Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 12 de abril de 2019

Queijo maturado na cachaça com jabuticaba

     Existem vários processos de maturação de queijos existentes no mundo. Conheço algumas e como minha família tem tradição em queijos, é um tema que sempre me interessou.
     Através da Carolina Biasi, fanpage Sabará Sabor e do restaurante Alambique e Armazém Jotapê, em Pompéu, distrito de Sabará MG, conheci a técnica, criada por ela e sua mãe, Iara Biasi, de maturar queijo na cachaça com jabuticaba. As duas são as criadoras do processo de maturação de queijos na cachaça com jabuticaba.
     Fiquei bastante curioso em conhecer esse processo de maturação e resolvi maturar um queijo. Ficou ótimo!
É bem simples o processo.
- Você compra um queijo comum, meia cura. Qualquer queijo.
Numa vasilha coloque o queijo, em seguida a cachaça e por fim, jabuticabas como pode ver na imagem acima. 
- Tampe com um pano ou tela de preferência, para não cair insetos e deixe "curtindo" por 5 dias. 
- No terceiro dia estourei algumas jabuticabas.
- Nesse período, a cachaça e a jabuticaba agirão no queijo, tornando sua tonalidade mais intensa, firme e com a casca mais escura.
- Após esse tempo, retire e deixe o queijo "secando" por 15 dias. 
- O resultado final será como o da foto acima.
     Prontinho! O queijo já está maturado e o sabor é diferente, gostoso, intenso, meio picante. O bom de tudo é que o queijo não perde suas características, podendo ser usado normalmente como qualquer outro queijo.
     Gostei dessa experiência e sempre irei fazer essa técnica.
     Agora você me pergunta: o que fazer com a cachaça? Uai, eu coei e tomamos. Ficou gostosa com gostinho de queijo e jabuticaba.  
     Quem for a Sabará, vá a Pompéu, um distrito histórico e muito aconchegante. Bem no centro de Pompéu está o Restaurante e Alambique Jotapê. A comida é tipicamente mineira e como Sabará é a terra da jabuticaba e ora-pro-nobis, pratos com esses dois ingredientes não faltam. Além disso o atendimento no restaurante é um dos melhore, além do lugar ser muito aconchegante e confortável. Tanto a Carol, quanto toda a família são atenciosos, gentis, educados e com um talento enorme para a culinária. Fazem cada pratos de dar água na boca. (Arnaldo Silva)

7 comentários:

  1. Sobre o queijo maturado na cachaça e jabuticaba, queria saber se o líquido tem de cobrir o queijo, caso contrário, se preciso virá-lo pra cachaça agir nele todo. Aguardo retorno. Obrigada. Leila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim o líquido tem que cobrir todo e dois dias após, estoure algumas jabuticabas para a fruta agir também no queijo. Não precisa virar, estando todo coberto, o queijo ficará todo tomado pelo líquido.

      Excluir
  2. Queria saber se o queijo de manhã, deixa a pessoa de pileque rs rs rs

    ResponderExcluir
  3. Esclarecendo, gostaria de maturar o queijo, achei "sui generis" , muita originalidade , porém, quem não toma cachaça corre o risco de ficar meio grogue?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O teor de alcool absorvido pelo queijo é mínimo. Irá sentir mais o gosto da jabuticaba no queijo, que o da cachaça. Fiz e nem senti o gosto da cachaça e nem de álcool, e sim do queijo e da jabuticaba.

      Excluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores