Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Queijo com goiabada e a origem do nome Romeu e Julieta

(Por Arnaldo Silva) Já teve curiosidade em saber porque deram o nome de Romeu e Julieta à mais popular sobremesa mineira? Desde quando foi criada, há mais de 200 anos, sempre chamamos de Queijo com Goiabada, mas a nossa sobremesa saiu das fronteiras de Minas, se expandindo para todo o Brasil e caiu no gosto do mundo todo.
          Até mudou de nome e ficou mais romântica para os olhos do mundo. A combinação mineira "Queijo com Goiabada" era chamada de Romeu e Julieta, desde o final do século XIX e se tornando mais popular, na medida que passou a ser conhecida, no início do século XX. (foto acima de Arnaldo Silva)
          Não se sabe exatamente quem  deu nome de Romeu e Julieta à iguaria mineira, nem quando e muito menos onde foi, mas com certeza, o nome foi inspirado na famosa tragédia Romeu e Julieta, escrita entre 1591 e 1595, por William Shakespeare. 
          Somente a partir da década de 1960, que a popular sobremesa mineira teve seu nome, Romeu e Julieta, popularizado no Brasil. 
          O responsável pela popularização do nome foi o cartunista Maurício de Souza, criador dos quadrinhos "Turma da Mônica".
          A goiabada Cica, na época, lançou no mercado uma goiabada, sugerindo em suas peças publicitárias, que a combinação de goiabada com queijo, seria a combinação perfeita.
          Na embalagem, os personagens do cartunista, Cebolinha e Mônica, representavam Romeu e Julieta, da trama de Willian Shakespeare. Um casal que combinava em tudo. O par perfeito. Todos conhecem um pouco dessa história da literatura mundial. (foto acima de Marino Júnior)
          Como os personagem dos quadrinhos de Maurício de Souza, eram muito populares (e são até os dias de hoje), o nome se popularizou rapidamente.
          Com a popularização do nome, a tradicional combinação mineira, "Queijo com Goiabada", passou a ser para o Brasil e mundo, "Romeu e Julieta", a sobremesa perfeita, o par perfeito da mesa mineira.
          Mesmo com popularização da sobremesa como Romeu e Julieta, nas cozinhas de Minas e encontros familiares, o nome "Queijo com Goiabada" é mais comum. Nas festas sociais e nos outros estados brasileiros, o mais popular é Romeu e Julieta, para a nossa sobremesa.

4 comentários:

  1. Olá. Gostaria de saber a fonte que tirou para essa história, e qual a data da publicação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como disse ai, foi nos anos 60, para quando o cartunista fez o desenho para ilustrar um dos produtos da marca Cica. A partir de então se popularizou. Sou formado em jornalismo e história e a fonte são pesquisas que eu fiz baseado nas peças publicitárias dos anos 1960 e em jornais da época que eu consegui acesso.

      Excluir
  2. Creio que essa denominação é mais antiga do que o comercial criado por Maurício de Souza. Mas não tenho bases para comprovar isso.

    ResponderExcluir
  3. Bom demaiss queijo com goiabada, nss

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores