Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

domingo, 19 de novembro de 2017

Devoção a Padre Libério, transformou Leandro Ferreira MG

(Por Arnaldo Silva) Rodeada por montanhas e belas paisagens, está Leandro Ferreira, uma pequena cidade com apenas 3.226 habitantes, segundo o IBGE/2020. A pequena cidade fica na região Centro Oeste de Minas, na divisa com Bom Despacho, Pitangui, Conceição do Pará e Martinho Campos. O acesso mais fácil para a cidade é pela BR-262, entrando no trevo entre Nova Serrana e Bom Despacho. A cidade é bem organizada, com bom traçado urbano.
          Por ser uma cidade pequena, onde quase todos os moradores se conhecem e seu povo vive uma vida simples, com sua economia voltada para pequenos comércios, agricultura e pecuária e como é vizinha à cidade de Nova Serrana, famosa por ser um polo calçadista, uma parte de seus moradores trabalham nas indústrias de calçados dessa cidade. (na foto acima do @newdronens, vista parcial da cidade)
          Cidade típica do interior mineiro, charmosa, com restaurantes pitorescos, pequenas e aconchegantes pousadas, praças e casario bem cuidado, um povo acolhedor e muito hospitaleiro. (na foto acima do Arnaldo Silva, um pitoresco e nostálgico restaurante e pequena pousada, na Praça da Matriz, dirigido pela família do simpático "Seu" Antônio). 
          A rotina tranquila da cidade é quebrada pela grande quantidade de visitantes que a cidade recebe todos os dias, principalmente nas missas de domingo e nos meses de junho e julho. É que esses meses, marcam as festividades em honra ao Padre Libério. No dia do aniversário de seu nascimento, 30 de junho, a cidade recebe milhares de romeiros, vindos da região e de várias outras localidades de Minas Gerais e do Brasil. Chegam em grupos de caminhada, em cavalgadas, de ônibus, de carro e ainda, os que vêm à pé, individualmente, para pagar promessa. Nos dias de festejos religiosos, a presença de tantos fieis muda completamente a rotina da cidade, além de movimentar a economia do pequeno município.
           A fé no Padre Libério, considerado pelos católicos, como o Santo do Centro Oeste Mineiro, consolida Leandro Ferreira como um dos mais importantes caminhos religiosos de Minas Gerais. A cidade é rodeada por belas paisagens do Cerrado Mineiro, em meio a belas serras. (foto acima de @newdronens)
          Padre Libério (na foto/arquivo de memórias/Divulgação), é considerado Santo pelo povo da região. Seu nome completo é, Libério Rodrigues Moreira, nasceu em Lagoa Santa, em 30 de junho de 1884 e faleceu em Divinópolis, em 21 de dezembro de 1980, aos 96 anos. Um homem cativante, de fala mansa e de vida bem simples. Exerceu seu sacerdócio em Pitangui, São José da Varginha, Nova Serrana, Pará de Minas, mas boa parte de sua vida sacerdotal foi dedicada a Leandro Ferreira, cidade em que pediu para que fosse sepultado.
          Boa parte de sua vida como sacerdote, foi em Leandro Ferreira. Em vida, Padre Libério fazia milagres, garante quem o conheceu. A fama do Padre Libério, atraia sempre fieis da região, que iam a Leandro Ferreira em busca das bênçãos e curas de enfermidades. Mesmo depois de morto, milagres atribuídos ao padre são relatados por fieis, que vão à cidade pedir graças, fazer promessas e agradecer as graças alcançadas. 
          Um dos milagres mais famosos atribuídos ao Padre Libério foi de um rapaz de Pará de Minas, Walace de Souza, que sofreu um atropelamento quando participava de uma romaria. Nesse acidente, sofreu fratura na bacia e hemorragia interna e por isso foi desenganado pelos médicos. Sua avó orou ao Padre Libério para que curasse seu neto. De desenganado pelos médicos, um mês depois, já estava são, andando normalmente, sem precisar sequer de fisioterapia. A prova do milagre, segundo a família, está na radiografia feita no quadril do rapaz, onde claramente pode ser ver a imagem do rosto do Padre Libério. (na foto acima/arquivo de memórias/Divulgação)
          Para a igreja, o milagre apresentado pela família não foi levado para consideração do Vaticano, porque segundo afirmam os especialistas da área, é normal surgirem formas diferentes em exames de raios X.
          A Igreja encaminhou ao Vaticano relato de três milagres atribuídos a Padre Libério, bem como a história de sua vida. (na foto acima do Arnaldo Silva, missa em intenção da Beatificação do Padre Libério em 2016) O sacerdote mineiro foi declarado pelo Vaticano como “servo de Deus”. Um dos quesitos para canonização é a comprovação de pelos menos dois milagres. 
          Se o Vaticano o reconheceu como “servo de Deus”, significa que está em andamento pela Santa Sé, estudos de sua vida, visando sua beatificação e posterior santificação. Esse processo é longo, podendo levar décadas para conclusão. Mesmo assim, os fiéis não desanimam e acreditam que o Vaticano irá reconhecer o sacerdote mineiro como beato e santo posteriormente. Indiferentemente disso, para o povo, Padre Libério é santo e quem a ele recorre, é atendido em seus pedidos.
          Se o Vaticano canonizar Padre Libério, isso significa que além de Minas Gerais ter um santo, oficialmente pode-se fazer imagens, santinhos, orações etc. Sendo Santo, Padre Libério poderia então ser venerado. Mas isso já é feito na cidade desde sua morte, em 1980, por iniciativa popular. Imagens, orações, pedidos ao Padre Libério e veneração de fiéis são feitos pelos devotos, movidos pela fé e pelo coração.
          Tudo em Leandro Ferreira lembra Padre Libério. São várias barracas que vendem variados souvenires com a foto do padre ou com o nome dele. A cidade vive e respira sobre a figura do sacerdote, que doou sua vida ao ao amor ao próximo e ao Evangelho de Jesus Cristo, vivendo de forma bem simples, somente com o necessário.
          Em 1958, padre Libério inaugurou a Igreja de São Sebastião,  o templo era muito grande para a pequena cidade de Leandro Ferreira, que na época, mas a visão do Padre Libério era bem adiante, vislumbrou que a cidade cresceria e carecia de uma igreja maior que comportasse muita gente. Quem conheceu o sacerdote, sente que a igreja reflete o que foi o padre Libério em vida: leve, acolhedora, singela, ornamentação simples e com uma aura de paz e tranquilidade que transmite, que emociona. (na foto acima de Arnaldo Silva, a estátua do Padre Libério em frente a Igreja que mandou construir e abaixo de @newdrone, vista aérea do entorno da praça. Na esquerda, local de estacionamento de ônibus dos romeiros)
          Hoje a cidade tem um pouco mais de três mil habitantes. Naquela época, era bem menos que isso, mas mesmo assim o sacerdote fez uma igreja para 500 pessoas, com recursos de esmolas e doações. Esse templo hoje abriga os fiéis que vêm à cidade orar e pedir bênçãos ao Padre Libério. Seus restos mortais foram colocados dentro da igreja que construiu. Todos os domingos tem a Missa dos Romeiros, onde a cidade recebe caravanas de devotos de toda a região de Minas Gerais e também de Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e outras cidades brasileiras. 
          Ao lado do museu, dedicado ao Padre Libério, existe a Sala dos Milagres, onde pessoas que pediram e conseguiram graças, por intercessão de Padre Libério, relatam os milagres alcançados e deixam fixados na parede. Não só cartas, mas roupas, sapatos, fotos, objetos. São milhares! 
          Muitos nem relatam, fazem promessas e pagam até hoje. É o caso da Caminhada da Fé, organizada pelo comerciante José Antônio, desde 1985. Começou com ele e mais duas pessoas. No ano seguinte aumentou, bem como nos anos posteriores, chegando hoje a uma média de 20 mil pessoas. A Caminhada da Fé acontece sempre no primeiro domingo de julho. (na foto abaixo do Arnaldo Silva, o interior da Igreja de São Sebastião)
          Início parecido foi com a Cavalgada da Fé, evento organizado pelo produtor rural Antônio Ferreira, de Bom Despacho desde o início dos anos 80. Acontece sempre no dia do aniversário da morte do Padre Libério, 30 de junho. Por ter sido atendido em uma graça pelo Padre Libério, Antônio Ferreira prometeu ir de Bom Despacho até Leandro Ferreira a cavalo. Começou com ele, Bené Pião e mais uns poucos. Com o passar dos anos, a cavalgada foi ganhando novos adeptos, chegando hoje a milhares de cavalheiros. A cidade, principalmente o centro, onde está a matriz, fica lotada de cavaleiros sobre seus cavalos, para assistirem a missa. 
          São incontáveis relatos de milagres atribuídos ao Padre Libério expostos na Casa dos Milagres. (na foto acima do Arnaldo Silva, túmulo onde estão os restos mortais do Padre Libério, no interior da igreja de São Sebastião e na foto abaixo, o antigo túmulo, onde o padre foi sepultado) Gente simples ou com posses. De pouco estudo ou gente formada. Fazendeiros ou trabalhadores rurais. Empresários ou operários. São relatos de fé, que vem do coração das pessoas que acreditam na cura e no milagre, independentemente da condição social ou do problema de cada um. Quem vem a Leandro Ferreira, vem com o coração aberto e cheio de fé para pedir ou para agradecer. 
          Padre Libério em vida era perguntado se curava. Ele respondia com a serenidade e sinceridade que lhe era peculiar: “Eu apenas abençoo. Eu não curo, quem cura é Deus e a sua fé”.

4 comentários:

  1. Meu santo querido, humilde e generoso para com todos que pedem sua intercessão. Rogai a Deus por todas as famílias. Amém

    ResponderExcluir
  2. Onde encontrar a imagem do padre Liberio

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Extremamente milagroso.Salvou-me de dois possíveis e terríveis acidentes automobilísticos. Em um desses prováveis acidentes, eu tinha colocado seu quadro recebido de minha avó(in memoriam ), em cima de cobertor no banco de trás quando de minha viagem a praia. Eu quis que Padre Libério fosse comigo, um ilustre passageiro, servo de Deus.

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores