Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 20 de maio de 2022

A cidade de Cássia e o maior santuário de Santa Rita do mundo

(Por Arnaldo Silva) A cidade de Cássia, no Sudoeste de Minas, distante 392 km de Belo Horizonte, conta atualmente com cerca de 18 mil habitantes. Faz divisa com Ibiraci, Capetinga, Passos, Delfinópolis, Pratápolis e Itaú de Minas.
          O povoado que deu origem à cidade, foi formado em meados do século XIX, a partir de 1850, numa região de parada de tropeiros. Alguns foram ficando e com isso, um pequeno povoado foi se formando. Seus primeiros moradores devotavam Santa Rita de Cássia. Em honra à santa, edificaram uma pequena capela no povoado. (na foto acima de Carias Frascoli, o Santuário e abaixo do Nacip Gômez, a Praça da Matriz de Cássia)
          Em 2 de janeiro de 1866, o povoado foi elevado à distrito, subordinado a Dores do Aterrado, atual município de Ibiraci, com o nome de Jacuí. Em fevereiro1890, o distrito de Jacuí foi elevado à vila e à cidade emancipada nesse mesmo ano. A data oficial do aniversário do município sendo 22 de maio que é o dia e mês do falecimento de Santa Rita de Cássia, padroeira da cidade. Em 1919, a cidade passou a adotar o nome de Cássia.
O maior Santuário do mundo
          A fé e a devoção à santa italiana são tão fortes e marcantes na cidade, que toda a comunidade se uniu na construção do novo Santuário de Santa Rita de Cássia.
          Idealizado pelo empresário Paulo Flávio de Melo Carvalho, 73 anos, natural da cidade e devoto de Santa Rita de Cássia. Carvalho visitou a cidade de Cássia, na Itália, para conhecer e ter mais referências para seu projeto. A obra levou 4 anos para ser concluída e contou com apoio de mais de 100 empresas e da comunidade, além de ter gerado mais de 500 empregos diretos. O edifício foi doado pelo empresário à diocese de Guaxupé. (na foto acima de Douglas Arouca, o amanhecer em Cássia em Cássia MG e abaixo, de Felipe Brazão/@fbimagensaerea, o anoitecer, com o todo o complexo do santuário)
          Erguido numa área de 180 mil m², o santuário possui 100 mil m² só de edificação. Com isso, se torna o maior santuário dedicado à Santa Rita de Cássia no mundo.
          O imponente edifício tem capacidade para receber 5 mil fiéis sentados e 2 mil em pé e estacionamento para 200 ônibus e até mil carros. 
          Conta ainda com centro comercial, velário, sanitários, vestiários, fraldário, praça de alimentação, heliponto e uma réplica da casa, construída entre 1200 e 1300, onde viveu Santa Rita de Cássia. (foto acima e abaixo de Carias Frascoli)
          O novo santuário atrai dezenas de milhares de turistas e peregrinos à cidade todos os anos, impulsionando com isso o crescimento da cidade, principalmente no setor de turismo, hoteleiro e gastronômico. (fotografia acima de Carias Frascoli)
          É o maior santuário dedicado à Santa Rita de Cássia e o terceiro maior santuário do mundo. O maior é a Basílica de São Pedro, no Vaticano e o segundo é o santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. (fotografia acima e abaixo de Carias Frascoli)
          O Santuário de Santa Rita de Cássia é símbolo da fé do povo cassiense e concretização do sonho do empresário Paulo Flávio de Melo Carvalho, que acreditou em seu sonho. Com apoio da comunidade em geral, devoção e fé, o que começou num sonho, se tornou realidade, fortalecendo a cidade como dos mais importantes centros de peregrinação religiosa no Brasil.
Quem foi Santa Rita de Cássia
          Margherita Lotti, nome de batismo de Santa Rita de Cássia, foi uma freira agostiniana italiana. Nasceu em 1381 na cidade de Roccaporena, próxima à cidade de Cássia, na Itália, onde faleceu em em 22 de maio de 1457.
          Após ficar viúva, optou por seguir a vida religiosa, vocação que sentia ter desde criança, ingressando na Ordem dos Agostinianos. Sábia, amável, caridosa e fervorosa, suas orações curavam, tornando-a amada e sempre procurada pelos fiéis. Após sua morte, passou a ser venerada pelos milagres a ela atribuídos em vida e após sua morte. (fotografia acima e abaixo de Carias Frascoli, a réplica fiel da Casa de Santa Rita de Cássia, em Cássia MG)
          Margherita foi beatificada em 1627 e canonizada em 1900 pela Igreja Católica passando a ser Santa Rita de Cássia, em alusão à cidade em que viveu sua vida religiosa, na Itália.
A cidade mineira de Cássia hoje
          A cidade é tranquila, charmosa e dotada de uma boa estrutura urbana, com boas pousadas, hotéis, restaurantes, bom setor de prestação de serviços. Seu povo é hospitaleiro e acolhedor.
          Município com forte presença na agricultura regional, se destaca no cultivo de café e banana e também no turismo, já que a Cássia está na divisa com Delfinópolis, uma das cidades da Serra da Canastra. (na foto acima do Nacip Gômez, casario de Cássia e abaixo, a balsa sobre o Rio Grande entre Delfinópolis e Cássia)
          Além disso, suas belezas naturais se destacam como o Rio Grande, a charmosa balsa, paisagens naturais, córregos, nascentes e belíssimas cachoeiras como a Cachoeira da Paz, a Cachoeira da Gruta, a Cachoeira do Luquinha, a Cachoeira do Ouro, a Cachoeira do Itambé (na foto abaixo do Felipe Brazão/@fbimagensaerea), dentre outras belezas naturais.
          A área urbana conta com belos casarões, belas praças e igrejas, o Centro Memorial Antônio Teodora Grilo e agora, a igreja Matriz e agora, o Santuário de Santa Rita de Cássia, inaugurado em maio de 2022. (fotografia abaixo de Carias Frascoli)
          A cidade se movimenta nos dias festivos e religiosos, principalmente no dia de Santa Rita de Cássia, 22/05, padroeira da cidade.

0 comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores