quinta-feira, 26 de outubro de 2017

O melhor café do mundo é brasileiro e de Minas Gerais!

Vista parcial da bela e pacata cidade de Cristina. Fotografia de Sandra Walsh
Beber um cafézinho já é um hábito do brasileiro, tanto que 97% dos brasileiros adultos tem o costume de consumir o café em algum momento do dia – seja ele puro, com leite ou em outras variedades. O país é o segundo maior consumidor da bebida (perdendo apenas para os Estados Unidos) e é o maior produtor.
Com tanta produção acontecendo por aqui, não é de se espantar que o Brasil seja o atual detentor do título de “melhor café do mundo”. No pequeno município de Cristina, em Minas Gerais, se encontra a fazenda de Sebastião Afonso da Silva, produtor responsável por bater o recorde de pontuação no Cup of Excellence, principal concurso internacional da qualidade dos cafés.
A Serra da Mantiqueira, na região sul de Minas, é favorecida graças ao solo, clima e altitude extremamente propícios ao cultivo do grão. Nas “montanhas mágicas do café brasileiro”, Sebastião fez seu ganha pão. Em seu terreno, o mineiro encontrou o ambiente perfeito para o desenvolvimento de sua safra de café especial da espécie arábica: a posição do sol sobre a plantação, chamada de “meia face”, proporciona um clima mais ameno, gerando uma colheita tardia – que mantêm os grãos maduros por mais tempo nos galhos. Além disso, todo o cuidado faz a diferença: a colheita é feita à mão, utilizando a técnica chamada de derriça – onde se arrasta o café ao longo do ramo – e o resultado é um maior aproveitamento de grãos.
Assista ao vídeo e conheça a capital mundial do café especial:

A fotografia da cidade de Cristina, de Sandra Walsh não faz parte da matéria original. Foi inserção nossa para divulgação da cidade.Fonte: http://www.cafedomercado.com.br/o-melhor-cafe-do-mundo-e-brasileiro/

12 comentários:
Faça também comentários
  1. Minas além das pedras do ouro dos diamantes e das gerais produz o melhor café, o azeite da Mantiqueira a música de Lamartine de um certo mineiro de Ubá e certamente os grandes nomes da política brasileira.
    "Ave Minas cheia de Graça"!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigão, saudade de você!!! Belas palavras... assino em baixo. Parabéns a Minas Gerais. Ligue prá mim 99983-8923 Gilberto Sousa Lima

      Excluir
  2. Com razão, Rodrigo Gulikers Renault. Com razão e com orgulho de nossa adorada Minas Gerais.-Por seus humildes e sofridos escravos, desde as minerações,pelo espírito de luta,justiça e de heroísmo de TIRADENTES, por nosso inventor do avião, SANTOS DUMONT, por músicos,como o citado LAMARTINE e NÉLSON FREIRE,por nossos Escritores, como GUIMARÃES ROSA, CARLOS DRUMONND e RUBEM ALVES, também Teólogo e Psicanalista famoso, pelo gênio PELÉ ARANTES, do futebol, por celebridades POLÍTICAS, como Juscelino Kubstchek, Afonso Pena e Tancredo Neves. Nossa Minas Gerais pensante e espiritualizada de um Chico Xavier, dos mineiros calados, trabalhadores e honestos, pode ser considerada o CORAÇão DO BRASIL. - Além do minério de ferro e das pedras do ouro, das esmeraldas e dos diamantes. As Minas são Gerais, as Minas são infinitas. - "Ave Minas cheias de Graça !"

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Glaucia, a fazenda é produtora de café. Eles plantam, colhem, secam e empacotam o café em grãos. A partir dai as sacas são vendidas e os compradores são empresas, nacionais e internacionais, que moem o café e empacotam de acordo com suas marcas.

      Excluir
    2. Obrigado. Uma pena não saber a marca qual comprar. Mesmo assim agradeço!

      Excluir
    3. O café de Cristina foi reconhecido como o melhor do mundo em 2016. Em 2017, o premiado internacionalmente foi o café de Patrocínio MG. O café de Espera Feliz é o melhor do Brasil, já foi reconhecido por isso, mas esse título não é para a vida toda, surgiram outros produtores, outras cidades que estão se destacando, no caso Cristina e agora Patrocínio, foi considerado, tanto de Cristina e Patrocínio o elevado grau de qualidade da Fazenda em Cristina e em Patrocínio. O bom é que temos café de qualidade. Esses títulos de melhor do Brasil e no caso premiações internacionais, são anuais e não para sempre. Em anos anteriores, Espera Feliz, Alto Caparaó, etc. Em 2016 foi Cristina MG, em 2017, Patrocínio. Vamos ver agora o de 2018.

      Excluir
  4. antigamente o trem saia de são lourenço passava por cristina subia a serra e ia para maria da fé. desfrutei dessa viagem maravilhosa. uma vista maravilhosa, que infelizmente não existe tal ferrovia hoje. perto só a trem de passa quatro, até o tunel, que também percorri. historia de minas na revoluçao de 32. o percusso é de 12 kms, 55,00 a passagem ida e volta. vale a pena, uma vista maravilhosa, fique na pousada do verde, tronqueiras-passa quatro-mg. a diaria é baratissima.

    ResponderExcluir
  5. Como pode ser o melhor do mundo, se a cidade de Espera Feliz MG vem ganhando 4 anos consecutivos o melhor do Brasil.

    ResponderExcluir
  6. O sul de minas tem perdido a hegemonia, pra região da matas de minas Araponga

    ResponderExcluir