Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

domingo, 24 de janeiro de 2021

Os benefícios do pequi para a saúde

(Por Arnaldo Silva) Faz bem para o fígado, ajuda a fortalecer a imunidade, protege o cérebro, facilita o trânsito intestinal. Esses são alguns dos benefícios do pequi.
          Muito utilizado na culinária do Norte de Minas, Nordeste e Centro Oeste do Brasil, o pequi é a principal fruta do Cerrado, segundo maior bioma do Brasil com 1,5 milhão de km² abrangendo 57% do território mineiro, os estados do Brasil Central (Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal), além de ocupar parte de São Paulo, Paraná, Tocantins, Bahia, Maranhão e Piauí. (na fotografia acima de Lourdinha Vieira em Bom Despacho MG)
          O pequizeiro é uma árvore frutífera e oleaginosa, de médio porte, podendo chegar até 12 metros e é uma das espécies mais ameaçadas no Cerrado devido a queimadas, desmatamentos e uso de sua madeira na construção civil, complicando mais ainda o tempo de reposição da planta, que tem um crescimento lento e reprodução mais demorada. (na foto acima do Ernani Calazans em Francisco Badaró/MG, a polpa, os espinhos e a castanha do pequi)
          São poucas as sementes que germinam e mesmo assim o tempo de germinação é longo, em média 12 meses. Por isso que se faz necessário preservar a espécie. (na foto abaixo, do Wilson Fortunato em Bom Despacho MG, o pequizeiro)
O fruto do pequizeiro e seus espinhos
          O fruto do pequi é fica envolto a uma casca de cor verde escura. Em seu interior, ficam os frutos, que podem ser de 4 até 10 frutos. Tem a coloração amarela, um cheiro bastante forte e inconfundível.
Dentro do caroço há uma castanha protegida por espinhos. Ao comer pequi, deve-se tomar muito cuidado com esses espinhos.
          Esses espinhos ajudam na preservação da espécie evitando a presença de roedores como os ratos do campo, antas, capivaras. Se o fruto não tivesse essa proteção de espinhos, raramente veríamos os frutos do pequizeiro e sua germinação se tornaria mais difícil ainda.
Benefícios da polpa do pequi
           O fruto do pequizeiro (foto acima de Edson Borges) é formado pela polpa que o envolve e o caroço, que é a castanha. É um dos mais ricos alimentos dos povos do Cerrado, já que a fruta é rica em vitaminas A, C e E, betacaroteno, fibras, potássio e gorduras saudáveis e tem propriedades cicatrizantes, digestivas e anti-inflamatórias. 
          Ajuda a elevara imunidade, a melhorar a visão, a pele, a saúde capilar, contribui bastante para a redução do colesterol ruim, combate o envelhecimento precoce, além de ser importante para diminuir os radicais livres.
A castanha e o uso medicinal do pequi
           A castanha (foto acima de Manoel Freitas), se extrai óleo, que é rico em vitaminas A e E e ajuda no tratamento de doenças respiratórias. Este óleo substitui o óleo comum, usado na cozinha, como o óleo de soja, no preparo de comidas. 
          O óleo do pequi é usado também na indústria de cosméticos como xampus, cremes hidratantes para a pele e sabonetes.
          As cascas do fruto do pequi são usadas na medicina popular em forma de chá por conter propriedades febrífuga e suas folhas são usadas para limpar e desintoxicar o fígado.
          A castanha também pode ser consumida in natura, mas para isso tem que ter uma técnica para retirá-la, já que, como foi dito, ela é toda envolta em espinhos. O correto seria secar ao sol as sementes por uns 3 dias e torrá-la. Assim vai retirando a polpa até conseguir a castanha. Devido a essas dificuldades para retirá-la, a castanha do pequi é pouco consumida, mesmo sendo rica em nutrientes.
Como consumir o pequi
          O povo do Cerrado sabe que pequi não se mastiga, se rói, justamente para evitar os espinhos. Nada de morder o pequi. Tem que roer levemente sua polpa.
          O pequi pode ser consumido in natura, em doces, compotas, geleias, licores, em forma óleo, farinha e também no preparo de pratos salgados com arroz, carne ou frango. (foto acima de Edson Borges em Felício dos Santos MG e abaixo de Arnaldo Silva)
          Outro detalhe que chama a atenção nos pequizeiros são suas flores. São belíssimas, delicadas, leves, brancas e atraem polinizadoras.

0 comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores