Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

terça-feira, 10 de maio de 2022

A região queijeira do Serro

(Por Arnaldo Silva) Fundado em 1714, Serro é um dos mais antigos municípios de Minas Gerais e um dos berços da gastronomia mineira. Cidade de gente simples e acolhedora, preserva sua história, arquitetura colonial e tradição culinária, desde suas origens.
          O Serro conta com pouco mais de 21 mil habitantes, e está localizada ao centro-nordeste de Minas Gerais, na parte central da Serra do Espinhaço, a 325 km de Belo Horizonte. (na foto acima do Sérgio Mourão/@sergio.mourao, os queijos do Serro aos pés da escadaria para a Capela de Santa Rita)
          Sua principal iguaria, o Queijo do Serro, foi reconhecido em 2002 como Patrimônio Imaterial do Brasil, pelo Instituto Patrimônio Histórica e Artístico Nacional (IPHAN). Foi o primeiro queijo brasileiro a receber esse reconhecimento oficial. O queijo do Serro foi o primeiro Patrimônio Imaterial de Minas, reconhecido em 2008 pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA/MG).
Características
          É um tipo de queijo artesanal, que há mais de 300 anos tem características definidas. Embora seja um queijo Tipo Minas, não é propriamente Queijo Minas (frescal) e nem os queijos duros, curados.
          É um queijo diferente que recebe influência direta do clima serrano de altitude que varia de 885 até 2002 metros, acima do nível do mar, o tipo de solo úmido e calcário, que favorece o desenvolvimento de pastagens e água de qualidade, além de sua flora bacteriana láctea e fungos únicos, boa parte, somente encontrados nessa região. Esses são os segredos que dão característica, cor, sabor e textura ao queijo do Serro. (na foto acima enviada pelo produtor de queijos Túlio Madueira, do Serro MG, o tradicional Gado Gir)
          Cada peça pesa entre 700 a 1 kg, 13 a 15 cm de diâmetro e 4 a 6 cm de altura. Seu sabor é leve e ligeiramente ácido. Sua massa é compacta e semidura, fina, sem trincas e de coloração amarelo-claro. (na foto acima de Rodrigo Leal, queijos do Serro feitos em Rio Vermelho MG e abaixo, de queijos em maturação do produtor Túlio Madureira, criador da grife do queijo "Trem-ruá", em Serro MG)
          Com o tempo de cura, sua crosta tende a ficar mais fina, levemente amarelada e dependendo do tempo da maturação, apresenta formação de mofos brancos.
          Queijo e Serro, Serro e queijo são sinônimos de tradição. O queijo e a cidade do Serro, são orgulhos do povo serrano, da região e de Minas Gerais.
Receita e harmonização
          Feito a base de leite cru e totalmente artesanal, a receita preservada há mais de 300 anos, foi trazida pelos portugueses, no início do século XVIII, com a receita original adaptada às características serranas, desde essa época. Comparando-se com o queijo da Serra da Estrela, o queijo do Serro se difere por ser mais úmido e ácido, além da flora bacteriana láctea e fungos, em sua maioria somente encontradas nessa região.
          Das queijarias do Serro saem um queijo fino, especial e único que harmoniza perfeitamente com goiabada, marmelada, doce de leite, café, cachaça e vinhos finos. (na foto acima da Nilza Leonel, o Queijo Turvo Grande, do produtor Deodelino, do Serro MG)
          Além disso, em Serro e região são produzidos outros tipos de queijos como o Queijo Prato, a Mozzarella, o Requeijão Moreno e Ricota. E por ser a região um dos berços da culinária mineira, os pratos tradicionais mineiros, bem como quitandas e doces, fazem parte da cultura e história gastronômica serrana.
A Região Queijeira
          O queijo do Serro, com as mesmas características, textura, sabor e modo de preparo, é feito em Alvorada de Minas, Conceição do Mato Dentro, Dom Joaquim, Materlândia, Paulistas, Rio Vermelho (na foto acima de Rodrigo Leal), Sabinópolis, Santo Antônio do Itambé, Serra Azul de Minas e Coluna. Essas 10 cidades, juntamente com o Serro, formam a Região Queijeira do Serro, reconhecida pela Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária/Seapa/MG, através de seus órgãos Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) e Empresa Mineira de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/MG).
          Os queijos produzidos nessas11 cidades são reconhecidos como Queijo do Serro. São cidades de tradição, com uma rica e preservada arquitetura colonial, além de preservarem suas identidades gastronômicas. (na foto acima da Nilza Leonel, o Queijo do Serro feito em Materlândia MG)
          Os queijos do Serro produzidos nessa região, vem com o selo da tradição, da cultura e qualidade da arte tricentenária de fazer queijos do povo serrano.
          É um dos melhores queijos do mundo, premiado em todo o Brasil e em vários concurso mundiais de queijos, entre eles, o Mondial Du Fromage, a copa do mundo dos queijos, competição bienal realizada em Paris/França. (na foto acima, premiações internacionais dos queijos do Serro feitos pelo produtor Túlio Madureira)

0 comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores