quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Queijo com goiabada: porque Romeu e Julieta?

Compartilhe:

Já teve curiosidade em saber porque deram o nome de Romeu e Julieta à mais popular sobremesa mineira? 
Desde quando foi criada, há mais de 200 anos, sempre chamamos de Queijo com Goiabada, mas a nossa sobremesa saiu das fronteiras de Minas, se expandindo para todo o Brasil e caiu no gosto do mundo todo. 
Até mudou de nome e ficou mais romântica para os olhos do mundo. A combinação mineira de queijo com goiabada passou a se chamar Romeu e Julieta. 
Quem deu esse "batismo" foi o cartunista Maurício de Souza, na década de 1960, mas sem querer. Pra quem não se lembra, Maurício de Souza é o criador dos quadrinhos Turma da Mônica. A goiabada Cica  na época, lançou no mercado uma goiabada sugerindo que a combinação de goiabada com queijo, seria a combinação perfeita.
Na embalagem a Mônica e o Cebolinha representavam Romeu e Julieta, da trama de Willian Shakespeare. Um casal que combinava em tudo, par perfeito. Todos conhecem um pouco dessa história da literatura mundial. Como esses quadrinhos eram sempre populares, o nome pegou a partir de então e a sobremesa mineira queijo com goiabada, passou a ser para o Brasil e mundo, Romeu e Julieta.(Por Arnaldo Silva)

2 comentários:
Faça também comentários
  1. Olá. Gostaria de saber a fonte que tirou para essa história, e qual a data da publicação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como disse ai, foi nos anos 60, para quando o cartunista fez o desenho para ilustrar um dos produtos da marca Cica. A partir de então se popularizou. Sou formado em jornalismo e história e a fonte são pesquisas que eu fiz baseado nas peças publicitárias dos anos 1960 e em jornais da época que eu consegui acesso.

      Excluir