Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 2 de abril de 2019

Trem Minas Rio ligará Cataguases MG a Três Rios RJ

     O trem Turístico Minas Rio terá dois trens, com 15 vagões panorâmicos cada, adquiridos juntos a Vale ( foto acima de autoria de Caio Correa Mello/ONg Amigos do Trem/Divulgação). São os antigos vagões do Trem Vitória Minas, todos reformados. Um trem sairá de Cataguases MG e outro sairá de Três Rio RJ, no mesmo horário, se encontrando no meio do caminho, em Além Paraíba MG. 
     Serão mais de 160 km de linha férrea reativado.(foto acima: Ong Amigos do Trem/Divulgação) Os trilhos por onde o trem passará foram usados no século XX para transporte de carga e café da região da Zona da Mata. O trajeto do trem passará por 6 cidades mineiras: Cataguases, Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba, Chiador e por Sapucaia e Três Rios no Rio de Janeiro. O trem circulará nos fins de semana e feriados. Serão 860 passageiros transportados por dia. Segundo estimativa da Ong Amigos do Trem, essa nova linha irá gerar cerca de 500 empregos diretos.
     O trem ainda não está nos trilhos devido a obras de reforma na linha férrea, que está sendo toda recuperada, para que possa proporcionar segurança e conforto aos passageiros, bem como as licenças legais e vistorias da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) Num futuro, essa linha, além do transporte de passageiros, poderá transportar também mercadorias e matéria prima.
     Cyntia Nascimento (foto / arquivo pessoal) presidente da Ong Amigos do Trem, disse ao site Conheça Minas que "quanto a inauguração, não estamos trabalhando com uma data ainda. O pessoal está terminando as obras da via. A partir disso vamos ter uma data certa. Segundo Cyntia os oito prefeitos da região beneficiada deram total apoio à iniciativa, que tem ainda no roteiro Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba, Chiador e Sapucaia. Os prefeitos estão empenhados em reformar ou construir estações e outras obras para facilitar o trajeto do trem Minas Rio.  Falta ainda reformas em algumas estações pelas prefeituras e revitalização da linha férrea, que está sendo realizada pela concessionária FCA/VLI, bem como vistorias legais, para que o trem possa ser inaugurado. 
     A expectativa para a circulação do Trem Minas Rio é muito grande e a Ong Amigos do Trem, com o objetivo de informar, emitiu a seguinte nota sobre a situação atual da linha. Leia a nota na íntegra:
     A ONG Amigos do Trem vem por meio deste comunicar a todos que o Trem Rio-Minas está com 09 vagões de passageiros e 02 locomotivas reformadas. Quanto a parte da documentação legal da ANTT foi toda concluída, incluindo a inspeção da Agência Reguladora da linha férrea entre Três Rios, Chiador, Sapucaia e Além Paraíba, aguardando a segunda inspeção de Além Paraíba, Volta Grande, Recreio, Leopoldina e Cataguases, data esta que deverá ser programada e realizada pela ANTT.
     O Trem Rio-Minas encontra-se estacionado na cidade de Três Rios aguardando a conclusão da revitalização da linha férrea que vem sendo realizada pela concessionária FCA/VLI, não dependendo do operador do trem que é a ONG Amigos do Trem.
     A ONG neste momento aguarda as decisões futuras da concessionária para formalização do Contrato Operacional Específico para operação do trem Rio Minas e decisões da ANTT e MPF.
     Também comunicamos que o projeto do Trem Rio-Minas continua cada dia mais forte e consolidado até que se resolva de fato estas questões burocráticas acima transcritas para que se possa dar início às operações.
Atenciosamente,
Cyntia Nascimento Leite
Presidente da ONG Amigos do Trem

     A expectativa da Ong Amigos do Trem e prefeitos das cidades contempladas com o trem Minas-Rio é que a recuperação da linha férrea e estações estejam concluídas até o final de 2021.
Quem quiser saber mais sobre o Trem Minas Rio, pode entrar em contato com a Ong Amigos do Trem através da fanpage: Amigos do Trem

11 comentários:

  1. A expectativa é muito grande e os amantes de trem, aguardam ansiosamente!

    ResponderExcluir
  2. Amo viajar de trem adorei ler essa matéria

    ResponderExcluir
  3. Grande notícia, adoro viajar de trem mesmo trajetos curtos como Tiradentes-São João Del Rei,ou, o trem de Passa 4

    ResponderExcluir
  4. Assim que inaugurar com certeza vou passear de trem...adoro é muito romântico.

    ResponderExcluir
  5. Eu quero falar este passeio por favor tem como avisar. Obrigada

    ResponderExcluir
  6. Não vejo a hora de fazer este passeio

    ResponderExcluir
  7. Gente aieeeeee quero muito passear amo muito tudo isso vamos de trem passeio gostoso cheiro de fumaça e claro paisagem de tirar o fôlego aí eeeee eeeee amoooo adoro esperando ansiosamente bjusss a todos tchau 👋.

    ResponderExcluir
  8. Gente aieeeeee quero muito passear amo muito tudo isso vamos de trem passeio gostoso cheiro de fumaça e claro paisagem de tirar o fôlego aí eeeee eeeee amoooo adoro esperando ansiosamente bjusss a todos tchau 👋.

    ResponderExcluir
  9. Lindinho. As crianças de Sapucaia ficam encantadas.
    Quando eu era pequena , e a Rede Ferroviaria era Ativa, vi de tudo passar ali. Eu adorava!
    Sempre morei perto da Via Ferrea!

    ResponderExcluir
  10. Parabens Vou querer passear nesse trem

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores