Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 6 de maio de 2022

A região queijeira Mantiqueira de Minas

(Por Arnaldo Silva) A região queijeira Mantiqueira de Minas é formada pelos municípios de Aiuruoca, Alagoa, Baependi, Bocaina de Minas, Carvalhos, Itamonte, Liberdade, Itanhandu, Passa Quatro e Pouso Alto. São 10 cidades ao todo, identificadas e reconhecidas pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa-MG), como produtora de Queijo Minas Artesanal (QMA).
          A iguaria movimenta a economia dessas cidades, gerando emprego e renda, melhorando com isso a qualidade de vida das famílias produtoras e contribuindo para o desenvolvimento local. (fotografia acima de Maria Marquez Lino/@emporiodavaquinha, queijos da Mantiqueira)
          A região queijeira Mantiqueira de Minas foi reconhecida em junho de 2020, pelo Governo de Minas, através do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), ambas vinculadas à Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa-MG). (fotografia acima de Marcelo Arantes de queijo feito em Aiuruoca)
Características
          Os queijos feitos na região Mantiqueira de Minas, tem o modo de preparo diferente do tradicional Queijo Minas Artesanal das demais regiões. Na Mantiqueira de Minas, o leite é aquecido e ainda utilizam fermento na produção.
          Queijo de massa cremosa com olhaduras (furinhos), leve picância, textura firme e casca amarelo claro, é um queijo que agrada todos os paladares, por ser um de queijo versátil, principalmente quando usados em pratos especiais, como em massas (pizzas, sanduíches, macarronada, etc.), além de harmonizarem muito bem com café e principalmente com vinhos finos. (fotografia acima e abaixo de Marlon Arantes)
          Alguns queijos da região podem variar na coloração devido a maturação longa natural ou maturados no azeite, na fumaça de alecrim e eucalipto, no vinho, defumado e alguns recebendo resinas escuras ainda acréscimos de temperos e ervas.
          As características únicas e singulares dos queijos feitos na região Mantiqueira de Minas é formada por um conjunto de fatores como a altitude, o clima, a geologia, a qualidade da água, da pastagem, da flora bacteriana única da região.
          Outro fator importante é a tradição, passada por gerações, o que garante a preservação da originalidade do modo de preparo dos queijos feitos nessa região. (na foto acima, Queijo Inácio, de Alagoa MG)
Queijo Artesanal de Alagoa
          A tradição queijeira da região tem início com a chegada à Alagoa MG de Paschoal Poppa e sua esposa Luiza Altomare Poppa, de Parma, na Itália. O casal Poppa percebeu semelhanças do clima, pastagens, da fertilidade das terras e da qualidade da água. (na foto acima de Marlon Arantes, Alagoa MG)
          Tais semelhanças motivaram o casal a produzir, em Alagoa, um dos mais tradicionais queijos italianos, o parmesão, feito em Parma, cidade natal do casal de imigrantes.
          Mesmo com as semelhanças climáticas da Mantiqueira com a região de Parma, na Itália, semelhante não é o mesmo que igual. O queijo feito pelo casal de italianos em Alagoa MG, passaram a adquirir as características regionais próprias. Isso devido a flora bacteriana presente na região, não ser igual à encontrada em Parma. São as bactérias lácteas que dão cor, sabor, textura e característica de um queijo e cada região tem sua flora própria.
          Com o passar do tempo, o queijo feito pelo casal italiano se transformou em uma das mais importantes iguarias da região, presente na vida de centenas de famílias até os dias de hoje. (na foto acima, queijo Artesanal de Alagoa, feito pela Queijaria Sítio do Morro/Divulgação)
          Assim começou a tradição queijeira de Alagoa, tradição esta que se expandiu para as cidades da Mantiqueira, tornando hoje a cidade de Alagoa e a região Mantiqueira de Minas, uma região queijeira singular e única em Minas Gerais.
          O município de Alagoa, além de fazer parte da região Mantiqueira de Minas, produzindo os tradicionais queijos da Mantiqueira, é também reconhecia como produtora do “Queijo Artesanal de Alagoa”, um tipo de queijo somente feito em Alagoa. A marca carrega o nome da cidade e é sua principal identidade gastronômica.
          Além disso, o queijo de Alagoa é premiadíssimo, estando entre os melhores do mundo comprovadamente com as inúmeras medalhas de bronze, prata e ouro, conquistas em concursos nacionais e internacionais de queijos, como o Mondial Du Fromage, destaque para os queijos feitos pelo produtor Osvaldo Filho, da Queijos D´Alagoa MG (na foto acima/Arquivo pessoal), e na Fazenda Bela Vista, do produtor Renato. Duas queijarias medalhistas no último concurso mundial de queijos, realizado na França, sendo o queijo Premium da Fazenda Bela Vista, premiado com medalha de ouro duas vezes consecutivas (na foto abaixo, em azul, o casal de produtores Renato e Thaylane,da Fazenda Bela Vista).  
          Podemos dizer que é um queijo feito em Alagoa e Mantiqueira de Minas, tem a essência italiana, mas com corpo e alma mineira.

0 comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores