Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

domingo, 22 de outubro de 2017

Conheça Governador Valadares

(Por Arnaldo Silva) Goval ou Gevê, como é carinhosamente chamada, localiza-se no vale do rio Doce, a leste da capital do estado, distando desta cerca de 320 km. Sua população em 2019 era de 279.885 habitantes. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,727, considerado como alto em relação ao estado. (na foto acima do Sérgio Mourão, A Ponte São Raimundo sobre o Rio Doce e ao fundo o Pico do Ibituruna em Governador Valadares)
          É uma das maiores e mais importantes cidades de Minas Gerais. Sua economia gira em torno da exploração de mica e pedras preciosas, indústrias diversas, comércio variado e agropecuária, além do turismo. Muito procurada por praticantes de voo livre, por ter na cidade o Pico do Ibituruna, considerado o melhor lugar do mundo para a prática desse esporte, já que possui as melhores condições térmicas para a prática desse esporte. (na foto abaixo de Sérgio Mourão/Encantos de Minas). Na cidade é realizado anualmente  campeonatos nacionais e internacionais dessa modalidade. 
          A cidade possui uma ótima e ampla rede hoteleira, além de variados restaurantes, bares e lanchonetes, tendo uma ótima estrutura para receber o turista que vem à cidade em busca de diversão, praticar esporte ou mesmo a negócios.
          O turismo é uma das maiores fontes de renda da cidade, que conta com belezas, principalmente o Rio Doce e o Pico do Ibituruna, que além de ser ideal para voos livres, escalar os 1.123 metros de altitude do pico, é uma pratica esportiva comum, além de proporcionar um lindo visual da cidade e região. (na foto acima de Sérgio Mourão/Encantos de Minas). É a maior identidade turística de Governador Valadares, de grande importância para a cidade, tanto que é que é hoje uma área de preservação ambiental. 
        Outro ponto interessante na cidade é a Ilha dos Araújos, (na foto acima do Sérgio Mourão). É um bairro residencial de alto padrão, arborizado, com opções para prática de esportes margeado pelo Rio Doce
          Outro atrativo á a Açucareira, uma antiga usina de cana-de-açúcar, desativada, (foto acima do Tadeu Gomes). Por sua importância para a economia e desenvolvimento do município, além de seu valor histórico, foi tombado como patrimônio histórico do município.  
          Outro atrativo, como foi mostrado na primeira foto e nesta agora acima de autoria de Sérgio Mourão, é a Ponte São Raimundo, a primeira ponte da cidade. Passar por esse ponte é ter uma visão privilegiada da extensão do Rio Doce, avistando ainda uma parte da cidade ao fundo.
          Além dos pontos turísticos citados, em Governador Valadares tem como atrativos o Mercado Municipal, o Museu da Cidade, a Praça da Estação, Praça Serra de Lima, GV Folia, carnaval fora de época que ocorre geralmente em abril, a Expoagro, a Brasil Gem Show, a maior feira de pedras e gemas da América Latina, além do rico artesanato local, em especial os feitos com pedras preciosas vendidos no Mercado Municipal, em feiras e eventos da cidade.

2 comentários:

  1. Cidade forno não tem mais nenhuma vocação econômica. Todos os ciclos de extrativismo se esgotaram.

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho um grande encantamento por Minas Gerais apesar de ser nordestino como nasci na roça a vida no interior e cidades de médio porte isso me atrai, Valadares e linda passo na BR mais gostaria de ficar uma semana

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores