Arquivo do blog

Tecnologia do Blogger.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Contagem, a Matriz de São Gonçalo e os Arturos

(Por Arnaldo Silva) Contagem é uma das maiores cidades de Minas Gerais, com cerca de 700 mil habitantes, sendo a terceira cidade mais populosa de Minas. Está situada numa região de alto desenvolvimento industrial, sendo a própria cidade, uma das cidades mais industrializadas do país, contando com indústrias de segmentos diversos, com parte estando em seus seis distritos industriais: Cidade Industrial, Jardim Industrial, Polo Moveleiro da Ressaca, Cinquinho, Cinco e Cincão. É uma das maiores geradoras de empregos e renda em Minas Gerais. (na foto abaixo, de Thelmo Lins, escadarias da Matriz de São Gonçalo do Amarante)
          Conta com uma intensa malha ferroviária para transporte de cargas, através da antiga Estrada de Ferro Oeste de Minas, a Linha Garças a Belo Horizonte, ferrovia com acesso a Belo Horizonte, Divinópolis e Iguatama. Sem contar a sua intensa malha viária, com acesso fácil e rápido para a BR-262, BR-381 e BR-040, além de estar ligada à Belo Horizonte pela Avenida Amazonas e Via expressa. Do Centro de Contagem, ao Centro de Belo Horizonte, são apenas 21 km. O município faz divisa ainda com Esmeraldas, Ibirité, Betim e Ribeirão das Neves. 
          Contagem tem suas raízes nos tempos do Brasil Colônia, quando a Coroa Portuguesa criou ações para fiscalizar o movimento de pessoas, mercadores de escravos, mercadorias, cargas e tropas, através dos “Postos de Registros”. Tudo teria que ser fiscalizado com rigor e as mercadorias, contada uma a uma, principalmente gado e escravos. Esse rigor na fiscalização sobre a circulação de mercadorias, era para aumentar a arrecadação de impostos. (na foto acima de Arnaldo Silva, divisa entre Belo Horizonte e Contagem, no bairro Califórnia, próximo ao Metrô Eldorado)
          Um desses postos foi criado, em 1716, no início do século XVII, numa região conhecida como, Abóboras, onde hoje está a parte central da cidade. Os fiscais da Coroa Portuguesa ficavam o tempo todo contando o gado, os escravos e as mercadorias. Com o tempo, o lugar passou a se chamar Contagem das Abóboras, em referência ao ato de contar dos fiscais e do nome do lugar.
          Enquanto as cargas eram contadas e fiscalizadas, os tropeiros e mercadores, aproveitavam para descansar, pernoitar e se alimentar no local, já que as viagens pelo sertão eram bem longas. Com isso, algumas famílias se instalaram em torno do posto e começaram a oferecer comidas, bebidas e lugar para pernoites. Com isso, aos poucos, foi-se formando um pequeno povoado, que cresceu, devido ao grande fluxo de mercadores e tropas. Pouco tempo depois, por volta de 1725, era erguida uma pequena capela no povoado, dedicada a São Gonçalo, considerado o Santo protetor dos viajantes, passando o povoado a se chamar, São Gonçalo de Contagem das Abóboras.
          O Arraial cresceu rápido, foi elevado à vila, distrito e por fim, cidade emancipada em 30 de agosto de 1911, com o nome de Contagem. 
          Contagem, desde sua origem, no final do século XVII, se caracterizava pelo seu desenvolvimento. De seu passado nos tempos do Brasil Colônia, pouco restou, ficando como marcos de sua história antiga, a Igreja de São Gonçalo, construída em 1825, no século XVIII, substituindo a pequena capela erguida no início século XVII e algumas casas em estilo colonial e barroco, presentes no Centro, nas proximidades da Matriz de São Gonçalo. (na foto acima e abaixo de Thelmo Lins)
          A Matriz é um dos mais belos exemplares da arquitetura colonial mineira, mesmo tendo sofrido modificações em sua arquitetura original, nos séculos XIX e XIX, se mantém como uma das principais identidades da religiosidade dos contagenses. 
          Em seu altar, estão as imagens do padroeiro São Gonçalo do Amarante e da padroeira, Nossa Senhora das Dores, sendo que, desde 1806, durantes os festejos da Semana Santa, os contagenses celebram, o jubileu de Nossa Senhora das Dores, uma das mais antigas e tradicionais festas religiosas de Minas Gerais.
A Comunidade dos Arturos
          Contagem, desde seus tempos antigos, preserva suas tradições religiosas e folclóricas, com destaque para a Comunidade formada por descendentes de escravos, os Arturos. A história e origem da comunidade começa no final do século XIX, tendo sido formada numa área de 6.500 hectares, chamada de Domingos Pereira, hoje próximo ao Centro de Contagem, no bairro Jardim Vera Cruz.
          Tem esse nome porque são descendentes de Artur Camilo Silvério, filho de Camilo Silvério da Silva, trazido ao Brasil, num navio negreiro, vindo de Angola, em meados do século XIX. Desembarcando no Rio de Janeiro, foi enviado para trabalhar na exploração de minas e cultivo de lavouras, em Minas Gerais, passando a viver num povoado chamado de Mata do Macuco, em Santa Quitéria, hoje, Esmeraldas MG.
          Camilo casou-se com Felismiba Rita Cândida e teve 6 filhos, entre eles, Artur Camilo Silvério, nascido em 1885, quando vigorava a Lei do Ventre Livre. Artur, foi entre seus irmãos, o que mais prosperou. Casou-se com Carmelinda Maria da Silva, passando a viver com a esposa em terras que adquiriu, na localidade de Domingos Pereira, atualmente, bairro Vera Cruz, próximo ao Centro de Contagem.
          O casal teve 10 filhos que viveram e cresceram na propriedade, formando famílias, construindo assim uma comunidade com seus descendentes, formada atualmente por cerca de 90 famílias, estando hoje na quarta geração. São cerca de 600 pessoas vivendo em família, na comunidade, considerada uma das mais autênticas e originais do Brasil.
          Os Arturos se preocupam em preservar a pureza de suas raízes e tradições religiosas, divulgando-as através da percussão, dança afro e teatro, a vida e história dos negros, além de preservar, em sua originalidade, suas festas populares e datas significativas para a comunidade.
          A tradição, fé, religiosidade e cultura da comunidade dos Arturos, estão presentes nas Congadas de Nossa Senhora do Rosário, em outubro, na Festa da Capina, conhecida também por “João do Mato”, que acontece em dezembro, na Folia de Reis, em janeiro, o Batuque e na Festa da Abolição da Escravatura, em 13 de maio.
          A Comunidade dos Arturos, sua autenticidade e originalidade são tão importantes para Contagem e Minas Gerais, que em 2014, o Conselho Estadual de Patrimônio (Conep), em votação unânime, reconheceu a Comunidade como bem cultural de natureza imaterial, tornando assim, Patrimônio Cultural Imaterial de Minas Gerais.
Outros atrativos de Contagem
Shoppings e Feiras
          Além do Centro Histórico, da Comunidade dos Arturos e da Matriz de São Gonçalo do Amarante, Contagem conta shoppings centgers de grande movimentação como os shoppings Itaú Power Shopping, o Big Shopping, Shopping Contagem. Conta ainda com a Feira de Arte e Artesanato do bairro Amazonas, existente desde a década de 1980, na Avenida Juscelino Kubitschek, além da Feira de Arte e Artesanato do bairro Eldorado, nas manhãs de sábado, na Avenida João César de Oliveira.  (na foto acima de Arnaldo Silva, das torres da antiga fábrica de cimento Itaú. No local funciona hoje o Itaú Power Shopping)
Barragem Várzea das Flores
         Como atrativos naturais, no município encontra-se a Barragem Várzea das Flores, na divisa com Betim, construída em 1972, para garantir o abastecimento de água na região. É muito procurada para atividades de lazer e esportes aquáticos na região. 
Parque Municipal Gentil Diniz
          Outro atrativo natural, é o Parque Municipal Gentil Diniz, na área central da cidade. É um dos atrativos da cidade, com destaque para sua área verde, com matas de Cerrado e remanescente de Mata Atlântica, numa área total de 30.000 m². Neste parque, tem ainda um casarão do século XIX, árvores frutíferas, pequenos animais, um anfiteatro, um pequeno trecho de uma estrada feita por escravos, no século XVIII, uma horta com plantas medicinais e duas nascentes. 
A Casa dos Cacos
Tem ainda a Casa dos Cacos, construída entre 1963 a 1989 por Carlos Luís de Almeida, professor de Geografia. A casa é toda revestida, inclusive o mobiliário e adereços, com cacos de louça e vidros coloridos, pacientemente trabalhados, durante décadas. É única nesse estilo no Brasil.
          Por ser uma cidade grande e desenvolvida, Contagem conta com dezenas de praças, áreas para esportes, clubes recreativos, bares e restaurantes sofisticados, com ótima gastronomia e uma agitada vida noturna.

0 comentários:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Facebook

Postagens populares

Seguidores