Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Carvalhos: a cidade das trilhas, do Cafundó e das cachoeiras

(Por Arnaldo Silva) Carvalhos é uma pequena, pacata, charmosa, atraente e singela cidade do Sul de Minas. Se destaca pela tranquilidade e por suas belezas naturais, que a cada dia atraem turistas em busca de descanso e convívio com a natureza. O município possui pacatos distritos, entre eles Franceses, Furnas e o Cafundó, povoado onde é produzida a melhor cachaça da região.
          Carvalhos (na foto acima do Dalton Maciel) tem origem no século XVIII com a chegada à região da Mantiqueira de franceses que deixaram o Rio de Janeiro, onde viviam, fugindo da perseguição da Coroa Portuguesa.
          Isso porque nessa época, forças francesas tentaram se apoderar do ouro vindo de Minas Gerais e acabaram derrotados e expulsos pelos portugueses.
          Alguns não voltaram para a França, e embrenharam pelo sertão da Mantiqueira. Os franceses que vieram para a região, estabeleceram-se próximo a um ribeirão, formando um povoado, com casario, igreja e uma roda d´água, com o objetivo de lavar ouro, já que acreditavam que nessa região, também tinha o tão procurado metal.
          Como os fundadores eram franceses e pela roda d´água, o local passou a ser chamado de Franceses da Roda, povoado que existe até hoje na cidade, conhecido atualmente por Franceses, somente. (na foto acima da Mônica Rodrigues, o casario do povoado, a Igreja e o coreto da Vila, onde ficava a antiga roda d´água)
A origem do nome da cidade
          A região teve crescimento pequeno, devagar, com pequenas fazendas, algumas delas com escravos. Numa dessas fazendas, no final do século XVIII, vivia Dona Maria Joaquina Mendes de Carvalho, senhora muito religiosa que doou uma parte de suas terras para ser construída uma igreja dedicada a Nossa Senhora da Conceição Aparecida.
          Por falta de mão de obra qualificada, a igreja não foi erguida, na época. Somente em meados do século XIX é que a realidade mudou, com a chegada à região de uma família, vinda de Pouso Alto MG, no Sul de Minas. A família se estabeleceu próximo as terras doadas por Dona Maria Joaquina Mendes de Carvalho.
          Tinham o mesmo sobrenome da dona da fazenda, Carvalho, sobrenome este da alta nobreza portuguesa, existente neste país lusitano desde o século XII. 
          A família Carvalho que chegou à região era formada por pessoas bem simples e conheciam a arte da carpintaria e construção, por isso dispuseram a erguer o templo dedicado a Nossa Senhora da Conceição Aparecida. 
          Em torno da igreja foi formando um povoado, que aos poucos foi crescendo, se tornou Vila, distrito, para enfim, cidade emancipada em 27 de dezembro de 1948. Em homenagem a família Carvalho, por seu pioneirismo e importância para a formação e povoamento da região que originou a cidade, seu nome passou a ser Carvalhos.(na foto abaixo do Rildo Silveira, a Igreja do Sagrado Coração de Jesus)
            O município de Carvalhos conta com cerca de 4.500 habitantes e está a 380 km de Belo Horizonte, a 1032 metros de altitude. Faz divisa com os municípios de Aiuruoca, Seritinga, Liberdade e Bocaina de Minas. (na foto acima de Dalton Maciel, fazenda de gado leiteiro em Carvalhos e abaixo, de Mônica Rodrigues, colheita de uvas, morangos e framboesas)
           A economia da cidade gira em torno de pequenos comércios, artesanatos, na pecuária leiteira, na agricultura, se destacando o cultivo de morangos e tomates, além do turismo, já que na cidade encontra-se cerca de 70 cachoeiras e mais de 400 km de trilhas. 
          As belezas naturais de Carvalhos e suas trilhas, são atrativos que atraem amantes da natureza e praticantes de esportes radicais. Por isso, Carvalhos é conhecida por Terra das Cachoeira e das Trilhas. (na foto acima do Dalton Maciel, a Cachoeira dos Franceses)
          Um dos destaques naturais de Carvalhos (na foto acima de Dalton Maciel) é o Pico do Muquém, com cerca de 1800 metros de altitude e a cachoeira da Estiva, (na foto abaixo de Jerez Costa), uma das mais belas cachoeiras de Minas Gerais, muito procurada por moradores da cidade, região e turistas do Brasil inteiro que vem à cidade vivenciar suas belezas naturais. 
          Outro destaque natural da cidade é a Serra dos Três Irmãos, onde está o Pico do Muquém e ainda o Pico do Calambau. Na Serra do Quilombo está o Pico do Quilombo, outro atrativo do município juntamente com as Serra da Aparecida e a Serra do Grão Mogol.
          O inverno no município é bem rigoroso, como em todas as cidades da Serra da Mantiqueira. Temperaturas negativas e geadas são as marcas do inverno em Carvalhos. São dias e noites seguidas totalmente congelantes.(na foto acima de Mônica Rodrigues, amanhecendo o dia na zona rural de Carvalhos).
O Cafundó
          Já te mandaram tomar no Cafundó? Pois é, esse lugar existe sim. Fica em Minas, em Carvalhos. É um pequeno povoado de fácil acesso em Carvalhos. O lugar é ótimo, bem cuidado e os moradores do pequeno povoado são todos gente da melhor qualidade. Aliás, como todo povo de Carvalhos é. 
          Destaque do Cafundó é o pesque-pague e suas famosas aguardentes feitas com frutas da região, como podem ver na foto acima do Dalton Maciel, com abacaxi, amora, maracujá, maçã, laranja, goiaba, mel, canela etc. Produto artesanal, de alta qualidade e sabor diferenciado. 
          Essa é Carvalhos (na foto acima de Dalton Maciel), cidade da Mantiqueira, abençoada pelo esplendor da Serra da Mantiqueira. Uma típica, genuína e aconchegante cidade do interior mineiro. 

8 comentários:

  1. adoraria poder usufruir de TUDO QUE FOI DITO!!!!

    ResponderExcluir
  2. Só faltou falar, que na parte economica, carvalhos também é uma grande produtora de queijos, com vários produtores, mas infelizmente não se tem a devida divulgação!

    ResponderExcluir
  3. Orgulho de ter raízes fincadas nesta maravilhosa Cidade, especificamente em Franceses. Amo

    ResponderExcluir
  4. Vou conhecer em breve !!!
    Lindo lugar de uma história muito interessante típica do nosso Brasil dos sertões encantadores.

    ResponderExcluir
  5. Amei, não conheço mas pretendo conhecer.

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores