Tecnologia do Blogger.

domingo, 1 de outubro de 2017

A lenda da Serra da Mantiqueira

A Serra da Mantiqueira é um dos mais importantes atrativos naturais de Minas Gerais e emoldura as cidades da região Sul de Minas, sendo em muitas delas, fonte de turismo, procuradas pelos amantes de aventuras e esportes radicais e por suas águas medicinais, paisagens paradisíacas, cachoeiras impressionantes e pelas histórias de cada cidade que estão aos pés da Mantiqueira.
O nome é muito interessante, bem como a lenda que envolve a Mantiqueira.

Antes da chegada dos colonizadores na região, o lugar era habitado por índios. Segundo a lenda uma linda índia Tupy, de uma das tribos que viviam na Serra, que ninguém sabe o nome, se apaixonou pelo sol, tendo como alegria, banhar-se em sua luz. 

O Sol, encantou-se com a beleza da índia e também enamorou-se por ela, passando dias e noites brilhando no céu só para ficar pertinho de sua linda amada. Alegria do sol irradiava luz e também calor, já que não permitia que a noite serenasse e com isso, os campos começaram a incendiar e os lamaçais começavam a ferver.

A Lua, não gostou nem um pouco desse amor e começou a ficar com ciúmes desse amor e por ter perdido a atenção do Sol. Procurou Tupã, relatou o ocorrido e este ergueu um paredão tão grande ao ponto de esconder sua namorada do Sol.

A pobre índia sem poder ver seu amor, começou a chorar e chorar muito, derramando rios de lágrimas de tristeza por não poder ver seu amor. Essas lágrimas formavam nascentes, cujas águas  desciam da serra. 

São centenas de nascentes que brotam da Serra da Mantiqueira, e pela lenda, são as lágrimas da bela índia por não poder ter mais o amor do Sol.
(imagem ilustrativa de Jerez Costa em Baependi MG)

Um comentário:

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores