Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 19 de dezembro de 2017

18 destinos paradisíacos para você curtir em Minas

(Por Arnaldo Silva) Minas Gerais é o destino para os amantes de rios, lagoas e cachoeiras. São cidades com paisagens deslumbrantes! Rios, cachoeiras, praias artificiais, lagoas, represas, clubes, mares de serras e natureza exuberante, garantem uma diversão perfeita para quem vive ou opta por estar em terras mineiras. São 853 municípios mineiros, todos com belezas e opções de lazer e diversão para todos os gostos.
          Desde os lugares mais tranquilos, até os lugares mais agitados, você encontra em todos os cantos de Minas Gerais. São centenas, mas infelizmente não podemos postar todos os municípios de uma vez só e escolhemos 18. Faltaram então 835. Vale a pena conhecer Minas e viajar pelas maravilhas de nosso Estado. (na foto acima de do Deividson Costa, a Represa de Camargos, em São João Del Rei) Conheça as as cidades e suas paisagens para você vivenciar Minas.
01 - Carrancas e São João Del Rei
          São João Del Rei, Carrancas, Itutinga, Nazareno e Madre de Deus de Minas, são banhadas pelas águas da Represa de Camargos, Região do Campo das Vertentes. A represa é formada, principalmente, pelas águas do Rio Grande. A Usina Hidrétrica de Camargos, construída entre Itutinga e Nazareno, entrou em operação, em 1960.
          O espelho d´água formado pelas águas da represa, realçou a beleza da região, além de permitir, pescarias, passeios e prática de esportes aquáticos, com destaque para os povoados de Engenho da Serra, pertencente a São João Del Rei (na foto acima do Deividson Costa) e Capela do Saco, em Carrancas. Além do desenvolvimento que a usina proporcionou à região, desenvolveu bastante o turismo local, com as águas da Represa de Camargos, criando paisagens incríveis e melhor qualidade de vida, nas cidades, distritos e povoados, banhados pela represa. 
          Um dos mais antigos e tradicionais povoados da região, é a Capela do Saco (na foto acima de Gilson Nogueira), entre Carrancas e São João Del Rei. Está às margens do Rio Grande. O distrito foi um importante canal comercial de São João Del Rei no século XVIII, para escoamento da produção do ouro até o porto de Paraty/RJ. Seu povo é agradabilíssimo e muito gentis. A de Camargos é um convite para um bom banho, em dias ensolarados. 
          O visitante, além da represa, pode curtir várias cachoeiras na zona rural do distrito como por exemplo as quedas do Rio Grande que formam pequenas cachoeiras com lagos ao longo do trajeto do rio, ótimas para banho. É um dos maiores atrativos da região onde se pode trazer lanchas, jet skis, botes ou mesmo curtir as águas tranquilas da represa (na foto acima de Jerez Costa). Um dos passatempos preferidos, dos moradores e de visitantes é pescar às margens do Rio Grande e Represa.
02 - Alto Caparaó
          Sua população segundo o Censo realizado pelo IBGE em 2019 é de 5.847 habitantes. Está a 997 metros de altitude, na Zona da Mata Mineira, próximo a divisa com o Espírito Santo. Em Alto Caparáo estão localizados o Pico do Cristal com 2.769,05 metros de altitude e o lado mineiro do Pico da Bandeira (na foto acima do Sairo Guedes), com 2.891,32 metros de altitude, o ponto mais alto de Minas Gerais e o 3° mais elevado do Brasil, na divisa com o município capixaba de Ibitirama. Alto Caparaó faz parte do Circuito Turístico do Pico da Bandeira, estando no município uma das portarias para o Parque Nacional do Caparaó. A outra entrada do Parque fica no município de Dores do Rio Preto/ES. O Parque é seu principal atrativo turístico onde estão localizados a Cachoeira Bonita, os vales: Verde e Encantado, o Pico da Bandeira, o Pico do Cristal entre outros.
03 - Boa Esperança
          Boa Esperança, segundo o IBGE, contava em 2019 com 40.127 habitantes e fica no Sul de Minas. É neste município que se encontra a Serra da Boa Esperança, a qual se tornou célebre através da música que leva seu nome, composta por Lamartine Babo e interpretada por diversos cantores. Por seu território passa o Rio Grande, importante para o desenvolvimento da região. O município faz parte do circuito turístico Grutas e Mar de Minas.
          O Lago de Boa Esperança possibilitou o desenvolvimento do turismo e do lazer da população. (foto acima de Rogério Salgado) O lago formado pelo represamento das águas do ribeirão Marimbondo, Maricota e Cascavel dá mais beleza e charme á cidade. São 9 km², com 3 km², banhando a cidade, com uma bela orla com praças, avenidas arborizadas, restaurantes, instalações para pesca com vara, ancoradouro para barcos e jardins; Passeio de Lancha; Passeio de Jet Ski; Pesca esportiva; Cachoeira do lago; Ultraleve e duas praias artificiais são atrativos imperdíveis na cidade: a Praia do Bicano: Criada em torno da Av. Beira Lago com intuito de reunir as pessoas para desfrutarem da beleza do Lago dos Encantos e a Praia do Celeiro: Localizada nas proximidades da FAFIBE. 
          O verão em Boa Esperança é imperdível. Vale a pena!
04 - Itabira
          Na terra do poeta Carlos Drumond de Andrade,  a 110 km de Belo Horizonte, com cerca de 125 mil moradores, Itabira destaca-se a bela arquitetura de seus casarões na área central e diversos atrativos naturais, tais como o Parque Natural Municipal da Água Santa, que tem 12 mil m² e é uma área verde situada no centro de Itabira; a Mata do Intelecto, remanescente de Mata Atlântica de 21,60 hectares; a Mata do Limoeiro, remanescente de Mata Atlântica de 2 mil hectares, um dos maiores da região; o Morro Redondo; a Pedra da Igreja; a Serra do Bicudo; o Cânion dos Marques; a Serra das Bandeirinhas; a Serra dos Alves; além das cachoeiras dos Cristais, da Lucy, dos Borges, do Campo, do Bongue, da Conquista, da Boa Vista, do Derrubado, do Paredão, do Limoeiro e do Meio. Em Ipoema se destacam as cachoeiras Alta, Boa Vista, Patrocínio Amaro (na foto acima de autoria de Sérgio Mourão) e do Meio.
05 - Pirapora 
          Pirapora fica no Norte de Minas e está localizada a aproximadamente 340 quilômetros da capital Belo Horizonte. A cidade, com cerca de 60 mil habitantes, destaca-se por ser o começo do trecho navegável do Rio São Francisco e por suas indústrias de ferro-silício, silício metálico, ferro-ligas, ligas de alumínio e tecidos que são os principais produtos exportados pelo município. A ponte Marechal Hermes, sobre o Rio São Francisco (foto acima de Rhomário Magalhães) e o barco a vapor Benjamim Guimarães, o artesanato, culinária típica e plantações de uvas, bem como o vinho produzido no município são os principais atrativos da cidade.  Cidade de praia fluvial e cachoeiras, atrai turistas de todo o país e tem um dos melhores carnavais do Norte de Minas.
06 - Baependi 
          Com pouco mais de 20 mil habitantes, Baependi fica no Sul de Minas. A economia do município é baseada na agricultura, no comércio, no artesanato, na comercialização de pedras de quartzito e no turismo, já que a beleza natural é o forte da cidade, cercada de montanhas, matas, rios e inúmeras cachoeiras. O artesanato é uma importante atividade econômica em Baependi. As peças feitas em bambu, palha de milho e tronco de cafeeiro são distribuídas em grandes centros urbanos, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e capitais da Região Nordeste do Brasil.
As paisagens de Baependi são de tirar o fôlego. (na foto acima de Jerez Costa, a Cachoeira do Caldeirão)Vale a pena curtir as maravilhas de Baependi.
07 - Santana do Riacho
          Com cerca de 5 mil moradores, Santana do Riacho localiza-se a norte da capital do estado, distando desta cerca de 100 km.(foto acima de Arnaldo Quintão) É a porta de entrada para a Serra do Cipó. No município estão várias trilhas, morros e montanhas propícios a escaladas, cânions, cachoeiras e piscinas naturais de águas cristalinas, além de uma grande variedade de espécies animais e principalmente vegetais, sendo que o distrito da Lapinha da Serra. 
08 - Aiuruoca
          Aos pés do Pico do Papagaio, na Serra da Mantiqueira, no Sul de Minas, está a charmosa e atraente Aiuruoca onde vivem um pouco mais de 6 mil pessoas. Sua altitude é de 989 metros mas seu relevo é acidentado, podendo variar entre 1300 a 2357 metros de altitude.
          O ar místico e misterioso de suas montanhas atraem turistas de todo o Brasil interessados em uma viagem emocionante, para seu interior com contato pleno com natureza exuberante, locais para  meditações, yoga, orações. Ambientes e práticas que proporcionam alívio do corpo e alma. (foto abaixo de Jerez Costa)

 Além disso, você encontra no município:
Cachoeiras - são mais de 85 sendo que cerca de 40 são visitadas constantemente e impressionam por sua beleza.
Esportes de Aventura - rapel, canyoning, escalada, tirolesa, rapel guiado, off-road, mountain bike, mini-rafting, rafting, boia cross.
Roteiros de Passeios - são inúmeros e atendem a todos os públicos.
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição - datada de 1726, com antigos altares de madeira.

09 - Diamantina e seus distritos
          Diamantina possui 24 distritos e os mais famosos e procurados por turistas no verão são: Conselheiro Mata, Curralinho, Sopa, Biribiri e Mendanha. Cachoeiras como da Sentinela, Cristais e do Telésforo em Conselheiro Mata são as mais visitadas no verão. (na foto abaixo de César Rocha)
          É uma das mais importantes cidades históricas de Minas Gerais, com pouco mais de 50 mil moradores. É patrimônio Cultural da Humanidade desde 1999 e a  porta de entrada para o Vale do Jequitinhonha, estando a sede a 285 km de distância por rodovia da capital Belo Horizonte, a 1280 metros de altitude, sendo banhada pelo rio Jequitinhonha.
10 - Uruana de Minas
          Uruana de Minas fica no Noroeste do Estado e contava com 3264 habitantes em 2019, segundo o IBGE. Faz divisa com os municípios de Arinos, Unaí, Riachinho e Bonfinópolis de Minas. A cachoeira da Jiboia (na foto acima de Clésio Rodrigues), com 120 metros de queda é uma das maiores atrações da região, fazendo do verão uma estação super especial para seus frequentadores.
11 
- Porteirinha
          Porteirinha é uma bela cidade do Norte de Minas Gerais com cerca de 40 mil habitantes. O município que tem como principal ponto turístico a Cachoeira do Serrado (frequentemente o nome é confundido como erro de português, porém o Serrado é o nome próprio e não uma alusão ao cerrado). (na foto acima de Marcelo Santos) Porteirinha é rodeada de grandes morros, que tornam-se uma atração turística do município. No ponto culminante de Porteirinha encontra-se o Cristo Redentor de Porteirinha, motivo de orgulho para os porteirinhenses.
12 - Botumirim
          Botumirim, uma pacata cidade com cerca de 7 mil habitantes, fica no início da Serra do Cantagalo, na divisa do Norte de Minas com o Vale do Jequitinhonha. Vizinho do Parque Nacional das Sempre Vivas, o município é banhado por vários ribeirões e tem o Rio Itacambiruçu como principal fonte alimentadora de água e que também nutre a recente Usina Hidrelétrica de Irapé, inaugurada no ano de 2006. O Rio do Peixe (na foto acima de Wilson Ferreira Santos) e suas formações rochosas surpreendentes, é um dos principais atrativos de toda a região. O lugar é lindo demais!
13 - 
São João Batista do Glória 
          São João Batista do Glória fica no Sudoeste de Minas é um dos paraísos de Minas. Com cerca de 8 mil habitantes, a cidade é pacata, charmosa, atraente e com forte vocação para o turismo, graças às suas belíssimas paisagens naturais. (na foto acima, de Pedro Beraldo, o famoso lago da Pedreira Lagoa Azul, muito procurado pela sua beleza) Cidade predominantemente rural, onde o leite é o principal produto. O município tem várias cachoeiras, o que torna a cidade conhecida regionalmente por cidade das cachoeiras. Devido ao grande nome da cidade, ela leva o apelido de "Glória". Seu mais famoso ponto turístico é o Paraíso Perdido , um dos mais lindos lugares do Brasil e mais visitado também, que proporciona um verão inesquecível e maravilhoso.
14 - Capitólio
          Capitólio é uma das cidades turísticas de Minas mais procuradas não só no verão, mas no ano todo. Cidade com ótima qualidade de vida, excelentes pousadas e restaurantes sofisticados. São cerca de 10 mil moradores que vivem num verdadeiro paraíso natural, graças a belezas águas de Furnas que mudou completamente o município, inundando suas terras e fazendo surgir paisagens impressionantes, sendo hoje uma das mais procuradas cidades para o turismo no Brasil. (foto acima de Marcelo Santos a Cachoeira da Diquadinha) Barcos, escunas, lanchas fazem parte do cotidiano dos moradores e visitantes. O prazer de estar em Capitólio e curtir suas belezas e gastronomia, não é apenas no verão. O turista é bem vindo em todas as estações do ano. 
15 - São Gonçalo do Rio Preto
          Uma pequena e charmosa cidade do Circuito dos Diamantes, com menos de 4 mil habitantes, São Gonçalo do Rio Preto fica à 56 km de Diamantina e à 350 km de Belo Horizonte. Seu destaque maior é o Parque Estadual do Rio Preto (na foto acima de Marcelo Santos, as Corredeiras do Rio Preto), gerenciado pelo Instituto Estadual de Florestas - IEF.  Outra atração é a Praia do Lapeiro, situada a 1 km do centro da cidade, esta possui estrutura para esportes como futebol de areia, vôlei de praia e peteca, além de bares e um restaurante para atender todos os visitantes. Possui uma festa do divino em agosto, que conta com a participação da marujada local procurada por vários historiadores e turistas.
16 - Morada Nova de Minas e Três Marias

          Cidade turística, charmosa, pequena, com menos de 10 mil moradores, privilegiada pelas águas do Rio São Francisco e Represa de Três Marias. Morada Nova de Minas está na Região Central de Minas a 280 km de Belo Horizonte e Três Marias a 270 km. (na foto acima, Praia de Morada Nova de Minas e abaixo, um das praias de Três Marias. Ambas de autoria de Sérgio Mourão)
          Essas duas cidades vizinhas formam um belíssimo complexo turístico e gastronômico, graças às belezas do Rio São Francisco e dos peixes do rio, que geram pratos deliciosos.  A agricultura, artesanato, culinária e alegria do povo dessas duas cidades já são convites para visitá-las mas o Rio São Francisco e passeios de balsa ou barco pela represa são passeios encantadores e imperdíveis.
          Além disso, praias formadas pelas areias do Velho Chico fazem a alegria dos banhistas e turistas. Vale a pena conhecer o Lago de Três Marias e essas duas cidades em particular. 
17 - Nova Ponte
          Com cerca de 17 mil moradores, Nova Ponte é um município novo e muito pacato, totalmente planejado, quando a antiga cidade foi inundada pelas águas da Represa de Nova Ponte. É um dos municípios de melhor qualidade de vida em Minas Gerais. Nova Ponte também é conhecida pelas belezas naturais com destaque para a "prainha e o Balneário Social, atividades esportivas na represa e no Rio Claro, principalmente a Cachoeira da Fumaça (na foto acima de Eudes Cerrado), muito procurado por praticantes de esportes radicais, bem como por seu carnaval, considerado o melhor da região. 
18- Delfinópolis
          Delfinópolis é umas mais belas cidades mineiras, no Sudoeste do Estado, tendo parte do seu território fazendo parte da Serra da Canastra, distante 400 km de Belo Horizonte. São pouco mais de 8 mil moradores vivendo numa cidade pacata, tranquila, aconchegante e rica em belezas naturais como o Complexo do Claro, várias e paradisíacas cachoeiras como a Cachoeira do Zé Carlinhos, o Vale da Babilônia, trilhas, oferecendo ainda sobrevoo de balão (foto acima de Wallace Mello). Conta ainda com uma ótima estrutura em pousadas, restaurantes, guias de turismo para atender os visitantes. 

6 comentários:

  1. Não vi São Roque de Minas. Serra da Canastra, nascente histórica do Rio São Francisco. Merecia estar na lista.

    ResponderExcluir
  2. Faltou Manhuaçu. Acredito que faltaram várias outras.

    ResponderExcluir
  3. Faltou também Bueno Brandão no sul das Gerais, com dezenas de belas Cachoeiras que se espalham pela majestosa Serra da Mantiqueira, próximo a linda Monte Sião.

    ResponderExcluir
  4. Bueno Brandão fica em MG ou SP? Porque a lista fica incompleta sem a Cidade das Cachoeiras

    ResponderExcluir

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores