Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

domingo, 19 de março de 2023

Ouro Preto não é apenas uma cidade, é uma obra de arte!

(Por Arnaldo Silva) A cidade de Ouro Preto foi fundada em 1711 e é uma das mais importantes cidades do mundo. Tanto é que foi a primeira cidade brasileira e uma das primeiras do mundo, a ser reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade, pela Unesco, em 1980. No século XVIII, chegou a ser a cidade mais populosa das Américas com com 80 mil habitantes, maior que São Paulo e Nova York, na época. 
          Construída no auge do Ciclo do Ouro, não pelas mãos de construtores ou engenheiros, mas pelas mãos de escravos e artistas, por isso que as construções ouro-pretanas são pura arte. Ouro Preto não foi construída, foi esculpida à mão, num tempo em que em que se valorizava arte, tanto no casario, quanto nas igrejas e prédios públicos. (foto acima de Ane Souz)
          Construções feitas pelas mãos habilidosas de artesãos e artistas talentosos, que trabalhavam com perfeição, suas obras em pedra sabão, madeira e em ouro. (fotografia acima de Fabinho Augusto)
          Entre os mestres que construíram Ouro Preto, destacam-se Manuel da Costa Ataíde, o grande Mestre da Pintura Barroca, além de Manuel Francisco Lisboa e principalmente, seu filho, Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, dentre outros grandes artistas, famosos ou não. (fotografia acima de Peterson Bruschi e abaixo de Nacip Gômez)
          Ouro Preto é uma relíquia, um tesouro, um museu a céu aberto. É a história viva e praticamente preservada, desde suas origens.

0 comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores