Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

sábado, 11 de maio de 2019

A cidade sagrada de Aiuruoca

(Por Arnaldo Silva) No Sul de Minas, no alto da Serra da Mantiqueira, a 989 metros de altitude e a 423 km distante de Belo Horizonte, está Aiuruoca, nome indígena que significa "Aiuru (papagaio) e oka (casa). Casa do papagaio. Suas paisagens montanhosas de Mata Atlântica, com cachoeiras despencando a dezenas de metros é um verdadeiro convite ao relaxamento total. Ambiente propício para meditação. (foto acima e de autoria de Jerez Costa)
          Aiuruoca tem pouco mais que 6 mil habitantes, distante 423 km de Belo Horizonte e faz divisa com os municípios de Baependi, Cruzília, Serranos, Carvalhos, Seritinga, Bocaina de Minas, Minduri e Alagoa.
          É uma das mais antigas povoações de Minas Gerais. Começou a ser desbravada em 1692 pelo padre João Faria de Melo, capelão dos Bandeirantes. A partir dessa época portugueses e paulistas começaram a chegar à região, por causa das minas de Aiuruoca. Em 1706, foi ocorre a fundação do arraial pelo paulista João de Siqueira Afonso. (foto acima de Jerez Costa)
          Aiuruoca integra o circuito turístico Terras Altas da Mantiqueira, sendo bastante procurada por turistas e amantes da natureza. As cachoeiras e picos, cuja altitude variam de 1300 a 2357 metros de altitude sendo o Pico do Papagaio o mais famoso (na foto acima, do Jerez Costa). Das 82 cachoeiras do município, cerca de quarenta são visitadas frequentemente pelos moradores e visitantes por suas águas limpas, cristalinas e poços que propiciam banhos relaxantes.
       A área urbana de Aiuruoca é um dos charmes do Sul de Minas, com tranquilidade típica do interior mineiro (foto acima do Marlon Arantes). Casarões antigos e bem cuidados, ruas de pedras, jardins e praças bem cuidadas são cenários bucólicos presentes na cidade, que encanta os visitantes.
          A charmosa Matriz de Nossa Senhora da Conceição, datada de 1726 com seus antigos altares de madeira, que chamam muita atenção pela beleza singular. Além das belezas naturais e do charme da cidade, em Aiuruoca a culinária é riquíssima. Queijos, Azeites (na foto acima de Marlon Arantes), mel, biscoitos, bolos, doces e todo o sabor da culinária mineira está presente nos restaurantes da cidade, bem como a artesanato também.
          É no Vale do Matutu, a 17 km do centro de Aiuruoca, que a energia das mágicas montanhas de Aiuruoca é mais sentida. O trajeto é por estrada de terra e poderá ver pelo caminho várias cachoeiras e paisagens espetaculares. Matutu é um povoado que conta com pousadas, restaurante e um rico artesanato, feito por seus moradores. (foto acima de Marselha Rufino)
          Boa parte dos moradores do povoado vieram de outras cidades, que encontraram no Matutu o lugar ideal para fugir do estresse e correria das cidades grandes, convivendo em harmonia com a natureza, com alimentação saudável, praticando yoga e meditação, fazendo artesanatos que ficam expostos no casarão do Matutu. Vivenciam a cultura hippie, em sintonia e respeito à natureza.
          No Matutu, há um templo ecumênico, independentemente da crença religiosa, é um lugar que merece ser visitado. Tranquilo, transmite paz, ótimo para um contato com o superior.
          Presente no Matutu está a o Santo Daime, que formam uma comunidade com mais de 100 pessoas que vivem no Vale, lugar que consideram perfeito para suas práticas espirituais, vivendo em harmonia plena com a natureza, conciliando o desenvolvimento humano com a preservação da natureza e cooperação social. (na foto acima do Marlon Arantes)
          Estando no Vale do Matutu, o visitante pode desfrutar das paisagens e cachoeiras, relaxar, meditar ou simplesmente contemplar por exemplo os 130 metros de queda da Cachoeira do Fundo. Outra cachoeira que vale a pena conhecer é a Cachoeira das Fadas. 
          Na cidade existe um templo da Eubiose, que consideram Airuoca uma das 7 Cidades Sagradas. A sede da entidade é São Lourenço, no Sul de Minas e tem como visão a Medicina do Futuro conectada com os anjos e devas.
          Místicos acreditam que Aiuruoca tem ligações com a cidade sagrada de Srinagar, a mais importante cidade do Vale da Caxemira, na índia. Segundo a crença, as duas cidades espargem vibrações para o mundo como o sétimo chacra, conhecido por coronal, o mais importante dos 7 chacras do corpo. É através desse chacra, segundo a crença, que alcançamos o plano espiritual, tornando a visão e propósitos de nossa missão aqui na terra mais claras. (foto acima de Jerez Costa)          
          Estar em Aiuruoca é vivenciar Minas Gerais em sua plenitude. A hospitalidade, a simplicidade, a culinária, arquitetura e o jeito mineiro de ser estão presente em cada canto da cidade. Aiuruoca é especial, por sua beleza, por suas cachoeiras, por sua história. Conhecer Aiuruoca é conhecer o coração de Minas Gerais. Quem vai a Aiuruoca, traz sempre um pedacinho dela em seu coração.

9 comentários:

  1. Gostei da reportagem feita sobre Aiuruoca show.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!
    Estamos desenvolvendo um trabalho para promover nossa cidade e, contamos com seu apoio para divulgação do link: https://aiuruoca.tur.br/
    Agradecemos antecipadamente.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Meu avô, Fausto Junqueira de Andrade, nasceu em Airuoca.

    ResponderExcluir
  5. Estudei no Colégio São Miguel, em Passa Quatro—MG, fazendo o Admissão ao Colégio, aos 11 anos de idade. Nós tínhamos um coleguinha de turma com apelido de "Zebu". Ele era irmão de um seminarista (se não me engano, Irmão Paulo) o reconheci celebrando o casamento de um primo meu, já como Monsenhor na cidade de Baependi—MG. Após a cerimônia fui falar com ele, não tinha como errar, pois ele tinha quase 2metros de altura. Isso há mais de 30 anos. Zebu, hoje, está com 77 anos é eram de Aiuruoca. Podem me ajudar, não me lembro o nome dele. Meu nome é Hélio Krauss Resende, meu zap 35—99206—0593, e-mail h.Krauss.r@bol.com.br. Podem ajudar a encontrá—lo? Agradeceria!

    ResponderExcluir
  6. A minha sogra e sogro, são nativos de Airuoca, a minha sogra nasceu na localidade do bairro do Engenho, foi criado na fazendo do Zé Campos.
    Ela é da família do Zé Elias.

    ResponderExcluir
  7. Conheci Aiuruoca, e realmente a gente trás um pedaço desta cidade mágica, e cheia de surpresas incríveis.... pretendo voltar em breve....

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pela matéria, porém Aiuruoca é muito mais do que foi exposto, temos o vale dos Garcias onde fica a cachoeira dos Garcias que é a mais bela do município e está entre as mais belas do Brasil, Temos a Guapiara primeiro bairro de Aiuruoca, bairro do Cangalha, visinho do bairro do Matutu, bairro do Nogueira com várias cachoeiras, bairro da Campina, etc.
    Aiuruoca tem catalogada em torno de 86 cachoeiras fora como já bem colocado queijos, azeites, cachaças, frutas vermelhas entre outros compondo sua culinária.
    Venha conhecer Aiuruoca e se deslumbrar com o local.

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores