Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 24 de outubro de 2017

Conheça Sacramento


(Arnaldo Silva) Sacramento é uma das mais importantes cidades do Triângulo Mineiro e de Minas Gerais.
          Tem cerca de 28 mil habitantes e faz divisa com os municípios de Perdizes, Araxá, Tapira, São Roque de Minas, Delfinópolis, Conquista, Uberaba, Nova Ponte, Santa Juliana. (fotografia acima e abaixo de Thelmo Lins)
          Famosa por seu Queijo Canastra, premiado com medalha de ouro Mondial du Fromage, maior concurso de queijos do mundo, realizado em Paris em 2017, se destaca também na produção de doces. (foto abaixo de Luis Leite)
          A cidade guarda relíquias históricas e belezas naturais como a Serra do Cipó, homônima da famosa Serra do Cipó na Região Central Mineira. (na foto acima de Arnaldo Silva)
          Sacramento é um município de paisagens exuberantes, belíssimas cachoeiras, sem contar a impressionante beleza do Rio Grande, que passa por suas terras (na foto abaixo de Arnaldo Silva), além de ser uma das portas de entrada para o Parque Nacional da Serra da Canastra, A cidade orgulha-se de ser ainda um dos berços do Espiritismo em Minas e no Brasil. 
          Além dos atrativos naturais citados, a Gruta dos Palhares é um dos mais pontos turísticos da cidade. Descoberta  em meados do século XIX, é a maior gruta de arenito de todas as Américas. 
          Sua entrada é muito atraente com 22 metros de altura, com uma leve queda de água formada pelas rochas e profundidade explorada em cerca de 450 metros. (foto acima de Luis Leite) 
          Já Desemboque, é uma atração especial á parte. Foi em Desemboque que nasceu, em 29 de março de 1930, o ator Ariclenes Venâncio Martins, o Lima Duarte. O distrito de Sacramento teve sua origem em 1766, erguida por bandeirantes paulistas, que passavam pela região rumo a rota do ouro, com destino a Goiás. Desemboque, hoje tem cerca de 30 moradores, mas nesse período chegou a ter 1500 moradores e a ser o maior centro comercial e de mineração da região, sendo considerado o berço da formação do Triângulo Mineiro. (foto de Desemboque acima e abaixo de autoria de Luis Leite) 
          Seu declínio começou com com o fim do ouro na região com seus moradores abandonando a localidade em busca de oportunidades de vida e trabalho em outras regiões. Desse período, restaram um rico casario em estilo colonial, duas igrejas muito bem conservadas, a de Nossa Senhora do Rosário e de Nossa Senhora do Desterro, além do cemitério. Durante os festivos juninos, a comunidade se reúne no distrito para festejos, carreada de bois e fogueira. 
          Já na cidade são vários atrativos, como a Basílica de Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento, o Museu Histórico Coralia Venites Maluf (na foto acima de Luis Leite), Colégio Allan Kardec, Museu Corina Novelino, Parque Náutico de Jaguara, Estação Ferroviária, monumentos, dentre outros.
          A cidade é arborizada, com belas praças, como a da foto acima do Luís Leite, a tradicional Praça do Rosário, palco da Festa do Reinado na cidade. Sacramento conta conta bons bares, restaurantes pitorescos, lanchonetes e charmosas pousadas. 

0 comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores