Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 26 de outubro de 2017

O café de Cristina é um dos melhores do mundo!

(Por Arnaldo Silva) O café é sem dúvida alguma a bebida preferida dos brasileiros, é quase que unanimidade, só perde para a água. Cerca de 97% dos brasileiros tem o hábito de tomar pelo menos uma xícara de café durante o dia, seja puro, com leite ou com as diversas variedades possíveis para incrementar o nosso cafezinho. Nosso país é atualmente o segundo maior consumidor da bebida no mundo. Os que mais bebem café atualmente são os Nortes Americanos.
          Em compensação, o Brasil é o maior produtor de café do mundo, sendo Minas Gerais, (dados do IBGE) é o maior produtor de café do Brasil com 54,3% da produção nacional, se destacando em Minas Gerais o café da cidade de Cristina (na foto acima de Sandra Walsh), no Sul de Minas  na divisa com Olímpio Noronha, Carmo de Minas, Dom Viçoso, Maria da Fé, Pedralva e Conceição das Pedras. Cristina fica a 416 km de Belo Horizonte.
          Não só em Cristina, mas o nosso café entra ano e sai ano é reconhecido com várias premiações nacionais e internacionais, destacando o café de Carmo do Paranaíba, Angelândia, Patrocínio, Alto Caparaó, Espera Feliz, Guaxupé, dentre tantas outras cidades produtoras. 
          Com tanta produção e tanta qualidade não é espanto algum as premiações pelo Brasil e mundo do café mineiro. Nosso café está entre os melhores do mundo, em destaque para o café da cidade de Cristina, cujo café produzido na fazenda do Sebastião Afonso da Silva, bateu o recorde de pontuação, 95,18 no Cup of Excellence, principal concurso internacional da qualidade dos cafés, sendo campeão mundial de café especial, em 2014/2015. Desde então, o café de Cristina entrou para o seleto clube dos melhores cafés do mundo! (na foto de Evânio Jardim, flores de um cafezal)
          O sucesso internacional do café de Cristina vem do investimento na qualidade do plantio, colheita até o ensacamento dos grãos aliado à natureza. Altitude propícia para o plantio e a posição do sol sobre os cafezais torna o um clima das montanhas mais ameno, gerando uma colheita tardia, mantendo ainda o fruto maduro no pé por mais tempo são os fatores para a produção de um café de qualidade. Assim é feito na fazenda do Sebastião em Cristina, destacando ainda que a colheita é toda manual, assim há um aproveitamento maior dos grãos. (foto abaixo de Sandra Walsh, cafezal em Cristina MG) 
                    A qualidade do café de Cristina é um dos orgulhos de Minas. Café de qualidade. Parabéns ao Sebastião e a todos os produtores do município que investem no café, aumentando em muito a quantidade e principalmente, qualidade de nossa produção

17 comentários:

  1. Minas além das pedras do ouro dos diamantes e das gerais produz o melhor café, o azeite da Mantiqueira a música de Lamartine de um certo mineiro de Ubá e certamente os grandes nomes da política brasileira.
    "Ave Minas cheia de Graça"!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigão, saudade de você!!! Belas palavras... assino em baixo. Parabéns a Minas Gerais. Ligue prá mim 99983-8923 Gilberto Sousa Lima

      Excluir
    2. Rodrigo Renault: O Lamartine a quem você se refere é Lamartine Babo? Obrigado.

      Excluir
  2. Com razão, Rodrigo Gulikers Renault. Com razão e com orgulho de nossa adorada Minas Gerais.-Por seus humildes e sofridos escravos, desde as minerações,pelo espírito de luta,justiça e de heroísmo de TIRADENTES, por nosso inventor do avião, SANTOS DUMONT, por músicos,como o citado LAMARTINE e NÉLSON FREIRE,por nossos Escritores, como GUIMARÃES ROSA, CARLOS DRUMONND e RUBEM ALVES, também Teólogo e Psicanalista famoso, pelo gênio PELÉ ARANTES, do futebol, por celebridades POLÍTICAS, como Juscelino Kubstchek, Afonso Pena e Tancredo Neves. Nossa Minas Gerais pensante e espiritualizada de um Chico Xavier, dos mineiros calados, trabalhadores e honestos, pode ser considerada o CORAÇão DO BRASIL. - Além do minério de ferro e das pedras do ouro, das esmeraldas e dos diamantes. As Minas são Gerais, as Minas são infinitas. - "Ave Minas cheias de Graça !"

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Glaucia, a fazenda é produtora de café. Eles plantam, colhem, secam e empacotam o café em grãos. A partir dai as sacas são vendidas e os compradores são empresas, nacionais e internacionais, que moem o café e empacotam de acordo com suas marcas.

      Excluir
    2. Obrigado. Uma pena não saber a marca qual comprar. Mesmo assim agradeço!

      Excluir
    3. O café de Cristina foi reconhecido como o melhor do mundo em 2016. Em 2017, o premiado internacionalmente foi o café de Patrocínio MG. O café de Espera Feliz é o melhor do Brasil, já foi reconhecido por isso, mas esse título não é para a vida toda, surgiram outros produtores, outras cidades que estão se destacando, no caso Cristina e agora Patrocínio, foi considerado, tanto de Cristina e Patrocínio o elevado grau de qualidade da Fazenda em Cristina e em Patrocínio. O bom é que temos café de qualidade. Esses títulos de melhor do Brasil e no caso premiações internacionais, são anuais e não para sempre. Em anos anteriores, Espera Feliz, Alto Caparaó, etc. Em 2016 foi Cristina MG, em 2017, Patrocínio. Vamos ver agora o de 2018.

      Excluir
    4. CRISTINA TEM O TITULO POR 16 ANOS CONSECUTIVOS O MELHOR DO MUNDO!

      Excluir
    5. Suzi e amigos: quero fazer uma matéria em Cristina. De economia e comportamento. Quem tem os dados em Cristina???? É pra Matéria Prima ou Interesse de Minas. Meu Nome é Ney e estou em Itapeva, Sul de Minas. Será que Cristina fica longe???

      Excluir
  4. antigamente o trem saia de são lourenço passava por cristina subia a serra e ia para maria da fé. desfrutei dessa viagem maravilhosa. uma vista maravilhosa, que infelizmente não existe tal ferrovia hoje. perto só a trem de passa quatro, até o tunel, que também percorri. historia de minas na revoluçao de 32. o percusso é de 12 kms, 55,00 a passagem ida e volta. vale a pena, uma vista maravilhosa, fique na pousada do verde, tronqueiras-passa quatro-mg. a diaria é baratissima.

    ResponderExcluir
  5. Como pode ser o melhor do mundo, se a cidade de Espera Feliz MG vem ganhando 4 anos consecutivos o melhor do Brasil.

    ResponderExcluir
  6. O sul de minas tem perdido a hegemonia, pra região da matas de minas Araponga

    ResponderExcluir
  7. Temos o melhor café do mundo mas quem mais ganha dinheiro com café é a Alemanha que por sinal nao tem 1 pe de café plantado! acorda brazilzao!!

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de experimentar. Como faço?

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores