Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 19 de dezembro de 2017

A lenda da Zagaia

(Por Maria Mineira) Lenda ou não, a história da Zagaia é muito conhecida aqui na região. Conto a versão do meu bisavô Tininho. Seu pai, José Justino foi tropeiro e grande conhecedor da Serra da Canastra e suas histórias.
          Enquanto na região das minas, as pessoas estavam voltadas para a abundância da extração de ouro e diamantes, a produção de alimentos era escassa, para suprir as suas necessidades. Os tropeiros tiveram grande importância econômica, pois, além de animais, faziam também o comércio de carne, toucinho, farinha, rapaduras e queijos, que eram transportados nos cavalos, ou carros de bois. Em caixotes de madeira, ou em broacas (bolsas de couro).
          Certa vez, um tropeiro e dois filhos empreenderam viagem, levando além das mulas, três carros, puxados por várias juntas de bois, conduzidos por escravos, que também tratavam de fazer o carregamento das cargas nos mesmos. Haviam partido do Desemboque, cidade, à época, com quase três mil habitantes, considerada a mais próspera da região, onde existia um entreposto comercial. O destino dos tropeiros era São João Del Rei, aonde chegariam ao fim de um mês.
          Em certa parte do caminho, na rota dos viajantes, ficava a fazenda da Zagaia. Passados alguns meses os tropeiros não retornaram da empreitada. Então, o filho mais novo reuniu alguns homens, preparou um carregamento e seguiu viagem com o intuito de descobrir o paradeiro do pai e dos irmãos. Durante o trajeto, indagava, e a última notícia que o rapaz tivera, é que eles haviam sido vistos perto da Serra da Canastra, a poucas léguas do Sertão da Farinha Podre, antigo nome de uma área que hoje é a cidade de Sacramento e parte do Triângulo Mineiro.
          Depois de muitas léguas, resolveram pernoitar e o único local para descanso era a fazenda Zagaia. Aquela propriedade solitária funcionava como estalagem para viajantes. Os proprietários deram abrigo a toda a tropa, mas ao serem indagados, não souberam informar nada sobre o tropeiro desaparecido.
         A refeição foi servida por uma jovem escrava, esta encantou o tropeiro com a sua beleza e bons modos e por conta disso, antes de seguir viagem, ele a encontrou a sós na cozinha, a presenteou com um corte de chita e um pedaço de fumo de rolo. Combinou vê-la outra vez, em sua volta. Da janela, a moça espiava com olhar triste, a tropa se afastando e sumindo na estrada do chapadão.
          Semanas depois, os tropeiros retornavam já com o dinheiro da venda dos produtos e foram convidados pelos donos da fazenda a pousar ali. A escrava, ao ver de volta o rapaz pelo qual havia se afeiçoado, chamou-o a um canto dizendo a ele que, à noite se deitasse debaixo da cama indicada pela fazendeira e não sobre a cama. Não queria falar mais nada, rogou-lhe que só fizesse o que lhe pedia.
          Estranhando tal pedido, e vendo-a aos prantos, o rapaz desconfiou que algo muito ruim estivesse por acontecer. Tanto insistiu que ela acabou contando o segredo da Fazenda Zagaia. Aterrorizado, ele soube pela escrava, do trágico destino do pai e irmãos: quando retornaram com o dinheiro, o proprietário da fazenda os convidou a passarem a noite no quarto maior, pelo preço do menor. O velho tropeiro e seus filhos aceitaram de bom grado, ignoravam que, escondida no teto, havia uma zagaia pronta para ser lançada sobre eles e dar-lhes o descanso eterno.
          A Zagaia era uma enorme peça de madeira com grande quantidade de pontas de ferro. Os donos a amarravam logo acima das camas, perto do telhado. A outra ponta da corda ficava no quarto ao lado, onde esperavam. Ao ouvir os hóspedes se mexendo na palha dos colchões, era sinal que já estava na hora... Sem dó nem piedade soltavam a corda e zagaia despencava, cravando suas pontas nos hóspedes.
          Assim foram mortos o velho tropeiro e os filhos. Depois de roubarem todos os pertences e dinheiro, jogaram os três corpos do alto de um penhasco, nos fundos da fazenda.
          Enamorada, a moça não queria o mesmo destino para o seu benfeitor. À noite, o ajudou a se esconder em outro ponto do quarto e aguardaram em silêncio, até que os fazendeiros assassinos acionassem a Zagaia.
          Revoltado, sem pensar duas vezes, o filho do tropeiro quis vingar o pai e os dois irmãos. Antigamente nesses sertões a justiça era feita assim: “Aqui se faz aqui se paga”. Na mesma noite reuniu os camaradas e deu cabo da vida do fazendeiro e de todos os seus comparsas, poupando apenas a escrava, que levou consigo. Assim terminou uma longa série de assassinatos no Chapadão da Canastra.
          Num precipício perto da fazenda foram encontrados os restos mortais do tropeiro e seus dois filhos, juntamente com as ossadas de centenas de viajantes incautos que por ali passaram e foram vítimas dos assassinos da Fazenda da Zagaia.

8 comentários:

  1. Este conto delicioso tem a marca do folclore mineiro, lindamente representado pela autora. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Onde encontro pra comprar, ja procurei em varias livrarias e nao tem.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Gostei muito lindo essa lenda

    ResponderExcluir
  4. São Roque de minas e suas histórias!

    ResponderExcluir
  5. Que conto bacana! Ah, Minas e suas histórias. Gostaria de ler o livro.

    ResponderExcluir
  6. Se é verídico ou não, mas o importante é que estive lá nas ruínas da fazenda. Foi show! (Marcos D'Luz)

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores