inf.onde se hospedar

    ResponderExcluir
  5. Belíssima ainda vou conhecer.❤️

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. De Belo Horizonte, pegue a BR 381 sentido BH Ipatinga. Entre no trevo de Caeté, siga e próximo tem placa indicativa para subir a serra. São 55 km de BH até o local.

      Excluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores