Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 9 de abril de 2019

Plantação de Lavandas em Minas Gerais

(Por Arnaldo Silva) A beleza e delicadeza das flores e o perfume das lavandas exalam no alto das montanhas mineiras. Mas tem lavanda em Minas Gerais? Sim, em São Bento Abade, cidade com com cerca de 6 mil habitantes, no Sul de Minas, na divisa com os municípios de São Tomé das Letras, Carmo da Cachoeira, Três Corações e Luminárias. (fotografia acima da Fazenda Lavandas da Serra, de autoria do @estudioquinas de Varginha MG)
          O povoamento do município teve início com o Padre José Bento Ferreira de Toledo em 1752. A partir dessa época começaram a surgir outros moradores. O Padre nutria muita devoção ao "eremita" São Bento. Construiu uma capela em homenagem ao santo na fazenda Campo Belo, que mais tarde recebeu o nome de Povoado de São Bento e quando se tornou distrito, também chamou-se São Bento. Em 1945, o distrito passou a chamar-se Eremita. (foto acima e abaixo, enviadas pela Raquel/Lavandas da Serra/Divulgação) 
          Quando o município foi emancipado, em 30 de dezembro de 1962, optou-se pelo nome original, São Bento. Como já existia outras localidades e cidades com o nome de São Bento, acrescentaram Abade, para distinguir o novo município que surgia. Assim ficou São Bento Abade. (foto abaixo da Fazenda Lavandas da Serra, de autoria do @estudioquinas de Varginha MG)
As lavandas em São Bento Abade
          O clima frio, aliado à altitude das montanhas mineiras são propícias para o cultivo de lavandas. O cultivo de lavandas em São Bento Abade teve como pioneira a Fazenda Maria Vitória, tradicional produtora de cafés, da cidade de Três Corações, a 30 km de distância de São Bento Abade. Agora é também pioneira em produção de lavandas para uso terapêutico, culinário, decorativo, artesanato, para ambientes e cuidados pessoais, em Minas Gerais. (na foto abaixo, óleo de lavanda, fotografado pelo @estudioquinas, de Varginha MG)
               Assim surgiu a Lavandas da Serra, com plantações de lavandas em São Bento Abade e lojas nas cidades vizinhas de Três Pontas e São Tomé das Letras. Além da produção de café, na Fazenda Maria Vitória, em Três Corações, todas cidades do Sul de Minas. (na foto abaixo, a Fazenda Lavandas da Serra, de autoria do @estudioquinas de Varginha MG)
A origem das Lavandas
          As espécies mais usadas como ervas e para ornamentação são as Lavanda inglesa e a Lavandula angustifolia (L. officinalis). As lavandas também são conhecidas pelo nome de alfazemas. É uma das mais antigas e mais belas plantas do mundo. São encontradas em estado nativo no Mediterrâneo, Ilhas Canárias, Norte e Oeste da África, Sul da Europa, Arábia e Índia. É largamente produzida na Europa, sendo os maiores produtores a Bulgária, França, Austrália, Rússia, Grã-Bretanha e Hungria.
          As lavandas são pequenos arbustos, de cor púrpura e com delicado perfume. São usadas para arranjos florais, terapêuticos, medicinais, em diversos tipos de artesanatos e até na culinária. Sua fragrância afasta a presença de insetos e parasitas. Da planta também se extrai óleos utilizados na indústria da beleza e ainda como antisséptico e na aroma-terapia. Lavandas são usadas ainda na culinária, como geleias, doces, bolos, etc. (foto abaixo de @estudioquinas de Varginha MG)
          O chá de lavanda, também conhecido por alfazema, é muito consumido, mas recomenda-se não usar continuamente e sim moderadamente. Este chá, ajuda a diminuir a ansiedade, melhora o sono, relaxa e ainda ajuda na redução da pressão arterial, febre, cicatrização de aftas, enxaqueca e a estabilizar os batimentos cardíacos. ( foto acima do @estudioquinas de Varginha MG, e abaixo, produtos feitos à base de lavanda, na Fazenda Lavandas da Serra em São Bento Abade)
A preferida das abelhas
     Durante a florada, que acontece no início do inverno, entre junho e julho, com duração de 30 dias mais ou menos, os campos de lavandas são tomados por abelhas, misturado aos tons das flores roxas da lavanda. 
          As abelhas adoram o perfume das flores de lavandas, isso porque as flores produzem néctar em abundância, atraindo-as em grandes quantidades. O mel que oriundo das lavandas é considerado de alta qualidade e grande valor comercial, já que é um mel de qualidade nutricional superior aos outros existentes. (fotografia acima e abaixo de @estudioquinas de Varginha MG)
          Um detalhe interessante, é que, dependendo da posição do sol, as lavandas tem alterações em suas cores, devido o reflexo da luz solar, principalmente no fim no alvorecer e entardecer. Além do espetáculo maravilhoso que é comtemplar o pôr do sol, em meio à lavandas, sentir o delicioso e suave perfume, que as lavandas exalam, é extasiante. É um descanso e relaxamento incrível para os olhos, olfato e mente. 
Para conhecer a Fazenda e agendar visitas, o telefone de contato é (35) 99873-1437.

17 comentários:

  1. Já sabia que minas é o maior produtor de café e de qualidade,maior de leite, maior produtor mineral. Produz azeite, trigo!!,feijão.....mas lavanda!!!!??...é novidade!!...bão dimais!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim , já faz um tempo que em Monte Verdeistrito de Camanducaia há um plantio grande, lindo e organizado. Esse pessoal de São Bento de Abade foi novidade p/ mim

      Excluir
  2. Só Minas mesmo pra ter tudo e agora lavanda nossa pasmei olha que conheço tudo de Minas mas sabia que Cunha interior de SP tem mas já vir de tudo as tradições comidas mas foi surpresa grande parabéns pelas informações amei esta terra querida e amada cada lugarzinho são muitos especiais pra quem procura é apaixonante

    ResponderExcluir
  3. Amei conhecer! Gostaria de saber qual a melhor época para visitar e se deliciar.

    ResponderExcluir
  4. Mais uma novidade para mim...Nosso estado é muito rico. Deve ser uma paisagem divina.

    ResponderExcluir
  5. Que fantástico!! Muito lindo e interessante...
    Amei a reportagem!!

    ResponderExcluir
  6. Como chegar, saindo de Belo Horizonte? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Facinho... Pegue a rodovia Fernão Dias, BR-381, até Três Corações e de lá siga sempre em bom asfalto por mais 30 quilômetros. Há uma caminho um pouco mais curto sem passar por Três Corações, mas a estrada é de terra e precária. São Bento Abade fica a 21 quilômetros da mística São Thomé das Letras.

      Excluir
  7. Como é feita a visitação as plantações? Existem taxas, precisa de algum agendamento?

    ResponderExcluir
  8. Encantada! Não sabia q Minas produzia lavanda e tão próxima à minha terra, Alfenas.

    ResponderExcluir
  9. Em Monte Verde há a empresa produtora e cultivadores de lavanda tbm. Muito organizados com destiladores grandes. Produzem óleo.essenciais e o carro chefe é lavanda. Grande plantio, muito organizados.

    ResponderExcluir
  10. Quero visitar e conhecer mais sobre a cultura.

    ResponderExcluir
  11. Este lugar é lindo. Já fui e pretendo retornar.

    ResponderExcluir
  12. Nossa sou doida para conhecer esse lugar e agora com essa dica de Monte verde tambem estou doida já

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores