Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Conheça a Vila de Macacos

(Por Arnaldo Silva) Bem pertinho de Belo Horizonte, uma charmosa e pitoresca vila chama a atenção para os amantes da natureza, ótima gastronomia e história colonial. É a Vila de Macacos, também chamada de São Sebastião das Águas Claras, distrito de Nova Lima, a 30 km de Belo Horizonte. (na foto abaixo, de Andréia Gomes, a Matriz de Macacos)
     Macacos, era a alcunha dada pelos bandeirantes que exploravam o ouro na região no século XVIII, aos contrabandistas de ouro, que ficavam sobre as árvores observando o movimento na mineração e usavam trilhas pelas matas para contrabandear o metal. Com isso o nome do lugar passou a se popularizar como Macacos, mesmo tendo como nome oficial, São Sebastião das Águas Claras.
     Com a presença constante de bandeirantes, o arraial foi se formando e crescendo. Em 1718 é construída uma pequena capela, dedicada a São Sebastião, hoje uma das relíquias históricas de Minas Gerais. Sua primeira reforma foi em 1801, tendo acontecido ao longo dos séculos novas reformas, sendo a última recentemente. São Sebastião das Águas Claras é uma das poucas localidades da região da Grande Belo Horizonte, que ainda preservam construções do período colonial. 
 A partir de meados do século XIX o ouro já não é mais encontrado como antes, fazendo com que as atividades mineradoras se extinguisse na região, com muita gente indo embora para buscar novas ocupações. Os que firam na vila buscaram se diversificar, investindo na agricultura e pequenos comércios de gêneros de primeira necessidade. (foto acima e abaixo de Guido Berkholz)
     Por sua proximidade de Belo Horizonte e suas belezas naturais, Macacos começou a viver nova fase de exploração, agora com o turismo gastronômico, de aventura e ecoturismo tendo como atrações as cachoeiras dos Macacos, Dantês, Ponte, Central e dos Mendes. Com isso, condomínios, bares, restaurantes finos e pousadas foram se instalando na histórica Vila ao longo das últimas décadas, transformando Macacos no centro de turismo na Região Metropolitana de Belo Horizonte.    
Como chegar
De carro: Pela Av. Nossa Senhora do Carmo - BR 040 sentido Rio de Janeiro. Entrar à direita, logo após a placa que indica a Mineração MBR, km 25.
De Ônibus: Ônibus 3915 - São Sebastião das Águas Claras

Um comentário:

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores