Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 20 de maio de 2019

Cores e sabores da infância!

(Por Arnaldo Silva) "Aê o chup-chup!" Dava gosto ouvir alguém gritando assim na porta da escola ou mesmo pelas ruas de terra de nosso bairro. Os olhos da criançada até brilhavam de alegria e era baratinho. No final da aula, estavam lá vários meninos com caixa de isopor gritando, oferecendo aquele saquinho com sucos coloridos, que a criançada adorava. 
          Os vendedores chegavam com as caixas cheias e logo estavas vazias. (a foto acima foi enviada pelo José Ronaldo de Bom Despacho MG)
          Onde eu morava, Belo Horizonte o nome era chup-chup. Em outros lugares chamam de dindim, gelinho, sacolé, geladinho e outros nomes. Mas para nós tanto faz o nome, o que vale é o sabor da saudade, a nostalgia daquele tempo gostoso de nossa infância.
          Ainda hoje o chup-chup faz sucesso, mas não é igual ao de antigamente. É raro vermos hoje pessoas saindo nas ruas com a caixa de isopor vendendo como antigamente, está industrializado e se encontram em supermercados e sorveterias. 

          Colocar suco num saquinho de plástico e congelar foi uma das ideias mais simples e que mais se popularizam no Brasil.
          Hoje a qualidade do chup-chup é melhor. Feito com água filtrada, leite pasteurizado e até com sucos naturais. Tem até chup-chup com leite condensado, coisa inimaginável para nossa época. Antes o chup-chup vinha das casas, feitas pelas famílias, hoje, praticamente essa prática artesanal acabou.
          Naqueles saudosos tempos meu amigo, era feito em casa mesmo, com água, açúcar e o popularíssimo ki-Suco. Nada mais que isso. E dá saudades viu. Quem viveu esse tempo, sente saudades, da alegria que esse saquinho proporcionava. Uma gostosa nostalgia. 

2 comentários:

  1. Quando eu ía na casa de minha Tia Maura, em Bom Jesus do Amparo, era uma alegria só. Ela fazia chup-chups naturais, de manga, leite com amendoim, leite com abacate, coco... Cada um mais delicioso que o outro. Quatro décadas se passaram, mas o sabor e o carinho ainda estão presentes na memória.

    ResponderExcluir
  2. MINHA ESPOSA IONE FAZIA DE SABOR COCO E VENDIA MUITO.ERA A ALEGRIA DA GAROTATADA AQUI EM SP.

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores