Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 25 de março de 2016

Ipatinga: a capital do Vale do Aço

(Por Arnaldo Silva) Distante 200 km de Belo Horizonte, pela BR 381, Ipatinga é uma cidade industrial, tendo no município, dezenas de indústrias de ponta, como a Usiminas (na foto acima e abaixo de Elvira Nascimento).
          Uma cidade desenvolvida, que oferece uma ótima qualidade de vida a seus cerca de 270 mil moradores. Ipatinga é o 10º município mais populoso de Minas Gerais. É considerada a capital do Vale do Aço, região industrial formada por Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo, Santana do Paraíso e pelo colar metropolitano formado por mais 24 cidades. 
          Mesmo desenvolvida e industrial, Ipatinga preserva as origens e tradições mineiras em sua culinária destacando queijos e doces, no artesanato, nas festividades religiosas e folclóricas como os congados, presente nas comunidades rurais do município como em Ipaneminha, como podemos ver na foto de Elvira Nascimento
          Na cultura Ipatinga se destaca como um dos polos culturais de Minas Gerais, com diversas atividades culturas e teatrais pelo município, tendo como ponto principal dessas atividades, o Centro Cultural Usiminas, onde são realizados os grandes espetáculos culturais da Região. (foto acima de Elvira Nascimento, vista parcial de Ipatinga)
          Como opção de lazer, os ipatiguenses tem o Shopping do Vale do Aço e o da Usipa, além do Parque Ipanema (na foto acima de Elvira Nascimento), um dos mais belos maiores parques urbanos de Minas Gerais e também o maior, com cerca de um milhão de m² com muita área verde e jardins projetados por Burle Marx, lago, quadras esportivas, pistas para caminhada e passeios de bicicletas.
          Compõe ainda a área do Parque Ipanema o Estácio Ipatingão e o Cartódromo Emerson Fittipaldi (foto acima de Elvira Nascimento). O município tem ainda o Parque Samambaias, Parque Ecológico das Águas e o Parque das Montanhas, além de belas praças com jardins e ruas arborizadas. 

Um comentário:

  1. E uma bela cidade, bem planejada, com um ótimo sistema viário, oferece muitas opções de lazer, esportes, cultura, além de muitas opções de culinária gastronômica e hotelaria, e um povo hospitaleiro.

    Se tiver um tempo disponível, venha conhece !!!!

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores