Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 16 de março de 2023

Curralinho e a Ponte do Acaba Mundo


(Por Arnaldo Silva) Diamantina, a 290 km distante de Belo Horizonte, no Vale do Jequitinhonha é formada por 10 distritos. São pequenas vilas charmosas e bucólicas, com destaque para Curralinho, uma charmosa Vila Colonial, com origens no final do século XVIII. Em Curralinho conta com menos de 1000 moradores e tem na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, um de seus maiores atrativos. (na foto acima de Sueli Santos)
          
Quando foi elevado a distrito, Curralinho recebeu outro nome, Extração, final do século XX. Mas mesmo com a mudança de nome, a histórica vila é chamada de Curralinho até os dias de hoje por seus moradores e visitantes e raramente por Extração. Está apenas 11 km de Diamantina. Extração é o nome formal, Curralinho o nome secular, tradicional e popular. (na foto acima a Giselle Oliveira, a Capelinha do Gambá, na Pedreira da Serra)
A Ponte do Acaba Mundo
          Um dos lugares muito procurado em Curralinho por visitantes é a Ponte do Acaba Mundo (na foto acima da Giselle Oliveira). A ponte foi construída em 1930 sobre o encontro de duas vertentes do Rio Jequitinhonha:  o Rio Jequitinhonha Preto e o Rio Jequitinhonha Branco (na foto abaixo da Giselle Oliveira) 
          O objetivo da ponte era para facilitar a passagem de tropeiros que vinham da região Leste de Minas à Diamantina. Hoje é um dos pontos atrativos do distrito diamantinense.       
          É um dos mais destacados cenários naturais de Minas Gerais. Tanto é que a charmosa e pitoresca Vila, atrai produtores de TVs e cinema que optam pelo distrito para gravações de externas, além de ser um dos mais atrativos pontos turísticos de Minas Gerais, que atrai turistas de todo o Brasil e mundo. 
Cenário de filmes e novelas
          Curralinho já foi cenário dos filmes Minha Vida de Menina e a Hora e Vez de Augusto Matraga, além de ter sido cenário das novelas Chica da Silva, da Rede Manchete, O Rei Davi, da Rede Record, a minissérie A Cura e as novelas Liberdade Liberdade, Irmãos Coragem e No Rancho Fundo, da Rede Globo. Todas ambientadas na Vila de Curralinho e na Gruta do Salitre, que fica apenas 1 km distante de Curralinho.
          A Gruta do Salitre (na foto acima do Anderson Sá) é uma formação rochosa em quartzito, com cânions de pedras em seu interior, com cerca de 5 metros de altura. Esses cânions tem a forma pontiaguda, formados naturalmente há milhões de anos. Nessa gruta, era extraído antigamente o salitre, um mineral usado na fabricação de pólvora. 
          Hoje é ponto turístico e um dos lugares mais belos e enigmáticos de Minas Gerais, por sua beleza natural e acústica, considerada perfeita, por isso é cenários de novelas, filmes e concertos musicais.

0 comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores