Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 23 de outubro de 2018

Ao invés de gaiolas, casas para os pássaros

(Por Arnaldo Silva) "Canário Livre, Sonho Real" é um projeto que visa conscientizar as pessoas que lugar de pássaros é natureza, livres. Ao invés de gaiolas, incentivam a construção de casinhas onde os pássaros podem se reproduzir, se alimentar e conviverem livremente nas cidades e nos seus habitats naturais. Esse projeto existe em várias cidades do Vale do Jequitinhonha, tornando ás cidades mais belas, com vida e cheia de pássaros.
           Em 2013, um grupo de voluntários da cidade de Chapada do Norte MG, também no Vale do Jequitinhonha, se reuniu para implantarem na cidade este projeto. Faziam reuniões constantes, nas manhãs de domingo. Iam às escolas, conversam com professores e alunos sobre a importância dos pássaros livres e na presença deles na cidade, como por exemplo, no controle de pragas. 
          Conseguiam os tratadores e chocadores, conversam com os moradores e comerciantes para conscientizando-os para que cuidassem das casinhas que colocavam nas ruas e praças, bem como colocassem água e comida para as aves, como alpiste, fubá e canjiquinha, além de limparem as casinhas o chão.
          O projeto foi muito bem sucedido e teve amplo apoio da comunidade, inclusive da Igreja Católica.
          A iniciativa fez com que criadores de pássaros ou quem tinha alguns deles em gaiolas libertassem as aves, tanto na cidade, quanto na zona rural. O resultado é o grande número de pássaros que são vistos na cidade, bem como grandes quantidades de casinhas disponíveis para que eles possam se reproduzir.           
          Essas casinhas são doadas pelos moradores da cidade, entre eles, o artista plástico Leandro Júnior que mora em Cachoeira do Norte, distrito da cidade de Chapada do Norte. Leandro é um dos grandes artistas de Minas Gerais e seus trabalhos em argila são valorizados em todo Brasil. 

          Para colaborar com a campanha ele criou casas para os pássaros em forma de edifícios, em argila. A ideia dele é reunir vários pássaros num só lugar. O trabalho é doado e instalado nas praças e ruas da cidade em que mora. O artista aderiu ao projeto e participa doando as casinhas e ele próprio criou um curso onde ensina as pessoas interessadas a fazerem as casinhas em argila, desde que elas doem para a cidade. 
          Segundo Leandro "como a campanha "Canário Livre" vem ganhando muita força em nossa região decidi então elaborar esses edifícios em argila para os passarinhos. Como percebi que os passarinhos gostaram principalmente os canarinhos, resolvi então criar então esse projeto aqui onde eu moro, Cachoeira do Norte, onde dei a oportunidades de pessoas aprenderem a fazer, mas nas condições dos trabalhos feitos no curso serem doados para serem colocado nas praças. Com isso nossas praças ficaram mais bonitas e mais atrativas para quem passa pelo nosso distrito vendo nossos pássaros livres", concluiu. 
Na imagem, o artista plástico Leandro Júnior, ao centro, e seus alunos. Ele ensina seus alunos a fazerem os edifícios para abrigar os pássaros. Quem se interessar pelo trabalho do artista, pode entrar em contato pelo whatsapp: 33 99989-2435

18 comentários:

  1. Muito interessante e importante o projeto !! Só posso acrescentar que essa região pode também evitar pintar as árvores de branco. Inócuo e desnecessário. Grata.

    ResponderExcluir
  2. Interessante, ideia a ser seguida por todos...

    ResponderExcluir
  3. SENSACIONAL! ENQUANTO NESTE PAÍS OBSERVAMOS ALGUMAS CULTURAS, COMO OS AÇORIANOS, QUE TEM ESTE PÉSSIMO HÁBITO DE PRENDER PASSARINOS, O QUE NO MEU ENTENDER É UM CRIME HEDIONDO, PORQUE NÃO TEM MALDADE PIOR DO QUE TRANCAR UM SER QUE NASCEU PARA VOAR E SER LIVRE, VEMOS GRAÇAS A DEUS PESSOAS INTELIGENTES QUE TENTAM OFERTAR PARA ELES A LIBERDADE QUE ELES PRECISAM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem, Claudeth, também penso assim e faço casinhas de madeira para eles. De Uberaba, Ramon.

      Excluir
  4. Verdade Claudeth Possenti
    Estou com vc.

    ResponderExcluir
  5. AMEI! Tenho casinhas espalhadas pela minha casa afora, mas os passarinhos olham, parecem que vão entrar e não entram: kkkkkkkkkk! Mas eles bebem a água e comem os alimentos que coloco pra eles! São adoráveis! Aqui aparecem várias espécies de maritaca, sanhaço, saíra, garibaldi, pássaro preto, azulão, chapinha = canário-da-terra, tiziu, bico-de-lacre-comum, pica-pau-do-campo, pica-pau-verde-barrado, joão-de-barro, sabiá-laranjeira, sabiá-do-campo, rolinha, pombo-doméstico (que não gosto), pomba-verdadeira, apareceu uma pomba diferente, anteontem que não sei o nome, mas acho que é a avoante, pardais, beija-flor, cambacica = sebinho, bem-te-vi... SOU UMA PRIVILEGIADA, GRAÇAS A DEUS!!!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns por esta Página; sempre colocam assuntos interessantes! SUCESSO e BOA SORTE!!!

    ResponderExcluir
  7. Linda iniciativa. Como não sou bióloga fiquei apenas preocupada se a iniciativa também não atrai pombos, que infelizmente transmitem doenças. Como resolver?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensando nisso, o espaço para os pássaros é bem pequeno. Um pombo não entraria nos cômodos. Na verdade não é casa para as aves e sim um comedouro onde se coloca a comida e elas não estragam pelo sol ou pela chuva, permitindo que os pássaros se alimentem sempre.

      Excluir
  8. LINDO PROJETO. PARABÉNS A TODOS OS APOIADORES, A AO CRIADOR DO PROJETO.

    ResponderExcluir
  9. É lindo tudo.O que peca neste site é os banners de publicidade.Muita poluição visual.Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
  10. Meus parabéns, Leandro, por esta excelente ideia. Só espero que a população respeite essas casinhas e ainda se encontrem nos devidos lugares. Abraços.

    ResponderExcluir
  11. Uma pergunta: essas casas pintadas de branco são de madeira? Grato.

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores