Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

domingo, 13 de março de 2016

Se vem a Minas, tem que vir a Tiradentes

(Por Arnaldo Silva) Andar pelas ruas de pedra de Tiradentes é como voltar ao passado. Cada canto, cada casarão, cada esquina tem uma rica história para contar. 
          A cidade é pequena com menos de oito mil habitantes. Em poucas horas pode-se percorrer todas as ruas, mas levará dias para conhecer a história presente nos museus, casarões, nas ruas calçadas com pedras de pé-de-moleque, becos, chafarizes, igrejas, capelas, bares e lojas de artesanato, principalmente em madeira. (fotografia acima de Matheus Freitas/@m.ffotografia)
          Vindo a Tiradentes, não tenha pressa, fique dias. É uma descoberta em cada canto, ainda mais que Tiradentes está na divisa com São João Del Rei e Prados, duas cidades históricas mineiras e Bichinho, distrito que pertence a Prados. Quem vem a Tiradentes se apaixona, se emociona e volta! (foto abaixo de Eliane Torino)
Vir à Minas e não vir a Tiradentes é como ir a Roma 
e não ver o Papa ou ir ao litoral e não ver o mar. 
          Tiradentes é a cidade histórica brasileira mais bem conservada. De longe lembra um presépio de tão linda e charmosa que é. A cidade chama atenção pela beleza de seu casario bem conservado, pela arte barroca presente, por sua Igreja Matriz, a de Santo Antônio, com a fachada esculpida pelo Mestre Aleijadinho e seu interior, com mais de meia tonelada de ouro em obras de arte, sendo a segunda igreja mais rica em ouro no Brasil.
          Constantemente Tiradentes é cenário para filmes, novelas como Espelho da Vida e minisséries como Os Maias, Hilda Furacão, da Rede Globo. É uma das cidades preferidas de turistas que procuram história, passeio de trem, arquitetura colonial, museus, cinema, teatro, música, paisagens exuberantes e uma ótima gastronomia, juntamente com bons restaurantes e pousadas aconchegantes. Tiradentes tem tudo isso e mais um pouco. (foto acima de César Reis)
          Tiradentes é uma cidade vida, cheia de cores e sabores, principalmente da nossa culinária. É uma referência em culinária de qualidade no Brasil. Quer conhecer bem a cozinha mineira? O lugar é Tiradentes. Todos os anos a cidade organiza o Festival de Gastronomia. É um dos mais importantes eventos culinários do Brasil, atraindo chef´s de Minas Gerais, do país e até do exterior. É um dos mais gostosos e concorridos eventos gastronômicos do Brasil. (na foto acima de Matheus Freitas/@m.ffotografia, a Serra de São José)
          Em Tiradentes perguntar onde ficar e onde comer é quase que desnecessário. Isso porque a cidade tem uma vocação e um talento para a culinária impressionante. São dezenas de restaurantes com fogão a lenha, com destaque para a cozinha mineira, mas também encontrará restaurantes que servem pratos de outras regiões e de outros países. (foto acima e abaixo de César Reis)
          Pousadas em Tiradentes encontrará em dezenas, desde as mais simples até as mais sofisticadas, todas bem decoradas, no estilo colonial mineiro, com preços para todos os gostos e bolsos. O café da manhã nas pousadas é tipicamente mineiro, colonial e delicioso, com quitandas, café, leite e queijos, genuinamente mineiros feitos na cidade.
          Um dos destaques dos restaurantes e pousadas em Tiradentes é a valorização das tradições mineiras, principalmente na decoração interior, com foco para o estilo rústico e colonial mineiro, decorados com telas e obras de artes mineiras. (foto acima e abaixo de César Reis)
          Vindo a Tiradentes, além de conhecer um pouco da historia do Brasil, experimentar a nossa culinária, conhecer charmosas e aconchegantes pousadas, se prepare para fazer compras. São dezenas de lojas repletas da mais pura arte mineira, em destaque para o artesanato em madeira. O artesanato de Tiradentes e das vizinha Santa Cruz de Minas, Prados e seu distrito, Bichinho, são um dos mais valorizados e requisitados no país, pela beleza, riqueza em detalhes e qualidade.
          E claro, ninguém, pode deixar de passear de Maria Fumaça. Inaugurada por Dom Pedro II em 1881, o trecho inicialmente era de 600 km, hoje apenas 12 km, ligando Tiradentes vizinha São João Del Rei. Mas mesmo assim, são 50 minutos de um passeio emocionante. O trem serpenteia pelos trilhos, desvendando as paisagens mineiras, cortando as montanhas e ligando história e emoção. (foto acima e abaixo de César Reis)
          Venha a Minas e aqui em Minas, venha conhecer Tiradentes!

6 comentários:

  1. Adorei Tiradentes! Bem Minas Gerais é linda de morrer! Adorei a viagem que fiz desde Portugal a Belo Horizonte acabando no Rio de Janeiro. Saudades do Brasil e da sua gente boa!

    ResponderExcluir
  2. Tiradentes tem outras belezas como a serra de São José e suas lindas cachoeiras e trilhas

    ResponderExcluir
  3. Conheci Tiradentes há uns 10 anos , de lá para cá , todo ano vou a cidade e sempre me surpreendo com sua beleza , seu povo acolhedor e sua comida !

    ResponderExcluir
  4. lembrando que a maria fumaça nao é de tiradentes e sim de SÃO JOÃO DEL REI.

    ResponderExcluir
  5. Esta no meu programa.Assim que estivermos livre desse problema de saúde, se DEUS quizer faremos um passeio por lá. Pois gostamos muito de viajar e conhecer outros lugares desse nosso BRASIL Amém.

    ResponderExcluir
  6. Restaurante em Tiradentes, infelizmente todos são caros. Prepare o bolso ou Prepare seu lanche em casa.

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores