Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 10 de março de 2023

Duas cidades mineiras entre os melhores destinos do país

Por Arnaldo Silva) O site de turismo Melhores Destinos (melhoresdestinos.com.br), o maior site de promoções e conteúdos de viagens do Brasil, divulgou a lista dos 10 melhores destinos brasileiros, escolhidos pelos leitores da plataforma.
          Já na sua 4ª edição, cerca de 15 mil leitores do MD participaram da votação para escolher os 10 melhores destinos de viagens do Brasil, e também do exterior, em 2022. Foram 90 destinos brasileiros citados na pesquisa com voto de cada leitor da plataforma no seu destino preferido, baseado nos critérios de custo-benefício, atrações, receptividade/simpatia, gastronomia e segurança. (na foto acima de Giselle Oliveira, Diamantina MG e abaixo do Deocleciano Mundim, Tiradentes MG)
          Os vencedores recebem uma estatueta com os símbolos que representam os objetivos do site Melhores Destinos, simbolizado por uma lupa, um avião, o marcador de destinos e no centro, um viajante.
          Confira abaixo lista dos 10 dos melhores destinos brasileiros, eleitos pelo site Melhores Destinos:
1° - Chapada Diamantina (Bahia)
2° - Alter do Chão (Santarém/Pará)
3° - Diamantina (Minas Gerais)
4° - Lençóis Maranhense (Maranhão)
5 ° - Jalapão (Tocantins)
6° - João Pessoa (Paraíba)
7° - Península de Maraú (Bahia)
8° - Pomerode (Santa Catarina)
9° - Tiradentes (Minas Gerais)
10°- Urubici (Santa Catarina) 
Duas cidades mineiras na lista
          Entre os 10 melhores destinos eleitos pela plataforma, entre 90 indicados, duas cidades mineiras figuram entre as 10 tops: Diamantina e Tiradentes.
Diamantina
          Pela primeira vez, Diamantina figura na lista do MD e alcançou a terceira colocação.
          A cidade histórica do Vale do Jequitinhonha, distante 290 km de Belo Horizonte e com 48 mil habitantes, é Patrimônio da Humanidade reconhecido pela Unesco, em 1999. (foto acima da Elvira Nascimento)
          Famosa por ser a terra do Casal João Fernandes de Oliveira e a ex escrava Chica da Silva, Juscelino Kubitschek e das Vesperatas, Diamantina se destaca no turismo nacional por sua arquitetura colonial preservadíssima, suas tradições religiosas, folclóricas e culturais preservadas desde a época do Império, além de sua riqueza gastronômica.
          A arquitetura do antigo Arraial do Tejuco impressiona pela riqueza nos detalhes e a impressionante beleza natural da região, como o paredão da Serra dos Cristais, que emoldura a cidade, principalmente no fim da tarde, quando os raios solares tornam o paredão mais impactante em sua beleza. (na foto acima da Giselle Oliveira, vista parcial de Diamantina MG)
          Além da beleza da cidade, os arredores diamantinenses encantam turistas e visitantes como a Vila de Biribiri, Curralinho, distrito que já foi cenário de filmes e novelas, como a segunda versão da novela Global Irmãos Coragem, suas cachoeiras como a dos Cristais e do Sentinela, dentre outras tantas belezas.
          Em Diamantina, o turista simplesmente volta no tempo e se sente personagem do século XVIII. A cidade é a história vida do Brasil Colônia e Brasil Imperial. Não só isso, no auge do Ciclo do Ouro e Diamante, no século XVIII, o Arraial do Tejuco, hoje Diamantina, teve a maior lavra de diamantes do mundo. A riqueza dos diamantes permitiu construções coloniais suntuosas, ruas largas e igrejas que simplesmente impressionam pela riqueza dos detalhes, o dourado do ouro e o brilho reluzente dos diamantes em suas ornamentações. (na foto acima do Marcelo Melo, o paredão da Serra dos Cristais em Diamantina e abaixo de Elvira Nascimento, casario e Catedral Metropolitana da Paróquia de Santo Antônio da Sé)
          Por conta de seu acervo arquitetônico, cultural, religioso, histórico e preservação de suas tradições exatamente como nos tempos do Império, pela simpatia, carisma e hospitalidade de seu povo, Diamantina figura entre os 10 melhores destinos de turismo do Brasil.
          Nas notas por quesito, Diamantina obteve a média  8,688 sendo 8,0 no quesito Custo/benefício, 9,2 em atrações, 8,6 em Gastronomia, 9,1 em simpatia, 9,1 e segurança. 
Tiradentes
          Obviamente a pequena Tiradentes, com cerca de 8 mil habitantes e a 190 km distante da Capital e a 15 km de São João Del-Rei MG, nas Vertentes das Gerais, figura na lista. Foi surpresa zero.
          Um dos mais badalados destinos turísticos do Brasil, apontada em 2019 pela Revista Norte Americana de turismo “Departures” como a cidade mais bonita do Brasil se destaca no turismo nacional. Famosa em todo o país por seus festivais, arquitetura colonial preservadíssima e gastronomia. Tiradentes ficou no 9° lugar entre os 10 melhores destinos de viagens do site Melhores Destinos. (na foto acima do Nacip Gômez, Tiradentes MG)
          Um passeio pelas ruas, museus, igrejas e casarões de Tiradentes é voltar no tempo e se emocionar com a beleza e riqueza do Brasil Colonial, em destaque para a matriz de Santo Antônio, a mais rica em ouro de Minas Gerais e seu belíssimo órgão português, do século XVIII (na foto do Robson Gondim) e seu artesanato em madeira bruta, revelando o talento dos artesãos da cidade e região. Sem contar o passeio na famosa Maria Fumaça, os pratos típicos da culinária mineira e os finíssimos vinhos produzidos em Minas Gerais, no Brasil e no mundo, encontrados nas tabernas e restaurantes da cidade, além dos queijos, doces, quitandas e cervejas artesanais produzidos no município.
          A média de votação de Tiradentes avaliadas pelos leitores do MB foi de 8,554 sendo nos quesitos individuais 7,5 em custo/benefício, 8,5 em atrações, 8,7 em Gastronomia, 8,6 em Simpatia, 9,2 e Segurança 9,2.

0 comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores