Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

sábado, 18 de março de 2023

Santa Rita Durão homenageia um homem, não uma mulher

(Por Arnaldo Silva) Santa Rita Durão é um distrito histórico da antiga Cata Preta, hoje Mariana MG, na Região Central, distante 145 km de Belo Horizonte e apenas 20 km de Ouro Preto MG. O distrito está a 35 km distante da sede, Mariana.
          Surgiu em 1702 durante o início do Ciclo do Ouro, oriundo da ocupação acelerada do sertão mineiro por bandeirantes, sertanistas, viajantes, tropeiros e aventureiros em busca de ouro, diamante e esmeralda. (Fotografia de Luciana Silva)
          Seu primeiro nome foi Nossa Senhora de Nazaré do Inficionado, variante da palavra “infeccionado”. Isso devido a baixa qualidade e do pouco ouro encontrado no curso d´água onde foi formado o vilarejo. Ouro de boa qualidade e em quantidade foram encontrados nas cercanias mais próximas.
          Em 16 de fevereiro 1718, a charmosa colonial de Santa Rita Durão foi reconhecida por lei Freguesia com o nome de Freguesia de Nossa Senhora de Nazaré do Inficionado.
          Santa Rita Durão, faz parte da Estrada Real. Conta hoje hoje menos de 1000 moradores. (fotografia de Luciana Silva)
          O distrito tinha população maior, reduzida em 5 de novembro de 2015, quando seu subdistrito, Bento Rodrigues, foi devastado pela lama, devido rompimento da barragem de rejeitos da mineração de ferro da Samarco Mineração S. A, no Rio Gualaxo do Norte. Nessa época, Bento Rodrigues contava com 200 casas e 620 moradores.
A vila de Santa Rita Durão
          A pequena, pacata, tradicional é rica em história, artesanato, culinária artesanal típica e cultura. Seu povo é simples, hospitaleiro, trabalhador e muito acolhedor.
          Construções preservadas e típicas da arquitetura colonial e barroca mineira, em Santa Rita Durão o destaque arquitetônico é a Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, presente no nome do povoado desde sua origem. É um bem tombado pelo Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) desde 5 de novembro de 1945. (fotografia acima de Luciana Silva)
          Começou a ser construída em 28 de maio de 1729 pelo Sargento-mor Paulo Rodrigues, data que obteve a bênção sacerdotal para iniciar a construção. Sua construção segue o estilo Joanino, criado por Dom João V, com decoração e ornamentação setecentista da época. Sua estrutura é madeira, seus altares policromados, sete ao todo e forro em formado por arcos, sustentados por paredes ou pilares laterais, chamados de abóbada de berço.
          A pintura do forro da nave retrata o primeiro milagre de Nossa Senhora de Nazaré e símbolos religiosos e personagens bíblicos católicos. As pinturas são atribuídas a João Batista de Figueiredo, um dos mais importantes pintores da arte setecentista do século XVIII.
          Entre 1766 e 1794, a igreja, principalmente a capela-mor, passou por reformas de embelezamento feitos pelo artífice Domingos Francisco Teixeira, atendendo pedidos da Irmandade do Santíssimo Sacramento. Destaque na ornamentação interna, estão os altares do cruzeiro e altar-mor, preservados em sua originalidade, seguindo fielmente a rusticidade do estilo Joanino.
          Além disso, andar pelas ruas calmas e tranquilas de Santa Rita Durão é uma sensação de volta ao passado, é uma aula de história e mineiridade. Parar um pouco, prosear com os moradores, sentar num banco de praça ou de um antigo boteco, é sentir a alma mineira presente no lugar. (na foto acima da Luciana Silva, a bela paisagem da região)
Origem do nome
          O nome da Vila, Santa Rita Durão, homenageia um homem e não uma mulher. Frei José de Santa Rita Durão, popular Santa Rita Durão. O religioso da ordem dos Agostinianos nasceu em 1722 nos arredores da Freguesia do Inficionado, em Cata Preta, hoje Mariana MG e faleceu em 24 de janeiro de 1784 em Lisboa, Portugal.
          A vila passou a adotar o nome de Santa Rita Durão em homenagem ao ilustre personagem da história mineira e da Literatura Brasileira, frei Santa Rita Durão, além de religioso, era poeta, escritor e grande orador. Santa Rita Durão é autor de escritos, poemas e livros, entre eles um dos clássicos épicos língua portuguesa, o “Caramuru. Publicado em 1781, a obra é considerada a primeira a abordar assuntos indígenas no Brasil. Santa Rita Durão se inspirou no estilo de Luís de Camões para fazer a narrativa do seu poema. É uma das mais importantes obras do Arcadismo brasileiro.
          Assim é o distrito de Santa Rita Durão. Venha, conheça essa joia da história de Minas!

0 comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores